|
Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
|
Professor: MARTA REGINA ROCHA |
Disciplina: PORTUGUÊS |
|
Classes: 8ABCD |
Data: 14/12/2020 |
|
Objetivo da aula: Recuperação
das notas. |
|
|
Habilidade da aula: I-
Trabalhar a técnica de interpretação,
análise e produção textual. Estimular
o espírito crítico, a concentração e a criatividade. II-
EF08LP03B – Utilizar articuladores de coesão
que marquem relações de oposição, exemplificação, ênfase. EF69LP56 - Fazer uso consciente e
reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de
diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção
e as características do gênero. |
|
|
Conteúdo da aula: I-
Assistir ao filme: ESCRITORES DA LIBERDADE II-
Produção de texto |
|
|
Roteiro da atividade: I-
Acessem o google; Baixem o vídeo: Escritores da
Liberdade; Assistam; Respondam as questões e
enviem as respostas por e-mail ou watsapp: 1- O filme se passa em 1994, dois anos
depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga
entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se
afirmar perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados
Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo,
enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos
brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique. 2- Em uma escola norte-americana uma professora tentou e conseguiu
ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos. Na escola de hoje
isso seria possível? Explique. 3- No início, o marido
de Erin apoia seu trabalho. Entretanto, isso muda no decorrer da história.
Por quê? 4- A professora fez com
a classe um jogo chamado “Jogo da Linha”. Qual foi a intenção dela ao fazer
esta atividade? 5- “Você não pode ir
contra seu povo, seu próprio sangue.” O pai de Eva e Paco, namorado dela,
sempre disseram esta frase. O que eles queriam dizer com isso? 6- Na sala havia apenas
um aluno branco. Este aluno sentia-se confortável na aula? Por quê? 7- Erin comprou cadernos
e distribuiu aos seus alunos, pediu que escrevessem neles, deixou bem claro a
todos que só faria a atividade quem se sentisse confortável para isto e pediu
que após terminarem, colocassem no armário, que ficaria aberto. Por que ela
fez isto? Qual foi sua intenção? 8- Os alunos usaram os
cadernos para relatarem fatos da vida deles. Escreva, de maneira resumida,
uma das histórias escritas por eles em seus cadernos. 9-Na época eles tinham
códigos de honra, todos deveriam defender seu grupo, sua raça. O que Erin
ensinou aos alunos em relação a morrer para defender sua gangue? Que exemplo
ela usou? 10- A professora queria
trabalhar a leitura com os alunos e para isto precisaria dar livros da
biblioteca da escola para eles, mas foi impedida. Por que isso acontece? Qual
a explicação que ela recebeu da escola para não usar os livros de lá? Por que
a chefe de departamento sempre tentava atrapalhar as atividades que ela
propunha? 11-Erin decide comprar
livros para os alunos, mas não tem dinheiro para isso? O que ela fez para
conseguir alcançar o objetivo? Você concorda com essa atitude? Justifique. 12-Gelford, outro
professor demonstra ter preconceito racial. Cite duas situações que comprovam
isso. 13-Na outra turma tem
uma excelente aluna que pede para mudar de classe e ir para a turma da
professora Erin. Por que a aluna Victória quis sair da classe do professor
Gelford, mesmo sabendo que era uma turma de “alunos dedicados e
privilegiados”? 14-A professora resolve
fazer uma atividade diferenciada na classe e faz uma comemoração. Na hora de
fazer o “Brinde pela Mudança”, um dos alunos, pouco conhecido pelos colegas,
contou algo que deixou todos comovidos. Que fato foi esse? 15-No julgamento Eva
teve uma atitude não muito apreciada por sua família. O que ela fez? Por quê?
16-Sempre que vemos um
filme, lemos um livro, temos personagens que nos chama a atenção. Qual
personagem foi mais marcante para você e por quê? 17-Tudo que lemos ou assistimos nos traz lições de vida, exemplos a
serem seguidos, ensinamentos. O que podemos extrair do filme “Escritores da
Liberdade”? 18-Mesmo com toda
dificuldade a professora não desistiu, elaborou um projeto com base na
leitura do livro ”O diário de Anne Frank”, sensibilizou os alunos. Você acha
que a literatura pode mudar as pessoas? Justifique. 19-Como podemos nos
transformar em pessoas melhores, conscientes e humanas ao longo da nossa
vida? II- Produzir um texto dissertativo; Deverá ter no mínimo 15 linhas e no
máximo 30; Atenção à norma culta, isto é, português
correto (ortografia, acentuação, pontuação, parágrafos, ...) Podem pesquisar, mas não copiar. A
pesquisa é para vocês terem base para escrever e argumentar.
Bom trabalho! Tenho certeza que todos são capazes |
|
|
Data da entrega: 17/21/2020 |
|
|
E mail onde o aluno deverá entregar a
atividade: martareginarocharodriguesalves@yahoo.com |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário