EE Rodrigues
Alves |
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Professor: RENATO SAIFI |
Disciplina: SOCIOLOGIA |
Classes: 1º ANO F |
Data: 15/10 a 31/10 |
Objetivo
da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o;
Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção
histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos
sociais de: VINCULO SOCIAL E TRABALHO.
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Habilidade da aula: -Identificar o que é o
processo de socialização e seus mecanismos -Pensar os
conceitos da Sociologia e Etapas Da Sociologia -
Desenvolver a comparação e observação crítica |
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Conteúdo da aula: O processo de socialização Vinculo social O trabalho e os vínculos sociais Sociedades simples e complexas Conflito e Luta de Classe |
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Roteiro da atividade: Ler o
texto “KARL
MARX E A SOCIOLOGIA”, e responder as perguntas do exercício. _____________________________________________________ KARL
MARX E A SOCIOLOGIA 1 VIDA
E OBRA Karl
Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier cidade situada na
fronteira da Prússia Renana com a França.
Marx foi um dos principais pensadores do século XIX, ele foi fundador
do socialismo científico e grande ativista a favor da revolução proletária,
apesar de não ser um sociólogo de profissão, suas teorias despertaram a
consciência de uma sociologia crítica. Uma das principais características do pensamento de Marx é a Práxis,
isto é, não foi um teórico de gabinete ele aliava teoria e prática,
participando dos movimentos sociais e revolucionários. Era um pensador de tendência ideológica transformadora,
pretendia transformar a sociedade capitalista em uma sociedade comunista
através da revolução socialista proletária. Entre suas principais obras
podemos destacar: A Sagrada Família (1845), A Ideologia Alemã (1845-1846),
Miséria da Filosofia, Manifesto do partido comunista, As lutas de classe na
França (1850/59), o 18 Brumário de Luis Bonaparte (1852/55), Crítica da
economia política (1859) e O capital. 2 NFRAESTRUTURA (BASE) E SUPERESTRUTURA Marx
considerava que não se pode pensar a
relação individuo e sociedade separadamente das condições materiais em
que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda
sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para
viver, os homens têm de, inicialmente transformar a natureza, ou seja, caçar,
construir abrigos, utensílios, etc., sem o que não poderiam existir como
seres vivos. Por isso, o estudo de qualquer sociedade deveria partir
justamente das relações sociais (de produção) que os homens estabelecem entre
si e no processo de produção. Essas relações sociais de produção são a base ,
a infraestrutura que é o modo de produção, a maneira básica como
a sociedade organiza a produção de bens. A
superestrutura repousa sobre a base e tem que refletir sua forma, na
produção da vida os homens geram também outra espécie de produtos que não têm
forma material: as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos
morais e estéticos, sistemas legais, de ensino, de comunicação, o
conhecimento filosófico e científico, representações coletivas de
sentimentos, ilusões, modos de pensar e concepções de vida diversa e plasmada
de um modo peculiar. Para
Marx, portanto, a produção é a raiz de toda a estrutura social. Na sociedade
antiga, por exemplo, a relação social básica era a relação senhor x escravo.
Não podemos, segundo Marx, entender a política ou a cultura dessa época sem
primeiramente estudar essa relação básica que condicionava todo o resto da
sociedade. 3 CLASSES SOCIAIS E LUTA DE CLASSES Para
Marx, o modo de produção capitalista se caracteriza pela divisão da sociedade
em classes, na exploração do trabalhador e na alienação, gerando assim uma
sociedade desigual, antagônica, injusta, irracional e anárquica que deve ser
substituída pelo socialismo através da revolução proletária. Segundo
Marx, na sociedade capitalista as
relações sociais de produção definem duas grandes classes: de um lado, os
capitalistas, que são aquelas pessoas que possuem os meios de produção (máquinas,
ferramentas, capital, etc) necessários para transformar a natureza e produzir
mercadorias; do outro lado, os trabalhadores, também chamados, no seu
conjunto, de proletariados, aqueles que nada possuem, a não ser o seu corpo e
sua disposição para trabalhar. Assim o conceito de classe em Marx estabelece
um grupo de indivíduos que ocupam uma mesma posição no processo de produção e
nas relações de produção, em determinada sociedade. A classe a que
pertencemos é que condiciona de maneira decisiva nossa atuação social. Neste
sentido, é principalmente a situação de classe que condiciona a existência do
individuo e sua relação com o resto da sociedade: podemos compartilhar
idéias, amizades e comportamentos de indivíduos de outras classes, mas no
momento de conflito, como nas greves ou mesmo no mercado (consumo), as
diferenças irão aparecer de acordo com a classe a que pertencemos. Nessa
relação de classes surgem a “classe em si” e “classe para si”: -
“Classe em si” – quando o individuo não tem consciência de classe, ele
encontra-se em qualquer posição (status) na estrutura econômica; -
“Classe para si” – quando a pessoa tem consciência de classe, ele assume uma
posição político-ideológica BIBLIOGRAFIA – FONTES http://jkcarlossofia.blogspot.com/ https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/ LINKS PARA VIDEOAULA
PARA AMPLIAR O APRENDIZADO Sociologia: Emile Durkheim
https://www.stoodi.com.br/blog/filosofia/emile-durkheim-quem-foi/ https://www.youtube.com/watch?v=EvORhFBjfpA - EXERCÍCIO Após ler o texto “EMILE DURKHEIM E A SOCIOLOGIA”, responda as seguintes questôes: 1)
– Quem foi Karl Marx? 2)
– Qual a principal característica do pensamento de Marx? 3)
– Qual a tendência ideológica de Karl Marx? 4)
– Quais as principais obras de Marx? 5)
– Por que Marx considera que não se pode pensar a relação individuo e
sociedade separadamente das condições materiais que essas relações se apoiam? 6)
– Segundo Marx, o que se entende por infraestrutura e superestrutura? 7)
– Para Marx, o que caracteriza o modo
de produção capitalista? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e
entrega das atividades: 1-DEVEM SER
ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO EXERCICIO DEVE
CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA. |
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Data máxima da entrega: 31/10/2020 |
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
renato.sociologiara@gmail.com |
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