Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Cláudio

Disciplina: Geografia

Classes: 9os A B C D

Data: 16 a 20 de novembro

Objetivo da aula: Analisar os impactos socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.

Habilidade da aula: 

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania e discutir os impactos socioambientais decorrentes de diferentes

Conteúdo da aula:  Problemas Ambientais da Europa, Ásia e Oceania.

Roteiro da atividade:

A partir da leitura do texto aponte as diferenças e semelhanças existentes entre os problemas ambientais dos três continentes.

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher

 

Data da entrega: 23 de novembro.

E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

 

Problemas Ambientais da Europa, Ásia e Oceania

Europa

As questões ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento. Para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveisHá reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e produção com energia limpa pelas grandes empresas.

Um dos grandes desafios dos países é uma política eficiente de controle e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.

 

Ásia

A vegetação da Ásia encontra-se modificada pela ação humana. Muitas áreas de vegetação foram substituídas pela agricultura, pecuária e indústrias. Os desmatamentos realizado pela extração comercial de madeiras e para o fornecimento de lenha. A floresta boreal ocupa vasta extensão no território asiático. Aí predominam pinheiros, carvalhos, cedros e bétulas. Essa floresta tem sido explorada para fornecer madeira para diversos fins, mas principalmente para a indústria de papel. As florestas da Ásia vêm sofrendo devastação há muito tempo. A floresta amazônica, tem sofrido exploração impiedosa de indústrias madeireira. O ébano uma madeira escura e resistente encontra-se entre as espécies exploradas, para a exportação para o Japão.
O desmatamento avança mais rápido na Ásia do que o reflorestamento artificial. O aumento do cultivo e exportação de madeira para exportação, somando a necessidade de lenha para uso doméstico e para outras finalidades, são algumas das causas do desmatamento. Além disso a ação de um desfolhante químico chamado” agente azul” foi utilizado durante a guerra do Vietnã para localizar tropas inimigas. A destruição foi enorme, milhares de árvores forem sacrificadas, sem contar as milhares de pessoas mortas. Se a Ásia continuar a ser explorada em ritmo acelerado, em poucos anos espécies ainda não estudadas que podem ser importantes para a cura de doenças desaparecerão. A derrubada de árvores não atinge apenas espécies vegetais, mas todo o ecossistema do qual a vegetação faz parte. Causando a fuga e extinção de animais, alterações no clima, erosão do solo e outras consequências.

Oceania

Apesar de algumas controvérsias, o consenso da comunidade científica internacional é de que a causa principal do degelo é o aquecimento global, causado pelo agravamento do efeito estufa que tem como origem o buraco na camada de ozônio que tem sido aumentado pela poluição atmosférica. O efeito deste aumento no nível dos oceanos é que algumas ilhas da Oceania estão desaparecendo debaixo da água, forçando alguns países como Tuvalu a fazerem acordos visando transladar seus cidadãos para outros países (como a Austrália) quando o seu território submergir completamente. A Oceania é basicamente plana, sendo o território australiano formado principalmente por um planalto e algumas planícies. Por ser bastante plana, no nível do mar, o aumento das águas oceânicas tem uma maior facilidade para submergirem as terras deste continente.

Atividade

A partir da leitura do texto aponte as diferenças e semelhanças existentes entre os problemas ambientais dos três continentes.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS