EDUCAÇÃO FÍSICA –7° anos A – B
PROFESSORAS: Maria José
HABILIDADE – EF07EF11
Olá turma,vamos trabalhar
com o tema – DANÇA.
- Responda a essa pergunta
antes de continuar a leitura:
1)
Quando você ouve a palavra “dança”, o que lhe vêm primeiro à cabeça?
Muitas são as respostas,
desde diversos estilos, até elementos presentes em qualquer dança como o corpo
em movimento, música.
Rudolf Laban (1879 – 1958)
foi dançarino, coreógrafo, considerado o maior teórico da dança no século XX.
Vale a pena pesquisar para conhecer mais sobre o método dele. Vamos ver agora algumas de suas ideias:
Todos os seres humanos têm:
- Uma forma de lidar com o Espaço.
- Um ritmo ao falar ou se
movimentar – o Tempo,
- Uma intensidade ao se mexer ou pegar nas
coisas ou nas pessoas – o Peso.
- Uma
maneira mais contida e/ou livre de expressar este Espaço, Peso e Tempo, que é o
fator Fluência.
Laban afirma que o estudo
das dinâmicas e das qualidades dos movimentos faz com que o indivíduo
interiorize essas qualidades, tornando-as orgânicas, e a partir daí possa
escolher com mais propriedade movimentos adequados e econômicos para expressar
e conseguir suas intenções.
OS QUATRO FATORES DO
MOVIMENTO:
1)
ESPAÇO: o local / área; espaço pessoal e o
que você pode usar.
2)
TEMPO: é a velocidade do movimento corporal;
ritmo e duração / contrastes.
3)
PESO: refere-se à Intensidade (forte / fraco;
leve/pesado)
4)
FLUÊNCIA: Harmonia; ligação entre um
movimento e outro.
Estes
elementos não se referem apenas à Dança, são parte de nossa vida diária; temos
um corpo que se move no espaço para satisfazer uma necessidade ou desejo;
trabalhar; divertir-se; comunicar, etc.
Cada
um de nós possui um modo “habitual” de mover-se e expressar-se, como por
exemplo: andar, comer, falar e realizar tarefas motoras com rapidez ou lentidão
(Tempo). Andar, falar, expressar-se com mais ou menos intensidade, desde leve e
sutil até o pesado e forte (Peso); usar o espaço com amplidão, restrição ou ser
capaz de adequar-se sem invadir o espaço alheio (Espaço); e finalmente a
harmonia entre todos estes elementos, equilibrando o “caos”: flexibilidade,
criatividade com ordem, rigidez (Fluência).
Deve
ser lembrado que não há melhor ou pior, mas sim o adequado a cada ambiente e
situação.
Tarefa 1:
Observe
sua forma habitual de se mover e expressar no mundo (como andar, comer, falar,
tomar banho, sentar, se expressar em uma roda de conversa, etc. e dê uma nota
para si mesmo, graduando de 0 – 5 de acordo com o fator de movimento:
Espaço: 0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5
0- Uso
o espaço de forma restrita, me sento na beirada da cadeira, desenho em um
cantinho da folha, não expresso minha opinião mesmo quando tenho oportunidade,
contenho meus movimentos não usando toda amplitude do meu espaço pessoal.
1 - 2 – 3 – 4 são gradações até o 5
5 – ocupo mais espaço que o necessário,
inclusive invadindo o dos outros; ocupo “todo o sofá” ao me
sentar; quando falo não dou oportunidade a ninguém mais, não sei ouvir;
Tempo:
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5
0 – sou extremamente lento em tudo o que
faço, falo devagar, ando lentamente, sou o último a terminar a refeição,
demoro” horas” no banho, etc.
1 – 2 – 3 – 4 são gradações até o 5
5 – sou muito rápido, ando, falo, tomo banho,
como, escrevo em “alta” velocidade.
Peso:
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5
0 – sou leve e sutil em tudo: para falar,
mover-me, mastigar, tocar, etc.
1 – 2 – 3 -4 – são gradações até o 5.
5 - Sou “pesada” nos movimentos e palavras,
falo alto, toco com intensidade pessoas e objetos.
Fluência:
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5
0 – Me sinto muito livre; sou flexível nos
movimentos e opiniões; 0 “caos” não me assusta; não sou organizada; tendo a
iniciar e não finalizar tarefas.
1 – 2 -3 – 4 são gradações até o 5
5 – Sou muito organizada; tendo à rigidez no
corpo e pontos de vista; para mim é muito difícil não seguir o planejado ou
improvisar.
Tarefa
2:
Observe como é seu modo habitual de
ser...está mais próximo do “0” ou do “5”?
Procure, conscientemente prestar atenção em
um dos fatores de movimento (Espaço, Tempo, Peso, Fluência) e mude
intencionalmente seu modo costumeiro de agir por alguns minutos.
Por exemplo: se você anda e fala rápido,
experimente ser mais lento; se é desorganizado experimente se organizar, etc.
Observe também, sem julgar, como as pessoas
do seu convívio usam estes fatores.
Relate sua experiência.
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