PLANO DE AULA DE ARTE
Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substituídas por ações virtuais. Nada substitui a interação de aluno e professor, de diálogos, argumentações, reflexões em sala de aula física. No entanto, o momento pede cuidados com a vida, pois sem ela não existirá o depois... Então vamos nos cuidar e cuidarmos uns dos outros. Tempos de aprendermos juntos virtualmente. Profª Amélia Natalina Constante Garcia.
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves
|
|
Professor: Amélia Natalina Constante Garcia | Disciplina: Arte |
Classes: 2ºA, 2ºB e 2ºC | Data: FEVEREIRO |
Objetivo da aula: ACOLHIMENTO. É uma forma de valorizar os estudantes e oportunizar esse momento para que eles possam expor pensamentos, sentimentos. Esses momentos ajudam a motivá-los e fazer com que acreditem no potencial deles. Eles precisam ser resilientes e não desistirem, acreditar que são capazes e conseguiram superar este momento e que estamos todos juntos. Assim, superar os problemas de ensinagem e aprendizagem no coletivo. Demonstrar aos estudantes a sua crença na capacidade deles de aprenderem e de realizarem as atividades propostas. Isso estimula a autoconfiança dos estudantes e potencializa que eles dediquem mais energia ao processo de aprendizagem. |
|
Habilidade da aula: -Explorar, conhecer e articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando leituras de identidade como condutores de espaço para a realização do fazer artístico intervenção na escola enquanto consciência individual e coletiva. Para lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições é preciso ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos, estão a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender. Exemplos de competências consideradas híbridas são a criatividade e pensamento crítico pois envolvem habilidades socioemocionais e cognitivas. -Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação. -Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer. -Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo |
|
Conteúdo da aula: Refletir sobre as habilidades socioemocionais e acolher o outro. Se a máscara no rosto esconderá o sorriso e possíveis feições de alegria e compaixão, os olhos serão mais expressivos e comunicativos. Se os abraços precisarão ser evitados, o diálogo necessitará ser ainda mais potente. Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando leituras de identidade como condutores de espaço para a realização do fazer artístico intervenção na escola enquanto consciência individual e coletiva.
|
|
ROTEIRO DAS ATIVIDADES:
Questões 01, 02, e 03.
Pensar e registrar os seus sonhos. Todos, todos mesmo!
Realizar uma radiografia da sua vida de estudante, buscando identificar o que mais o motiva, o que menos gera interesses, as atividades com que mais se identifica, as dificuldades que mais enfrenta etc.). O que tem feito para ser resiliente nesse momento de pandemia do Coronavírus e quais formas de cuidado, consigo e com os outros, têm praticado.
Questão 4 - Observe a imagem e responda.
O que você vê? (descrição) O que você sentiu? (resposta pessoal) O que despertou em você esta imagem? (resposta pessoal)
Questão 5- Observe a imagem e responda.
1- O que despertou em você esta imagem? (resposta pessoal)
Questão 6- Observe a imagem e responda.
Qual imagem chamou mais a sua atenção? (resposta pessoal). Disserte (Explique) sua resposta.
Questão 7- Observe os autoretratos de Vincent Van Gogh (1853-1890) realizados de 1886 a 1889. O artista introduz seu próprio corpo como matéria prima da arte.
Conhece o artista da obra que você gostou? Realize uma breve pesquisa sobre ele. (pesquisa).
Questão 8 - Observe a imagem dos médicos que cuidaram da pandemia da peste negra e como era o trabalho dos médicos, seus trajes, durante a pandemia.
A peste negra foi um surto de peste bubônica que atingiu a Europa ao longo do século XIV, resultando na morte de, pelo menos, 1/3 da população. Como é o trabalho dos médicos na pandemia que estamos vivendo, do coronavírus-19? Como eles se protegem hoje?
Questão 9- Leia as mensagens...
Mão na Massa... Questão 10- Faça uma foto ou self que represente seus sentimentos neste momento que VOCÊ está vivendo. Pode ser com roupas/figurinos, acessórios e cenários que você escolher. Você também pode compor sua foto dançando, em movimentos, com legendas ou balões de mensagens.... CRIE!!!
|
|
Esta atividade deverá ser em forma escrita: Relatar suas emoções, percepções e experiências estéticas enquanto realiza a atividade e olha as imagens. Para finalizar fazer uma foto ou self que represente seus sentimentos neste momento que VOCÊ está vivendo e experimentando novas realidades.
|
|
Data da entrega: 15 de março
|
|
E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: aneane661@gmail.com
|
|
https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/documentos/proposta-de-atividade-ensino-medio-atividade-7.pdf?utm_source=site&utm_medium=atividade-ensino-medio
https://medium.com/revista-subjetiva/fotografia-o-auto-retrato-como-pot%C3%AAncia-be455e2b6d6b
Imagem
Detalhes da licença. Crédito: Photo Credit: Wellcome Library.v . Direitos autorais: Copyright information and licence terms for this image can be found on the Art UK website
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário