Plano
de aula não presencial E.
E Rodrigues Alves |
|
Professora: Hivana |
Disciplina: História |
Classes: 8ºAno A, B, C e D |
Data: 08/02 a 26/02/2021 |
Objetivo da aula: Refletir sobre o sentido das cronologias e
as formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico. |
|
Habilidade da aula: EF06HI01: Identificar diferentes formas de
compreensão da noção de tempo e periodização dos processos históricos
(continuidades de rupturas) |
|
Conteúdo da aula: O tempo e a
História: Revisão |
|
Roteiro da atividade: Como muitos já sabem, estamos trabalhando com ensino
híbrido, portanto vamos estudar em casa e na escola. Alguns avisos
importantes: ð Acompanhem semanalmente as aulas pelo Centro de Mídias:
CMSP; ð Fiquem atentos as publicações no Blog e no grupo de
whatsapp; ð Os materiais já foram entreguem então, aproveitem para
organizar cadernos e livros. ð Nossas aulas terão como referência o livro didático.
Cuidem bem dele. ð Para começar, vamos nos situar no tempo histórico? ð Atenção: alunos que não foram na aula presencial e/ou
não tiveram tempo de anotar no caderno, acompanhem na página 10 do livro ou
leiam o texto abaixo. Em seguida, trace uma reta em seu caderno de história e
insira as informações da linha do tempo. O conteúdo de história deste ano, busca
compreender o processo de formação do período contemporâneo. Vamos abordar
acontecimentos importantes na passagem do século XVIII para o século XIX. A
passagem para a história Contemporânea foi marcada por diversas revoluções
que mudaram profundamente o modo de viver e pensar do mundo ocidental, levando
as transformações das práticas econômicas, políticas e culturais. O processo
de divisão da história é complexo e com muitos pontos de vista, mas com o
objetivo de atender a fins didáticos, vamos abordar a linha do tempo da
História a partir da visão ocidental. Conforme essa periodização, chamamos de
Pré-História o período que vai desde o aparecimento do homem primitivo
(hominídeos) até o surgimento da escrita. A partir daí inicia-se a História
propriamente dita, que foi dividida em quatro partes: . Antiga: inicia com o
aparecimento da escrita e termina no século V com a Queda do Império Romano,
em 476; . Média: vai do final da
Antiguidade até o século XV, com a Queda de Constantinopla, em 1453; . Moderna: vai do final da Idade
Média até o fim do século XVIII, com a Revolução Francesa, em 1789; . Contemporânea: vai do fim da
Idade Moderna, com a Revolução Francesa, até os dias atuais. Linha do Tempo da História do Brasil: . Colônia: Inicia em 1500, com a
chegada dos Portugueses no Brasil e termina em 1822 com a Proclamação da Independência; . Império: Inicia em 1822 com a
Proclamação da Independência e termina em 1889 com a Proclamação da
República; . República: Inicia com a
Proclamação da República em 1889 e vai até nossos dias atuais. Nesta atividade de revisão vocês deverão ter
esta atividade anotada no caderno. |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Atividade deverá ficar no caderno para posterior
consulta da professora. Qualquer dúvida entre em contato pelo
Whatsapp ou pelo e-mail:hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br |
|
Data da entrega: Sem data, deve constar no caderno. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário