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segunda-feira, 19 de abril de 2021

Prof Márcia Língua Portuguesa e Literatura - 1MA e 1MB

 Olá, 

Espero que estejam todos bem, vamos fazer uma revisão ortográfica pra ver se vocês relembrem o que aprenderam sobre ortografia, para fazer os exercícios abaixo, pesquisem antes de responder. Procurem deixar as atividades em dia. Qualquer dúvida estou à disposição, entrem em contato comigo pelo whattsapp, estou nos grupos do 1A e 1B. 


Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura

Classes: 1MA, 1 MB  (EJA)

Data: 19.04 a 30.04 1º bimestre

 

Objetivo da aula: Revisão ortográfica

 

Habilidade da aula: Utilizar, ao produzir diferente gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

 

Conteúdo da aula:  Exercícios de revisão

 

Data da entrega: 30.04.2021

 

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com ou através do whattsapp    

  


EXERCÍCIOS


1-Qual das palavras abaixo a letra “S” não tem som de “Z”:

 

a) sensual

b) desastrada

c) desejos

d) misterioso

e) hesitar

 

 

2- Qual das palavras a seguir está escrita com a ortografia errada:

 

a) preferências

b) extremamente

c) intenço

d) desastrada

e) inexperiência

 

3- Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:

 

- Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.

 

- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____.

 

- Devemos praticar o bem e evitar o ____.

 

- Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.

 

a) mal, mau, mau, mau;

b) mau, mal, mal, mal;

c) mau, mau, mal, mal;

d) mal, mau, mal, mau;

e) mal, mal, mau, mau.

 

 

4- A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:

 

a) Não revelou o motivo porque não foi ao trabalho.

b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.

c) Eis o porque da minha viagem.

d) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

e) Ele não veio por que estava doente.

 

Obs.:PORQUÊ COM ACENTO GERALMENTE VEM ANTECEDIDO POR UM ARTIGO (o,a,os,as,um,uma, uns, umas)

 

5- Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa correta:




a) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.

b) A palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.

c) A palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”

d) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.

e) A palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.

 

 

6- Sobre a escrita do texto abaixo, compreende-se que:


a) A palavra “mais” indica uma oposição ao que foi dito antes.

b) A palavra “mais” deveria ser escrita “mas”.

c) A palavra “mais” é uma conjunção.

d) A palavra “mais” foi usada sem intenção nenhuma pelo criador do título.

e) O título “mais você” sugere um programa voltado mais para questões simples do dia a dia das pessoas.

 

7- Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:

 

a) pran__a / en__er / __adrez.

b) fei__e / pi__ar / bre__a.

c) me__erico / en__ame / bru__a.

d) __utar / frou__o / mo__ila.

e) fle__a / en__arcar / li__ar.



8- (ENEM/2016)
Como escrever na internet

 

Regra 1 – Fale, não GRITE!

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Regra 2 – Sorria  pisque  chore &-( …

Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às suas conversas on-line.

Disponível em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.

 

O texto traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações eletrônicas, especialmente em e-mails chats. Essas regras revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos usuários da internet.

 

A)representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de difícil compreensão.

B)refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação facilitadores da convivência na internet.

C) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão da língua portuguesa.

D) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes possam se comunicar na web.

 

 

9- Há erros de grafia na frase:

 

a)   Jornadas de trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.

b)   A extinção de postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de reivindicação de direitos da classe trabalhadora.

c)   Para bem avaliar o impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.

d)   A expansão da demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.

e)   Condições adverças de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de queixas de assalariados.

 

10- A frase em que há ERROS de ortografia é:

 

a)   Acostumados a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em discussão também o problema do número de vagas.

b)   Não há jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se pode ver facilmente através delas.

c)   A afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem falou.

d)   O assessor de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente os queixosos.

e)   Nem sempre o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.

11-



Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque:

 

 a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.

 b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.

 c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.

 d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.

 e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.

 


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