Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

SOCIOLOGIA - RENATO SAIFI -1º ANO F

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: SOCIOLOGIA

Classes: 1º ANO F

Data: 15/10 a 31/10

Objetivo da aula: Desenvolver o pensamento sociológi0o; Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada; Compreender e conhecer os processos sociais de: VINCULO  SOCIAL E TRABALHO.

Habilidade da aula:

-Identificar o que é o processo de socialização e seus mecanismos

 -Pensar os conceitos da Sociologia e Etapas Da Sociologia

 - Desenvolver a comparação e observação crítica

Conteúdo da aula: O processo de socialização           

Vinculo social                                               

O trabalho e os vínculos sociais

Sociedades simples e complexas  

Conflito e Luta de Classe

Roteiro da atividade: Ler o texto “KARL MARX  E A SOCIOLOGIA, e responder as perguntas do exercício.

_____________________________________________________

KARL MARX  E A SOCIOLOGIA

 1  VIDA E OBRA

Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier cidade situada na fronteira da Prússia Renana com a França.  Marx foi um dos principais pensadores do século XIX, ele foi fundador do socialismo científico e grande ativista a favor da revolução proletária, apesar de não ser um sociólogo de profissão, suas teorias despertaram a consciência de uma sociologia crítica. Uma das principais características do pensamento de Marx é a Práxis, isto é, não foi um teórico de gabinete ele aliava teoria e prática, participando dos movimentos sociais e revolucionários. Era um pensador de tendência ideológica transformadora, pretendia transformar a sociedade capitalista em uma sociedade comunista através da revolução socialista proletária. Entre suas principais obras podemos destacar: A Sagrada Família (1845), A Ideologia Alemã (1845-1846), Miséria da Filosofia, Manifesto do partido comunista, As lutas de classe na França (1850/59), o 18 Brumário de Luis Bonaparte (1852/55), Crítica da economia política (1859) e O capital.

 2 NFRAESTRUTURA (BASE) E SUPERESTRUTURA

Marx considerava que não se pode pensar a relação individuo e sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente transformar a natureza, ou seja, caçar, construir abrigos, utensílios, etc., sem o que não poderiam existir como seres vivos. Por isso, o estudo de qualquer sociedade deveria partir justamente das relações sociais (de produção) que os homens estabelecem entre si e no processo de produção. Essas relações sociais de produção são a base , a infraestrutura que  é o modo de produção, a maneira básica como a sociedade organiza a produção de bens. A superestrutura repousa sobre a base e tem que refletir sua forma, na produção da vida os homens geram também outra espécie de produtos que não têm forma material: as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais, de ensino, de comunicação, o conhecimento filosófico e científico, representações coletivas de sentimentos, ilusões, modos de pensar e concepções de vida diversa e plasmada de um modo peculiar.

Para Marx, portanto, a produção é a raiz de toda a estrutura social. Na sociedade antiga, por exemplo, a relação social básica era a relação senhor x escravo. Não podemos, segundo Marx, entender a política ou a cultura dessa época sem primeiramente estudar essa relação básica que condicionava todo o resto da sociedade.

3 CLASSES SOCIAIS E LUTA DE CLASSES

Para Marx, o modo de produção capitalista se caracteriza pela divisão da sociedade em classes, na exploração do trabalhador e na alienação, gerando assim uma sociedade desigual, antagônica, injusta, irracional e anárquica que deve ser substituída pelo socialismo através da revolução proletária.

Segundo Marx, na sociedade capitalista as relações sociais de produção definem duas grandes classes: de um lado, os capitalistas, que são aquelas pessoas que possuem os meios de produção (máquinas, ferramentas, capital, etc) necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro lado, os trabalhadores, também chamados, no seu conjunto, de proletariados, aqueles que nada possuem, a não ser o seu corpo e sua disposição para trabalhar. Assim o conceito de classe em Marx estabelece um grupo de indivíduos que ocupam uma mesma posição no processo de produção e nas relações de produção, em determinada sociedade. A classe a que pertencemos é que condiciona de maneira decisiva nossa atuação social. Neste sentido, é principalmente a situação de classe que condiciona a existência do individuo e sua relação com o resto da sociedade: podemos compartilhar idéias, amizades e comportamentos de indivíduos de outras classes, mas no momento de conflito, como nas greves ou mesmo no mercado (consumo), as diferenças irão aparecer de acordo com a classe a que pertencemos. Nessa relação de classes surgem a “classe em si” e “classe para si”:

- “Classe em si” – quando o individuo não tem consciência de classe, ele encontra-se em qualquer posição (status) na estrutura econômica;

- “Classe para si” – quando a pessoa tem consciência de classe, ele assume uma posição político-ideológica

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

http://jkcarlossofia.blogspot.com/

 

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-sociologia/

 

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

 

Sociologia: Emile Durkheim

 

https://www.stoodi.com.br/blog/filosofia/emile-durkheim-quem-foi/

 

https://www.youtube.com/watch?v=EvORhFBjfpA -

EXERCÍCIO

 Após ler o texto “EMILE DURKHEIM E A SOCIOLOGIA, responda as seguintes questôes:

 

1) – Quem foi Karl Marx?

2) – Qual a principal característica do pensamento de Marx?

3) – Qual a tendência ideológica de Karl Marx?

4) – Quais as principais obras de Marx?

5) – Por que Marx considera que não se pode pensar a relação individuo e sociedade separadamente das condições materiais que essas relações se apoiam?

6) – Segundo Marx, o que se entende por infraestrutura e superestrutura?

7) –  Para Marx, o que caracteriza o modo de produção capitalista?

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA.

Data máxima da entrega: 31/10/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS