EE
Rodrigues Alves |
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Professor: RENATO SAIFI |
Disciplina: FILOSOFIA |
Classes: 1º ANO
B |
Data: MARÇO 2021 |
Objetivo da aula: Desenvolver o
pensamento filosofia e mítico; Compreender a filosofia e sua origem; Caracterizar
o pensamento mítico e filosófico: comparação, conflito, logica e não logica |
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Habilidade da
aula: - Reconhecer
o tipos de pensamento - Conceitos
de mito e filosofia -
Desenvolver a comparação e observação crítica |
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Conteúdo da aula: o pensamento e
suas tipos , sua origem |
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Roteiro da atividade: Ler
o texto “MITO
E FILOSOFIA”, e responder as perguntas do exercício. Quando puder, veja os videos para pensar, e ampliar o
aprendizado. ___________________________________________________ MITO E FILOSOFIA A origem
da palavra filosofia: Na
cultura grega havia mitos, não havia explicações científicas para os
fenômenos da natureza, como a existência das estações, secas, pragas,
pandemias e também para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar
um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos
atribuíam a gestos dos deuses, e essa crença era transmitida inicialmente
através da literatura oral, mas os gregos por influencia de outros povos que
já possuíam alfabeto escrito
desenvolveram também a escrita. Assim os mitos foram registrados em
livros como Ilíada, Odisseia. Hoje
os mitos são importantes fontes de informações para entendermos a história da
civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados
psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais. A nossa sociedade explica os
acontecimentos, as relações entre as coisas com a ajuda da ciência, que
investiga a natureza e dessa investigação descobre leis que existem na
natureza, que comandam essa natureza.
Heróis, deuses titãs habitavam o mundo, e influenciando o
destino doa grego. Os gregos acreditavam que so os deuses sabiam e comandavam
os acontecimentos, o mundo. Então consultava a pitonisa, espécie de
sacerdotisa, e oráculos para saber acontecimentos e o futuro. Tentavam agradar as divindades
para atingir bons resultados na vida material. Um comerciante, por exemplo,
deveria fazer oferendas ao deus Hermes enquanto um pescador se obrigava a rezar por Poseidon.
Zeus
– deus de todos os deuses, senhor do Céu. Fazia justiça entre os deuses e
entre os homens
1 O
mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre
forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao
contrario, explica a produção natural das coisas por elementos e causas
naturais e impessoais. O
mito narra à origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas,
animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A filosofia explica o surgimento dos
planetas, sua luz e sua orbita por composição, combinação e separação de
elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar. O que há de comum entre a filosofia e o mito O mito atribui aos poderes divinos às causas dos acontecimentos. A
filosofia e as ciências também procuram e investigam causas, mas estas devem ser comprovadas através da experiência.
. Analise
do mito de Perséfone O mito Perséfone era
cobiçada por Hades, deus do submundo. Certo dia, quando a bela Perséfone
colhia flores, Hades raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de
Perséfone, ficou desesperada. O desespero de Deméter resultou numa seca sem
precedentes. Com isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para
convencer Hades a soltar sua filha. Para Hades
concordar, Zeus ordenou que Perséfone passasse um período com a mãe e outro
com Hades. E assim surgiram as estações, pois quando Perséfone esta com a mãe
acontecem a Primavera e o Verão, e quando esta com Hermes acontecem o Outono
e o Inverno. Vamos ver como esse mito traz em si algum saber: O comportamento de
Demeter, quando enlouquece produz a sêca, algo ruim para a vida humana. A loucura nem sempre produz algo positivo. E os deuses se
deixam levar por suas paixões, invadindo o reino de outros deuses, provocando
um desequilíbrio entre eles. A paixão
conduz a um comportamento que não respeita as regras. Mas há um poder que
faz justiça cuja finalidade é refazer a harmonia inicial: Zeus ordena que as
duas partes cedam para que haja acordo,
que as todas as partes fiquem satisfeitas dentro do possível. O comportamento de Perséfone é a causa do
surgimento das estações. Embora não podemos aceitar essa causa, o mito estabelece relações entre as
coisas, relações de causa e efeito. BIBLIOGRAFIA – FONTES http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=246] https://www.todamateria.com.br/o-mito-e-a-filosofia LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=Y1ngx2yL114 - EXERCÍCIO Após ler o texto “MITO E FILOSOFIA”, responda as seguintes questôes: 1) O que significa filosofia? 2)
Em nossa sociedade hoje como são explicados os fenômenos da natureza ou
acontecimentos históricos? 2) O que
o mito narra? 3) Qual
a origem da palavra mito? 5) Qual a importância hoje,
dos mitos da Grécia Antiga? 8) Cite algo em comum entre
o mito e a filosofia. 9) Diga qual
saber pode existir no mito. |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E TURMA. SE NÃO SOUBER O NUMERO
COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA; 3- DUVIDAS ENTRAR EM EONTATO PELO EMAIL: renato.filosofiara@gmail.com |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.filosofiara@gmail.com |
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