Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

 PROF MÁRCIA - 2MG E 2MH - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA


Olá,

Espero que estejam todos bem, esta semana vamos trabalhar com um texto que aborda o Mundo do Trabalho.

Aqueles que puderem me enviem a atividade respondida por e-mail ou pelo whats no meu número particular, qualquer dúvida estou à disposição. Quando enviarem coloquem o nome e série.


Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura

Classes: 2MG e 2MH  (EJA)

Data: 01.10 a 15.10

Objetivo da aula: Texto sobre o mundo do trabalho

Habilidade da aula: Fazer uma reflexão sobre as perspectivas do mundo do trabalho para 2021

Conteúdo da aula:  Texto ¨O trabalho e o meio ambiente” – interpretação e reflexão

Data da entrega: 15.10.2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                


Leia:

O trabalho e o meio ambiente

 

          Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.

          Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.

          Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.

          Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.

          Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).

Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.

 

Questão 1 – Na construção do texto, o autor não:

a) critica a visão humana relativa ao trabalho.

b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.

c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.

d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.


Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:

a) “Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio [...]”

b) “A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual [...]”

c) “Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima [...]”

d) “Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as  [...]”

 

Questão 3 – “[...] não visa só a nosso “umbigo”. No termo grifado, o que o autor quis dizer com esta citação.

 ________________________________________________________________________

 

Questão 4 – “[...] sendo ignoradas as modificações [...]”. Essa palavra poderia ser substituída por:

a) equivocadas

b) menosprezadas

c) efêmeras

d) privilegiadas

 

Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem [...]”, o conectivo destacado introduz uma:

a) comparação

b) observação

c) exemplificação  

d) conclusão

 

Questão 6 – No trecho “[...] não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:

a) adição                                  

b) oposição

c) causa

d) explicação

 

Questão 7- Qual a sua opinião sobre o mercado de trabalho hoje?

                  Quais são as suas metas quanto ao trabalho para o próximo ano, quando esta fase passar.

 

LEMBRE-SE: Sempre devemos ter foco no que desejamos alcançar. Sonhar, pensar em sempre melhorar como ser humano, é o que nos estimula a viver melhor.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS