Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PORTUGUÊS - Prof. Nely - 09 a 13 de novembro

Olá, pessoal!

Bom dia!


Nesta semana, falaremos de Vida e de Música, porque nesta semana estudaremos a Biografia de Chiquinha Gonzaga. Não sabem quem é?! Então... é para isso mesmo que servem as biografias: para sabermos quem foi (ou quem é) uma pessoa especial. Talvez alguns já tenham ouvido falar em Chiquinha Gonzaga... Talvez alguns de vocês conheçam os versos desta bela canção de carnaval:

Ó abre alas que eu quero passar

Ó abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira, não posso negar

Rosa de Ouro é que vai ganhar

Se não conhecem, duvido que alguém da família não conheça! Porém, agora é a oportunidade de conhecer alguém tão especial: Chiquinha Gonzaga. Ela foi uma grande pianista, compositora e maestrina numa época em que as mulheres não podiam ser coisa nenhuma, a não ser esposas (mesmo que não amassem seus maridos) e mães. Chiquinha se rebelou contra esta ordem, e fez a sua vida bem diferente. Na verdade, ela "abriu alas" para as mulheres de hoje, porque foi muito difícil para ela. Quando ela compôs esta música, as mulheres não tinham nenhuma liberdade, e o Brasil era um país cheio de escravos: 1899. Faz mais de um século!! E esta música ainda é cantada!

BIOGRAFIA é um relato não ficcional em que o biógrafo conta uma história de vida, geralmente de uma personalidade pública. Em geral, o biografado é alguém que se destaca na sociedade. por algum motivo: seu exemplo de vida, suas realizações profissionais ou artísticas. Assim, a biografia é publicada considerando que várias pessoas podem ter interesse em sua leitura.

A biografia de Chiquinha Gonzaga retrata um pouco a situação das mulheres no Brasil do século XIX ao início do XX, mostrando também as dificuldades dos negros trazidos para o país como escravos. Diante disso, a compositora atuou na defesa dos direitos das mulheres e a favor da abolição da escravidão, além de ter se envolvido na luta pela Proclamação da República do Brasil.

Bom, como já falei bastante, agora vocês vão saber mais sobre esta incrível mulher, lendo uma parte de sua biografia (o início dela): páginas 204 e 205 do nosso livro. Leiam com atenção e vejam que interessante! Espero que gostem bastante!!!

Após a leitura, respondam as questões 01 a 11 das páginas 206 e 207.

Obs.: Não precisa copiar as perguntas. Escrevam as respostas no caderno. 

Me enviem fotos ou digitação das respostas.


Forte abraço!!


nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS