Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: Nely |
Disciplina: Português |
Classes: 7 A |
Data: 07/04/2021 |
Objetivo da aula: - Ler contos populares para ampliação do repertório. - Relacionar o conto tradicional brasileiro ao contexto de produção, considerando o espaço, o cenário, a época, os objetos e as personagens. |
|
Habilidade da aula: Leitura e interpretação de textos da tradição oral |
|
Conteúdo da aula: Narrativas: Contos da tradição oral e Elementos da narrativa |
|
Fonte : Apostila Aprender Sempre |
|
Roteiro da atividade: Olá, pessoal! Bom dia! Espero encontrá-los bem! Recebi cartazes lindos!! Parabenizo a todos que fizeram! Aula 1 - pág. 17: Hoje, vamos falar de contos. Não é legal ler ou ouvir uma daquelas histórias empolgantes que já eram contadas há muito tempo?! Em nosso país, há uma infinidade dessas histórias. Elas circulam por aí, e você deve conhecer algumas delas. Elas foram preservadas, porque eram contadas. Estas histórias, inicialmente, não eram escritas. Por causa disso, um mesmo conto pode ter várias versões. E é assim: contando e recontando, mantemos essas histórias cheias de encantamento. Elas enriquecem a nossa cultura popular brasileira. Vejam (pág. 17) alguns exemplos de contos populares conhecidos. Marquem na lista os que vocês conhecem e os que vocês não conhecem. Não tem problema se conhecem pouquíssimos. Nesta semana, vamos ter a chance de conhecermos mais. O primeiro conto é: A ONÇA E O BODE (pág. 18). Peço que leiam e se divirtam! Há muitas palavras neste conto que vocês não conhecem, mas mesmo assim vocês entenderão o conto, por causa do contexto. Após a leitura, preencham o quadro da pág. 19 exatamente para trabalhar o significado das palavras. Coloquem o significado como vocês entenderam, de acordo com a leitura do texto. E depois procurem o significado dessas palavras no dicionário. Respondam as questões da Aula 2, pág. 20: a, b, c, d. O conto popular é um texto narrativo. Falamos que ele é da tradição oral, porque ele foi muito mais contado do que lido. RELEMBRANDO: Os elementos da narrativa são: - O tempo: Quando aconteceram os acontecimentos da história? - O cenário: É o ambiente. Onde se deram os fatos? - O Narrador: Quem conta a história? Quem conta a história participa dela ou apenas conta? - O Enredo: Quais são os acontecimentos da história? - As Personagens: São os participantes da história. (Obs.: É uma revisão. Mas peço que copiem no caderno os 5 elementos da narrativa acima. Ok?) Preencham o quadro da pág. 21, anotando os elementos da narrativa do conto "A onça e o bode". Respondam a questão 2 (a, b) da pág. 22. Leiam agora o outro conto: MELANCIA E COCO MOLE (pág. 23). Após a leitura, coloquem no quadro da pág. 24 apenas as palavras que não conseguiram entender o sentido, aquelas que vocês não conseguiram entender o sentido nem pelo contexto. Então, procurem o significado delas no dicionário. Respondam as questões 2, 3, 4 e 5 (págs. 24, 24 e 26. ATENÇÃO: Na próxima postagem, pedirei uma produção de texto, que será uma reescrita. Para fazer a reescrita, será necessário fazer uma PESQUISA. PESQUISA: Em livros ou na internet, encontrem contos tradicionais brasileiros. Escolham alguns e façam a leitura. (Na próxima postagem, explicarei o que é para fazer. Primeiro, tem que ler os contos que vocês escolherão). Pessoal, Fiquem protegidos! Enviem-me a atividade (fotos das páginas da apostila) pelo e-mail descrito abaixo. Por favor, façam letra legível. Caso contrário, não consigo ler. Bjs |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: |
|
Data da entrega: 14/04 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário