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sexta-feira, 12 de março de 2021

 

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: ANA PAULA

Disciplina: HISTÓRIA

Classes: 1º ANO C

Data MARÇO 2021

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos sociais de: INTERAÇÃO SOCIAL E SOCIALIZAÇÃO.

Habilidade da aula:

- Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e periodização dos processos históricos.

- Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

Conteúdo da aula:

O que é História, tempo histórico, contagem do tempo histórico, divisão da história em períodos e introdução a Pré história.

Roteiro da atividade: Ler o texto “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA”, e responder as perguntas do exercício.

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INTRODUÇÃO A HISTÓRIA

 

 

O que é a História e o que ela estuda?

História é uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas de que se tem notícia. Ela define-se como a ciência que estuda as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço.

De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os homens e mulheres, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações humanas, suas instituições, seus ideais e culturas.

Tempo e História

Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.

O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e, no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.

Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico.

A contagem do tempo histórico

 

Embora a passagem do tempo seja um fenômeno da natureza, a forma de perceber e dividir o tempo é uma criação humana e, portanto, varia de acordo com cada povo.

Ao longo da história, foram criadas diferentes divisões do tempo e algumas delas permanecem até hoje. O calendário é uma forma de organizar o tempo, agrupando os dias em meses, e os meses em anos.

De acordo com o calendário cristão, hoje adotado na maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil, os anos começam a ser numerados a partir do nascimento de Jesus Cristo (ano 1). Veja abaixo.



Considera-se o nascimento de Cristo como ano 1.

Os anos anteriores ao nascimento de Cristo têm contagem decrescente e são acompanhados da sigla "a.C.".

Os anos posteriores ao nascimento de Cristo possuem contagem crescente e, somente quando necessário, são sucedidos pela sigla "d.C.".

 

Agora vejam abaixo as unidades de tempo e o cálculo dos séculos.

Unidades de tempo

  • 10 anos = 1 década
  • 25 a 30 anos = 1 geração
  • 100 anos = 1 século
  • 1000 anos = 1 milênio


Cálculo dos séculos
a) Como fazemos para descobrir a que século pertence um ano?
Regra 1: Se o ano termina em 00, basta cortar os dois zeros e tem-se o século que você quer saber. Depois, basta escrever o número em algarismo romano.
Exemplo: 1500  (corta 00) = século  XV

b) Regra 2: Se ano não termina em 00, cortam-se os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao número que resta e tem-se, assim, o século que você quer saber. Basta finalmente, escrevê-lo em algarismo romano.
Exemplo: 1822  (corta 22) = 18+1= 19  = século XIX

 

Dividindo a história

O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 4.000 anos a.C., é chamado por muitos historiadores de pré-história.

A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX. Nessa época, acreditava-se que só era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita.

O registro escrito era, então, considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis.

Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).

Pré-história ou História dos povos pré-letrados

O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador.

Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.

Divisão dos períodos da Pré-História

A história dos povos pré-letrados é usualmente dividida em três períodos:

Paleolítico ou Período da Pedra Lascada

Neolítico ou Período da Pedra Polida

Idade dos Metais

Após a pré-história, a divisão dos períodos da história é feita da seguinte forma:

Idade antiga ou Antiguidade

Idade média

Idade moderna

Idade contemporânea

Obs. Este semestre estudaremos a Pré História e a Idade Antiga.

 

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

http://www.sohistoria.com.br

 

http://www.stoodi.com.br

 

               

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EXERCÍCIO

 

 Após ler o texto “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA”, responda as seguintes questôes:

01. Segundo o texto, o que é história? O que ela estuda?


02. Leia  

As diferentes percepções do tempo

Percepção I

Quando olhamos as horas no relógio e programamos os nossos compromissos, temos uma vivência bastante comum do tempo cronológico.”

Percepção II

“O tempo é muito mais do que as horas marcadas por um relógio, ou os dias de um calendário, ou os anos de um século, é também tradição, mentalidade e ritmo.”

(Cotrim, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005, p.13)

 De acordo com as percepções entende-se que:

a) ambas tratam de noções do tempo cronológico.

b) ambas tratam de noções do tempo histórico

c) a percepção I trata do tempo histórico e a percepção II do tempo cronológico

d) A percepção I trata do tempo cronológico e a percepção II do tempo histórico



03. O que são calendários?  qual tipo de calendário é adotado no Brasil?

04. Os anos 1500 e 1501 pertencem ao mesmo século? Por quê?


05.Escreva a que séculos pertencem às datas a seguir.

a) 200                   e) 1900

b) 401 a.C             f) 2000

c) 1400                 g) 2021

d) 1401                 h) 189


06. Tomando por referência a linha do tempo, a ordem cronológica correta dos períodos da História é:

a) Idade Moderna, Idade Antiga, Idade Média e Idade Contemporânea.

b) Idade Antiga, Idade Moderna. Idade Média e Idade Contemporânea.

c) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.

d) Idade Média, Idade Antiga, Idade Contemporânea e Idade Moderna.

e) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.


 

07. Os povos que não tem escrita tem história? Por quê?



08. Qual dos eventos históricos abaixo marca a transição da Pré-História para a História?

a) O aparecimento do Homo sapiens

b) O surgimento da escrita

c) A fundação de Roma

d) A revolução agrícola

e) A invenção da metalurgia.

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCÍCIO

2-NO EXERCÍCIO DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA.

3- ENVIAR DUVIDAS PARA O EMAIL

ana.historia.ra@gmail.com


Data máxima da entrega: 31/03/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

ana.historia.ra@gmail.com

 

 

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