EJA Plano de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Daniel Monteiro SA |
Disciplina: FILOSOFIA |
Classes: 3MA, 3MB E 3MC - EJA |
Data: MARÇO 2021 |
Objetivo da aula: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA POLÍTICA |
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Habilidade
da aula: 1) Conceitos de Filosofia e Política |
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Conteúdo da aula: O QUE É DEMOCRACIA? |
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I)
Leitura do texto: A sociedade
democrática
A sociedade
democrática Vimos que uma ideologia não nasce do nada, nem repousa no vazio, mas exprime, de
maneira invertida, dissimulada e imaginária, a praxis social e histórica
concretas. Isso se aplica à ideologia democrática. Em outras palavras, há, na prática
democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito
maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Que significam
as eleições? Muito mais do que a mera rotatividade de governos ou a alternância
no poder. Simbolizam o essencial da democracia: que o poder não se
identifica com os ocupantes do governo, não lhes pertence, mas é sempre um
lugar vazio, que os cidadãos, periodicamente, preenchem com um representante,
podendo revogar seu mandato se não cumprir o que lhe foi delegado para
representar. As ideias de
situação e oposição, maioria e minoria, cujas vontades devem ser respeitadas e
garantidas pela lei, vão muito além dessa aparência. Significam que a
sociedade não é uma comunidade una e indivisa voltada para o bem comum obtido
por consenso, mas, ao contrário, que está internamente dividida e que as divisões
são legítimas e devem expressar-se publicamente. A democracia é a única forma
política que considera o conflito legítimo e legal, permitindo que seja
trabalhado politicamente pela própria sociedade. As ideias de
igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito além de sua
regulamentação jurídica formal. Significam que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito
de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia. Um direito
difere de uma necessidade ou carência e de um interesse. Uma necessidade
ou carência é algo particular e específico. Alguém pode ter necessidade de
água, outro, de comida. Um grupo social pode ter carência de transportes,
outro, de hospitais. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências
quanto grupos sociais. Um interesse
também é algo particular e específico. Os interesses dos estudantes brasileiros
podem ser diferentes dos interesses dos estudantes argentinos. Os interesses
dos agricultores podem ser diferentes dos interesses dos comerciantes.
Os interesses
dos bancários, diferentes dos interesses dos banqueiros. Os interesses dos
índios, diferentes dos interesses dos garimpeiros. Necessidades ou
carências podem ser conflitantes. Suponhamos que, por exemplo, numa
região de uma grande cidade, as mulheres trabalhadoras tenham necessidade ou
carência de creches para seus filhos e que, na mesma região, um outro grupo
social, favelado, tenha carência de moradia. O governo municipal dispõe de
recursos para atender a uma das carências, mas não a ambas, de sorte que
resolver uma significará abandonar a outra. Interesses
também podem ser conflitantes. Suponhamos, por exemplo, que interesse a
grandes proprietários de terra deixá-las inativas esperando a valorização
imobiliária, mas que interesse a trabalhadores rurais sem terra o cultivo de
alimentos para a sobrevivência; temos aí um conflito de interesses. Suponhamos que
interesse aos proprietários de empresas comerciais estabelecer um horário de
trabalho que aumente as vendas, mas que interesse aos comerciários um outro
horário, no qual possam dispor de horas para estudar, cuidar da família e
descansar. Temos aqui um outro conflito de interesses. Um direito, ao
contrário de necessidades, carências e interesses, não é particular e
específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes
sociais. Assim, por exemplo, a carência de água e de comida manifesta algo
mais profundo: o direito à vida. A carência de moradia ou de transporte também manifesta algo mais profundo: o
direito a boas condições de vida. O interesse dos estudantes, o direito à
educação e à informação. O interesse dos
sem-terra, o direito ao trabalho. O dos comerciários, o direito a boas
condições de trabalho.
Dizemos que uma sociedade – e não um simples
regime de governo – é democrática, quando, além
de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da
república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais
profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui
direitos.
(Fonte:
Convite A Filosofia, Chauí, M. p. 558 e 559) ___________________________________________________________________ II. assista
ao vídeo no link abaixo: *O QUE É DEMOCRACIA?* Link: https://youtu.be/MLQkIDxyCcQ __________________________________________________ III. Responder as questões em seu caderno:
1. O que é a Democracia? 2. Quais
as principais formas de participação política? Informações adicionais sobre
a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS Da
atividade (PODE SER FOTO DO CADERNO OU ESCREVER DIRETAMETNE NO E-MAIL) 2-NA ATIVIDADE DEVE CONSTAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E TURMA. 3- DUVIDAS ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: danielmonteirosilva@prof.educacao.sp.gov.br |
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Data máxima da entrega: 31/03/2021 |
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E mail
onde o aluno deverá entregar Atividade: danielmonteirosilva@prof.educacao.sp.gov.br |
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