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quarta-feira, 12 de maio de 2021

Geografia - Professora Tânia -7 A,B e C

 Titulo: Regionalizações do Território Brasileiro e o Estado de São Paulo

Currículo em Ação Vol.1 pags. 200 e 201

Atividades abaixo:

Responder as seguintes perguntas:

  a) Liste as principais fases da história do Estado de São Paulo

 b) Quais foram as bases da economia do Estado de São Paulo no período descrito? 

c) Quais foram as principais transformações que ocorreram no território paulista ao longo do tempo? 

d) Pesquise sobre o seu município em sites e/ou outros materiais disponíveis. Verifique quando ele foi criado e se algum dos aspectos descritos nos textos 7 e 8 impactaram a sua formação.

Segue os textos


  Texto 7 Na região Sudeste a primeira vila brasileira, São Vicente, localizada no Estado de São Paulo, foi criada em 1532. Segundo o IBGE, a pequena povoação se organizou e começou a ser reconhecida na Europa como ponto de parada para reabastecimento e tráfico de indígenas escravizados. Tanto isso é verdade que o porto que aqui existia já constava em um mapa feito em 1501 e trazido por Américo Vespúcio na expedição de Gaspar de Lemos, de 1502, e batizou o local como São Vicente.


Texto 8 No início, São Paulo vivia da agricultura de subsistência, da tentativa de implantação em escala da lavoura de cana-de-açúcar e com o sonho da descoberta do ouro e dos metais preciosos. Começaram as viagens ao interior do país, as “bandeiras”, expedições organizadas para aprisionar indígenas e procurar pedras e metais preciosos nos sertões distantes. A virada na economia aconteceu na passagem do século XVIII para o XIX, quando as plantações de café substituíram as de cana-deaçúcar para ocupar o primeiro plano na economia nacional, especialmente depois da Independência do Brasil, em 1822. São Paulo destacou-se no cenário nacional. A expansão da cultura do café exigiu a multiplicação das estradas de ferro. Foi um período de grandes transformações, marcado pela crise do sistema escravocrata, que levaria à Abolição em 1888 e que daria lugar, entre outros fatos, à chegada em massa de imigrantes. O Estado prosperou e a capital da província passou por uma revolução urbanística e cultural. A chegada de milhares de imigrantes permitiu a ocupação do interior. Criaram-se as condições para pequenas fábricas darem início à industrialização e novas estradas foram construídas. A ferrovia puxou a expansão da cafeicultura, atraiu imigrantes e permitiu a colonização de novas áreas. A industrialização avançava, criava novos contornos urbanos. Mais próspero do que nunca, São Paulo via surgir a cada dia uma novidade diferente: a eletricidade, os primeiros carros; o crescimento das linhas de bondes elétricos e de grandes obras urbanas. Tudo se multiplicava e diversas vilas passaram a conviver com o apito das fábricas e com uma nova classe operária. Nesta época os trilhos das ferrovias paulistas chegavam às proximidades do rio Paraná, e a colonização ocupava mais de um terço do Estado. As cidades se multiplicavam. Socialmente, o Estado foi profundamente marcado pelas diferentes culturas trazidas de mais de 60 países. No plano econômico, o café superou a crise do início da década de 1930, favorecendo a recuperação de São Paulo. Outro grande salto foi dado com a chegada da indústria automobilística em São Paulo, carro-chefe da economia nacional a partir da década de 1950. O Estado paulista se transformou no maior parque industrial do país, posição que continuou a manter, apesar das transformações econômicas e políticas vividas pelo Brasil 


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