EE
Rodrigues Alves |
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Professor: RENATO SAIFI |
Disciplina: SOCIOLOGIA |
Classes: 1º ANO A, B, C |
Data: ABRIL 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o
pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências)
como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e
conhecer os processos sociais de: VINCULO SOCIAL E TRABALHO. |
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Habilidade da
aula: -Identificar
o que é o processo de socialização e seus mecanismos -Pensar os
Conceitos da Sociologia e Etapas da Sociologia -
Desenvolver a comparação e observação crítica |
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Conteúdo da aula: O processo de
socialização Sociedade e modo de produção Sociedade e as classes sociais Sociedades simples e complexas Conflito e Luta de Classe |
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Roteiro da atividade: Ler
o texto “KARL
MARX E A SOCIOLOGIA”, e responder as perguntas do exercício. _____________________________________________________ KARL MARX E A SOCIOLOGIA 1 VIDA
E OBRA Karl Heinrich Marx
nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier cidade situada na fronteira da Prússia
Renana com a França. Marx foi um dos
principais pensadores do século XIX, ele foi fundador do socialismo
científico e grande ativista a favor da revolução proletária, apesar de não
ser um sociólogo de profissão, suas teorias despertaram a consciência de uma
sociologia crítica. Uma das principais
características do pensamento de Marx é a Práxis, isto é, não foi um
teórico de gabinete ele aliava teoria e prática, participando dos movimentos
sociais e revolucionários. Era um pensador de tendência ideológica transformadora, pretendia transformar a
sociedade capitalista em uma sociedade comunista através da revolução
socialista proletária. Entre suas principais obras podemos destacar: A
Sagrada Família (1845), A Ideologia Alemã (1845-1846), Miséria da Filosofia,
Manifesto do partido comunista, As lutas de classe na França (1850/59), o 18
Brumário de Luis Bonaparte (1852/55), Crítica da economia política (1859) e O
capital. 2 NFRAESTRUTURA (BASE) E SUPERESTRUTURA Marx considerava que não se pode pensar a relação individuo e
sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se
apoiam. Para ele, as condições materiais de toda sociedade condicionam as
demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de,
inicialmente transformar a natureza, ou seja, caçar, construir abrigos,
utensílios, etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos. Por isso,
o estudo de qualquer sociedade deveria partir justamente das relações sociais
(de produção) que os homens estabelecem entre si e no processo de produção.
Essas relações sociais de produção são a base , a infraestrutura que é o
modo de produção, a maneira básica como a sociedade organiza a produção de
bens. A superestrutura repousa
sobre a base e tem que refletir sua forma, na produção da vida os homens
geram também outra espécie de produtos que não têm forma material: as
ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos,
sistemas legais, de ensino, de comunicação, o conhecimento filosófico e
científico, representações coletivas de sentimentos, ilusões, modos de pensar
e concepções de vida diversa e plasmada de um modo peculiar. Para Marx, portanto,
a produção é a raiz de toda a estrutura social. Na sociedade antiga, por
exemplo, a relação social básica era a relação senhor x escravo. Não podemos,
segundo Marx, entender a política ou a cultura dessa época sem primeiramente
estudar essa relação básica que condicionava todo o resto da sociedade. 3
CLASSES SOCIAIS E LUTA DE CLASSES Para Marx, o modo de
produção capitalista se caracteriza pela divisão da sociedade em classes, na
exploração do trabalhador e na alienação, gerando assim uma sociedade
desigual, antagônica, injusta, irracional e anárquica que deve ser
substituída pelo socialismo através da revolução proletária. Segundo Marx, na sociedade capitalista as relações sociais
de produção definem duas grandes classes: de um lado, os capitalistas,
que são aquelas pessoas que possuem os meios de produção (máquinas,
ferramentas, capital, etc) necessários para transformar a natureza e produzir
mercadorias; do outro lado, os trabalhadores, também chamados, no seu
conjunto, de proletariados, aqueles que nada possuem, a não ser o seu corpo e
sua disposição para trabalhar. Assim o conceito de classe em Marx estabelece
um grupo de indivíduos que ocupam uma mesma posição no processo de produção e
nas relações de produção, em determinada sociedade. A classe a que
pertencemos é que condiciona de maneira decisiva nossa atuação social. Neste
sentido, é principalmente a situação de classe que condiciona a existência do
individuo e sua relação com o resto da sociedade: podemos compartilhar
idéias, amizades e comportamentos de indivíduos de outras classes, mas no
momento de conflito, como nas greves ou mesmo no mercado (consumo), as
diferenças irão aparecer de acordo com a classe a que pertencemos. Nessa
relação de classes surgem a “classe em si” e “classe para si”: - “Classe em si” –
quando o individuo não tem consciência de classe, ele encontra-se em qualquer
posição (status) na estrutura econômica; - “Classe para si” –
quando a pessoa tem consciência de classe, ele assume uma posição
político-ideológica BIBLIOGRAFIA – FONTES https://revistacult.uol.com.br/home/marx-e-a-sociologia/ https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/ https://www.todamateria.com.br/karl-marx/ LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=vWa_Mx2xtG4
EXERCÍCIO Após ler o texto “KARL MARX E A SOCIOLOGIA”, responda as seguintes questões: 1) – Quem foi Karl
Marx? 2) – Qual a principal
característica do pensamento de Marx? 3) – Qual a tendência
ideológica de Karl Marx? 4) – Quais as
principais obras de Marx? 5) – Por que Marx
considera que não se pode pensar a relação individuo e sociedade
separadamente das condições materiais que essas relações se apoiam? 6) – Segundo Marx, o
que se entende por infraestrutura e superestrutura? 7) – Para Marx, o que caracteriza o modo de
produção capitalista? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME,
NÚMERO E TURMA. |
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Data máxima da entrega: 30/04/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com |
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