Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

9ºA,B,C,D - ARTE- PROFESSORA FABIANA X.R.DOMINGUES - MEMES FEITOS COM OBRAS DE ARTE- 25/11/2020.

 



Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: FABIANA X. R. DOMINGUES

Disciplina: ARTE

Classes: 9ºANOS A, B, C, D

Data: 25 DE NOVEMBRO a 9 DE DEZEMBRO

Objetivo da aula: CONHECER” MEMES”

OBSERVAR OBRAS DE ARTE E A PARTIR DELAS SURGIREM NOVAS IDEIAS.

PRODUZIR “MEMES” COM OBRAS DE ARTE.

CRIAR, EXPERIMENTAR, ANÁLISAR “MEMES”

APRECIAÇÃO E RÉPLICA.

Habilidade da aula:(EF89LP32) (EF09AR01)(EF09AR03)(EF09AR06)(EF09AR07)(EF69AR31)(EF69AR35)

Conteúdo da aula: MEMES COM OBRAS DE ARTE

Roteiro da atividade:

 

 

"MEMES" COM OBRAS DE ARTE

 

O termo "meme" tem origem grega e significa imitação, é aplicado no mundo virtual a qualquer conteúdo (imagem, frase, informação, vídeo, ideia, trecho de música ou poesia etc.), que se torne rapidamente popular entre os usuários da internet – “viralização”. Logo, o meme é um recurso de comunicação com capacidade de se propagar entre as pessoas utilizando o humor como canal de movimento.

 

O denominado "meme" é um termo criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais como, livros. A síntese de seu livro é sobre o meme, considerado uma evolução cultural, capaz de se propagar. O meme pode ser considerado uma ideia, um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado de memética.

Em referência ao campo da informática, a expressão "memes" de internet é utilizada para caracterizar uma ideia ou conceito, que se difundi através da web rapidamente. O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes sociais e demais fontes de informação.

É comum os memes se transformarem nos chamados virais, e assim beneficiarem os publicitários a divulgar e propagar uma marca e ou serviço. Esta é uma das aplicações dos memes, pois devido a seu quase instantâneo crescimento, virou alvo de estudo das indústrias, interessadas em vender seus produtos. Os memes são utilizados comercialmente para espalhar o denominado MARKETING VIRAL, Guerrilha e BUZZ MARKETING (publicidade massiva). Existem ainda os memes que geram e divulgam conteúdo, como o TED Talks.

Os memes de Internet são amplamente estudados por profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Marketeiros, pois apresentam um vantajoso custo-benefício. Para os comerciantes, os memes também são utilizados como ferramenta de divulgação.

O período de vida de um meme na internet pode ser infinito ou efêmero, bem como o seu conteúdo que está sujeito a evoluir ao longo do tempo, pois uma vez postado na web, a informação estará sujeita a comentários, críticas, efeitos negativos e outros tipos de intervenções e reações. A característica principal do meme é justamente a possibilidade de ser recriado por qualquer um e a qualquer momento. Contudo, os memes são qualquer tipo de informação, ideia ou conceito, os quais poderão ser transmitidos de um local para outro de forma rápida.

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Memes_de_Internet
http://input-image.com/A-Guide-To-Internet-Memes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Memes

 

VAMOS TRANSFORMAR OBRAS DE ARTE CONHECIDAS EM MEMES HUMORÍSTICOS

 

ATRAVÉS DO DESENHO, PINTURA, COLAGEM etc. TRANSFORMEM AS SEGUINTES OBRAS DE ARTE EM MEMES ENGRAÇADOS:

 

 EXEMPLO PARA AS ATIVIDADES:

OBRA - AMERICAN GOTHIC DE GRANT WOOD

 


                                                ORIGINAL

   

                     


                                                    MEME


CRIEM MEMES COM AS SETE OBRAS ABAIXO:

 


                                               "O Grito" de Edvard Munch (1893)

 

 


                                    "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci (1503 - 1506).

 

                             

                                  "Moça com Brinco de Pérola" de Johannes Vermeer (1665).



                                                   "Medusa" de Caravaggio (1597)

 


                                                        "Abaporu" de Tarsila do Amaral

 


                                             DAMA COM ARMINHO DE LEONARDO DA VINCI

 

                                                   FONTE (1917), de Duchamp

 

 

PARA DESENVOLVEREM ESTAS ATIVIDADES USEM OS MATERIAIS QUE FOREM MELHORES PARA VOCÊS.

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS POR FOTOS VIA E-MAIL OU WHATSAPP ATÉ O DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2020.

Data da entrega:9 DE DEZEMBRO DE 2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

fabianax@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS