EE
Rodrigues Alves |
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Professor: ANA PAULA |
Disciplina: HISTÓRIA |
Classes: 1º ANO C |
Data MARÇO 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o
pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências)
como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e
conhecer os processos sociais de: INTERAÇÃO SOCIAL E SOCIALIZAÇÃO. |
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Habilidade da
aula: - Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e
periodização dos processos históricos. - Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o
significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em
sociedades e épocas distintas. |
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Conteúdo da aula: O que é História, tempo histórico, contagem do tempo histórico,
divisão da história em períodos e introdução a Pré história. |
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Roteiro da atividade: Ler
o texto “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA”, e responder as
perguntas do exercício. . ___________________________________________________ INTRODUÇÃO A HISTÓRIA O que é a História
e o que ela estuda? A História é
uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas de que se tem
notícia. Ela define-se como a ciência que estuda as ações dos homens e
mulheres no tempo e no espaço. De acordo com essa definição, o
objeto principal de estudo da História são os homens e mulheres, bem como as
mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são
estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização
social, as criações humanas, suas instituições, seus ideais e culturas. Tempo e História Assim como podemos
contar o tempo através do tempo
cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda
outros tipos de tempo: o tempo
geológico, que se refere às mudanças ocorridas na
crosta terrestre, e o tempo
histórico que está relacionado às mudanças nas
sociedades humanas. O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais
provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou
ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o
Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos
políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e, no
Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre
outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos
outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma
história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70. Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para
estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele
momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e
agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico. A contagem do tempo histórico
Embora a passagem do tempo seja um
fenômeno da natureza, a forma de perceber e dividir o tempo é uma criação
humana e, portanto, varia de acordo com cada povo. Ao longo da história, foram criadas
diferentes divisões do tempo e algumas delas permanecem até hoje. O
calendário é uma forma de organizar o tempo, agrupando os dias em meses,
e os meses em anos. De acordo com o calendário cristão, hoje
adotado na maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil, os anos começam a
ser numerados a partir do nascimento de Jesus Cristo (ano 1). Veja abaixo. Considera-se o nascimento de Cristo como ano 1. Os anos anteriores ao nascimento de
Cristo têm contagem decrescente e
são acompanhados da sigla "a.C.". Os anos posteriores ao nascimento de
Cristo possuem contagem crescente e,
somente quando necessário, são sucedidos pela sigla "d.C.". Agora vejam abaixo as unidades
de tempo e o cálculo dos séculos. Unidades de tempo
Dividindo a história
O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até
o desenvolvimento da escrita, cerca de 4.000 anos a.C., é chamado por muitos
historiadores de pré-história. A denominação pré-história começou
a ser utilizada no século XIX. Nessa época, acreditava-se que só era possível
recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita. O registro escrito era, então, considerado a única fonte
confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos
de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco
confiáveis. Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que
dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita). Pré-história ou História dos povos pré-letrados
O termo Pré-história foi
criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana
anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir
do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia é
hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também
têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como
já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A
cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador. Pelos desenhos deixados nas cavernas – as chamadas pinturas
rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens
faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de
utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas
comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por
isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de
História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos
que não sabiam escrever. Divisão dos períodos da Pré-História
A história dos povos pré-letrados é usualmente dividida em três
períodos: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada Neolítico ou Período da Pedra Polida Idade dos
Metais Após
a pré-história, a divisão dos períodos da história é feita da seguinte forma: Idade antiga
ou Antiguidade Idade média Idade moderna Idade
contemporânea Obs. Este
semestre estudaremos a Pré História e a Idade Antiga. BIBLIOGRAFIA – FONTES - EXERCÍCIO Após ler o texto “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA”, responda as seguintes
questôes: 01. Segundo o
texto, o que é história? O que ela estuda? 02. LeiaAs diferentes percepções do tempoPercepção I “Quando olhamos as horas no relógio e programamos os nossos
compromissos, temos uma vivência bastante comum do tempo cronológico.” Percepção II “O tempo é muito mais do que as horas marcadas por um relógio, ou os
dias de um calendário, ou os anos de um século, é também tradição,
mentalidade e ritmo.” (Cotrim, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único.
Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005, p.13) De acordo com as percepções entende-se que: a) ambas tratam de noções do tempo cronológico. b) ambas tratam de noções do tempo histórico c) a percepção I trata do tempo histórico e a percepção II do tempo
cronológico d) A percepção I trata do tempo cronológico e a percepção II do tempo
histórico 03. O que são calendários? qual
tipo de calendário é adotado no Brasil? 04. Os anos
1500 e 1501 pertencem ao mesmo século? Por quê? 05.Escreva a
que séculos pertencem às datas a seguir. a) 200 e) 1900 b) 401
a.C f) 2000 c) 1400 g) 2021 d) 1401 h) 189 06. Tomando por referência a linha do tempo, a ordem
cronológica correta dos períodos da História é:
a) Idade Moderna, Idade Antiga, Idade Média e Idade
Contemporânea. b) Idade Antiga, Idade Moderna. Idade Média e Idade
Contemporânea. c) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade
Antiga. d) Idade Média, Idade Antiga, Idade Contemporânea e Idade Moderna. e) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade
Contemporânea. 07. Os povos que não tem escrita tem história? Por quê? 08. Qual dos eventos históricos abaixo marca a transição da
Pré-História para a História?
a) O aparecimento do Homo sapiens b)
O surgimento da escrita c)
A fundação de Roma d)
A revolução agrícola e) A invenção da metalurgia. |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCÍCIO 2-NO EXERCÍCIO
DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA. 3- ENVIAR DUVIDAS PARA O
EMAIL ana.historia.ra@gmail.com |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ana.historia.ra@gmail.com |
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