Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: FABIANA X. R.
DOMINGUES |
Disciplina: ARTE |
Classes: 9ºANOS A, B, C, D |
Data: 25 DE NOVEMBRO a 9
DE DEZEMBRO |
Objetivo da aula: CONHECER” MEMES” OBSERVAR OBRAS DE ARTE E A PARTIR DELAS SURGIREM NOVAS IDEIAS. PRODUZIR “MEMES” COM OBRAS DE ARTE. CRIAR, EXPERIMENTAR, ANÁLISAR
“MEMES” APRECIAÇÃO E RÉPLICA. |
|
Habilidade da aula:(EF89LP32) (EF09AR01)(EF09AR03)(EF09AR06)(EF09AR07)(EF69AR31)(EF69AR35) |
|
Conteúdo da aula: MEMES COM OBRAS DE ARTE |
|
Roteiro da atividade: "MEMES" COM OBRAS DE ARTE O termo "meme" tem origem grega e
significa imitação, é aplicado no mundo virtual a qualquer conteúdo (imagem,
frase, informação, vídeo, ideia, trecho de música ou poesia etc.), que se
torne rapidamente popular entre os usuários da internet – “viralização”. Logo,
o meme é um recurso de comunicação com capacidade de se propagar entre as
pessoas utilizando o humor como canal de movimento. O denominado "meme" é um termo
criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish Gene (O
Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de informações
que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais como,
livros. A síntese de seu livro é sobre o meme, considerado uma evolução
cultural, capaz de se propagar. O meme pode ser considerado uma ideia, um
conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida
rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é
chamado de memética. Em referência ao campo
da informática, a expressão "memes"
de internet é utilizada para caracterizar uma ideia ou
conceito, que se difundi através da web rapidamente.
O Meme pode ser uma frase, link,
vídeo, site, imagem
entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de
notícia, redes sociais e demais fontes de informação. É comum os memes se
transformarem nos chamados virais,
e assim beneficiarem os publicitários a divulgar e propagar uma marca e ou
serviço. Esta é uma das aplicações dos memes, pois devido a seu quase
instantâneo crescimento, virou alvo de estudo das indústrias, interessadas em
vender seus produtos. Os memes são utilizados comercialmente para espalhar o
denominado MARKETING VIRAL, Guerrilha e BUZZ MARKETING (publicidade
massiva). Existem ainda os memes que geram e divulgam conteúdo, como o TED
Talks. Os memes de Internet são
amplamente estudados por profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Marketeiros,
pois apresentam um vantajoso custo-benefício. Para os comerciantes, os memes
também são utilizados como ferramenta de divulgação. O período de vida de um meme na internet pode
ser infinito ou efêmero, bem como o seu conteúdo que está sujeito a evoluir
ao longo do tempo, pois uma vez postado na web, a informação estará sujeita a
comentários, críticas, efeitos negativos e outros tipos de intervenções e
reações. A característica principal do meme é justamente a possibilidade de
ser recriado por qualquer um e a qualquer momento. Contudo, os memes são
qualquer tipo de informação, ideia ou conceito, os quais poderão ser
transmitidos de um local para outro de forma rápida. Fontes: VAMOS TRANSFORMAR OBRAS DE ARTE CONHECIDAS EM MEMES HUMORÍSTICOS ATRAVÉS DO DESENHO,
PINTURA, COLAGEM etc. TRANSFORMEM AS SEGUINTES OBRAS DE ARTE EM MEMES
ENGRAÇADOS: OBRA - AMERICAN GOTHIC DE GRANT WOOD CRIEM MEMES COM AS SETE OBRAS ABAIXO: "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci (1503 - 1506).
"Moça com Brinco de Pérola" de Johannes Vermeer (1665). "Medusa" de Caravaggio (1597) FONTE (1917), de DuchampPARA DESENVOLVEREM ESTAS ATIVIDADES USEM OS MATERIAIS QUE FOREM MELHORES PARA VOCÊS. |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS POR FOTOS
VIA E-MAIL OU WHATSAPP ATÉ O DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2020. |
|
Data da entrega:9 DE
DEZEMBRO DE 2020 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: fabianax@prof.educacao.sp.gov.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário