EJA Plano de
aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: JOSÉ MESSIAS |
Disciplina: FILOSOFIA |
Classes: 1º ANO C |
Data: MARÇO 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento filosofia e mítico; Compreender a filosofia e
sua origem; Caracterizar o pensamento mítico e filosófico: comparação,
conflito, logica e não logica |
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Habilidade da aula: - Reconhecer o tipos de
pensamento -
Conceitos de mito e filosofia -
Desenvolver a comparação e observação crítica |
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Conteúdo da aula: O pensamento e suas tipos ,
sua origem |
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Roteiro da atividade: Ler o
texto “MITO E FILOSOFIA”, e responder as perguntas
do exercício. Quando puder, veja os videos para pensar, e ampliar o aprendizado. MITO E FILOSOFIA A
origem da palavra filosofia: Na
cultura grega havia mitos, não havia explicações científicas para os
fenômenos da natureza, como a existência das estações, secas, pragas,
pandemias e também para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar
um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos atribuíam
a gestos dos deuses, e essa crença era transmitida inicialmente através da
literatura oral, mas os gregos por influencia de outros povos que já possuíam
alfabeto escrito desenvolveram também a escrita. Assim os mitos
foram registrados em livros como Ilíada, Odisseia. Hoje
os mitos são importantes fontes de informações para entendermos a história da
civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados
psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais. A nossa
sociedade explica os acontecimentos, as relações entre as coisas com
a ajuda da ciência, que investiga a natureza e dessa investigação descobre
leis que existem na natureza, que comandam essa natureza.
Heróis, deuses
titãs habitavam o mundo, e influenciando o destino doa grego. Os
gregos acreditavam que so os deuses sabiam e comandavam os acontecimentos, o
mundo. Então consultava a pitonisa, espécie de sacerdotisa, e oráculos para
saber acontecimentos e o futuro. Tentavam agradar as divindades
para atingir bons resultados na vida material. Um comerciante, por exemplo,
deveria fazer oferendas ao deus Hermes enquanto um pescador se
obrigava a rezar por Poseidon.
Zeus – deus de
todos os deuses, senhor do Céu. Fazia justiça entre os deuses e entre os
homens
O que é um mito?
1 O mito narra a
origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas
sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrario, explica a
produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito narra à
origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens)
e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A filosofia
explica o surgimento dos planetas, sua luz e sua orbita por composição,
combinação e separação de elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água,
terra, fogo e ar. O que há de comum
entre a filosofia e o mito O mito
atribui aos poderes divinos às causas dos acontecimentos. A
filosofia e as ciências também procuram e investigam causas, mas
estas devem ser comprovadas através da experiência. . Analise do mito de
Perséfone O mito Perséfone era cobiçada por Hades,
deus do submundo. Certo dia, quando a bela Perséfone colhia flores, Hades
raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de Perséfone, ficou
desesperada. O desespero de Deméter resultou numa seca sem precedentes. Com
isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para convencer Hades
a soltar sua filha. Para Hades concordar, Zeus ordenou
que Perséfone passasse um período com a mãe e outro com Hades. E assim
surgiram as estações, pois quando Perséfone esta com a mãe acontecem a
Primavera e o Verão, e quando esta com Hermes acontecem o Outono e o Inverno. Vamos ver como esse mito traz em si
algum saber: O comportamento de Demeter, quando
enlouquece produz a sêca, algo ruim para a vida humana. A loucura nem
sempre produz algo positivo. E os deuses se deixam levar por
suas paixões, invadindo o reino de outros deuses, provocando um desequilíbrio
entre eles. A paixão conduz a um comportamento que não respeita as
regras. Mas há um poder que faz justiça
cuja finalidade é refazer a harmonia inicial: Zeus ordena que as duas partes
cedam para que haja acordo, que as todas as partes fiquem satisfeitas
dentro do possível. O comportamento de Perséfone é a causa do surgimento das estações.
Embora não podemos aceitar essa causa, o mito estabelece relações
entre as coisas, relações de causa e efeito. BIBLIOGRAFIA – FONTES http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=246] https://www.todamateria.com.br/o-mito-e-a-filosofia
LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O
APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=Y1ngx2yL114 EXERCÍCIO Após ler o texto “MITO E FILOSOFIA”, responda as seguintes
questôes: 1) O que significa filosofia? 2)
Em nossa sociedade hoje como são explicados os fenômenos da natureza ou
acontecimentos históricos? 3) O
que o mito narra? 4) Qual a origem da palavra mito? 6) Qual a importância hoje, dos mitos da Grécia
Antiga? 8) Cite algo em comum entre o mito e a
filosofia. 9) Diga qual saber
pode existir no mito. |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO
EXERCICIO. 2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA. SE NÃO SOUBER O NUMERO COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA. |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: jmessiasprof@gmail.com |
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