Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2021

 

 

                      EJA 

Plano de aula não presencial 

 EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: FILOSOFIA

Classes: 1º ANO  B

Data: MARÇO 2021

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento filosofia e mítico; Compreender a filosofia e sua origem; Caracterizar o pensamento mítico e filosófico: comparação, conflito, logica e não logica

Habilidade da aula:

- Reconhecer o tipos de pensamento

 - Conceitos de mito e filosofia

 - Desenvolver a comparação e observação crítica

Conteúdo da aula: o pensamento e suas tipos , sua origem     

Roteiro da atividade: Ler o texto MITO E FILOSOFIA, e responder as perguntas do exercício.

Quando puder, veja os videos para pensar, e ampliar o aprendizado. ___________________________________________________

MITO E FILOSOFIA

A origem da palavra filosofia:

A palavra filosofia é grega. É composta por outras duas: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria sendo o Filósofo ama a sabedoria.

O papel dos mitos

Na cultura grega havia mitos, não havia explicações científicas para os fenômenos da natureza, como a existência das estações, secas, pragas, pandemias e também para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos atribuíam a gestos dos deuses, e essa crença era transmitida inicialmente através da literatura oral, mas os gregos por influencia de outros povos que já possuíam alfabeto escrito  desenvolveram também a escrita. Assim os mitos foram registrados em livros como Ilíada, Odisseia.

Hoje os mitos são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

A nossa sociedade explica os acontecimentos, as relações entre as coisas com a ajuda da ciência, que investiga a natureza e dessa investigação descobre leis que existem na natureza, que comandam essa  natureza.


Entendendo a mitologia grega. 

Heróis, deuses titãs  habitavam o mundo, e influenciando o destino doa grego. Os gregos acreditavam que so os deuses sabiam e comandavam os acontecimentos, o mundo. Então consultava a pitonisa, espécie de sacerdotisa, e oráculos para saber acontecimentos  e o futuro. Tentavam agradar as divindades para atingir bons resultados na vida material. Um comerciante, por exemplo, deveria fazer oferendas ao deus Hermes enquanto um pescador  se obrigava a rezar por Poseidon.


Alguns personagens da mitologia da Grécia Antiga:
- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Ártemis ou Hércules e Aquiles
--Deuses gregos
De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, na Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis. 

Alguns deuses: gregos.

Zeus – deus de todos os deuses, senhor do Céu. Fazia justiça entre os deuses e entre os homens
Afrodite – deusa do amor e da beleza.
Poseidon – deus dos mares 
Hades – deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera – deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo – deus da luz e das obras de artes.
Artemis – deusa da caça.
Ares – divindade da guerra.
Atena – deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
Hermes – divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefestos – divindade do fogo e do trabalho. 

O que é um mito?
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). 


A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, por que confiam naquele que narra: é uma narrativa feita em publico, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. 


Quem narra o mito? O poeta-rapsódio. Quem é ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – o mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é, pois, incontestável e inquestionável. 


Quais são as diferenças entre a filosofia e mito? 

1 O mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrario, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

O mito narra à origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto.  A filosofia explica o surgimento dos planetas, sua luz e sua orbita por composição, combinação e separação de elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.
2. A crença no mito vinha da autoridade religiosa do narrador. Não importa se havia contradições na historia narrada pelo mito, ele tinha valor de verdade porque era uma “autoridade” que fez a narrativa.  A filosofia, ao contrario, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, exige que a explicação seja coerente, lógica e racional. Qualquer afirmação ou teoria sobre a natureza o reino vegetal, animal ou mineral, ou dos astros, deve ser comprovada pela experiência para ter o valor de verdade.

 

O que há de comum entre a filosofia e o mito

 O mito atribui aos poderes divinos às causas dos acontecimentos. A filosofia e as ciências também procuram e investigam causas, mas estas devem ser comprovadas através da experiência. . 

 

 

Analise do mito de Perséfone

O mito

Perséfone era cobiçada por Hades, deus do submundo. Certo dia, quando a bela Perséfone colhia flores, Hades raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de Perséfone, ficou desesperada. O desespero de Deméter resultou numa seca sem precedentes. Com isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para convencer Hades a soltar sua filha.

Para Hades concordar, Zeus ordenou que Perséfone passasse um período com a mãe e outro com Hades. E assim surgiram as estações, pois quando Perséfone esta com a mãe acontecem a Primavera e o Verão, e quando esta com Hermes acontecem o Outono e o Inverno.

 

Vamos ver como esse mito traz em si algum saber:

O comportamento de Demeter, quando enlouquece produz a sêca, algo ruim para a vida humana. A loucura nem sempre produz algo positivo.

E os deuses se deixam levar por suas paixões, invadindo o reino de outros deuses, provocando um desequilíbrio entre eles. A paixão conduz a um comportamento que não respeita as regras. 

Mas há um poder que faz justiça cuja finalidade é refazer a harmonia inicial: Zeus ordena que as duas partes cedam para que haja acordo, que as todas as partes fiquem satisfeitas dentro do possível.

O comportamento de Perséfone é a causa do surgimento das estações. Embora não podemos aceitar essa causa, o mito estabelece relações entre as coisas, relações de causa e efeito.

 

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=246]

 

https://www.todamateria.com.br/o-mito-e-a-filosofia

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

https://www.youtube.com/watch?v=Y1ngx2yL114

                                                                                                                                                             

-

 

EXERCÍCIO

 Após ler o texto “MITO E FILOSOFIA”, responda as seguintes questôes:

 

1) O que significa filosofia?

 

2) Em nossa sociedade hoje como são explicados os fenômenos da natureza ou acontecimentos históricos?

 

2) O que o mito narra?

 

3) Qual a origem da palavra mito?

4) Quem narra o mito? Explique.

5) Qual a importância hoje, dos mitos da Grécia Antiga? 

7) Quais as diferenças entre mito e filosofia? Cite pelo menos uma

 

8) Cite algo em comum entre o mito e a filosofia.

 

9) Diga  qual  saber pode existir no mito.

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

SE NÃO SOUBER O NUMERO COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA;

3- DUVIDAS ENTRAR EM EONTATO PELO EMAIL:  renato.filosofiara@gmail.com

Data máxima da entrega: 31/03/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.filosofiara@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS