Olá, pessoal!
Bom dia!
A postagem dessa semana será também para a semana que vem, ok? Porque eu costumo postar toda segunda-feira, e a próxima segunda será feriado. Além disso, esta semana também será mais curta, pois sexta-feira (30) também será feriado: Dia do funcionário público. Resumindo: sexta agora (30/10) será feriado e segunda (02/11) também.
Gostaram de aprender sobre as palavras de origem indígena? Espero que sim! Busquei com bastante carinho este assunto... porque acho tão importante vocês perceberem o quanto a nossa língua sofreu (e sofre) influência e é tão rica!
Para fechar este assunto, vou colocar aqui três exercícios para mexer com a curiosidade e para vocês pesquisarem também:
1. Dica: Todas as respostas deste exercício precisam ter a letra X.
Descubra o que é:
a) É uma pessoa que tem o mesmo nome da outra.
b) É um remédio açucarado que se toma quando se está com tosse.
c) É uma divindade das religiões afro-brasileiras.
d) É uma espécie de manta que as mulheres usam sobre os ombros.
e) É comida muito ruim ou final de feira.
f) É tronco de certas samambaias, usado como vaso.
g) É ofender, insultar.
h) É uma fruta que dá água na boca quando está madura, mas para descascar...
2. Dica: Todas as respostas deste exercício precisam ter a letra J.
Complete as frase abaixo com palavras formadas a partir daquelas indicadas entre parênteses.
(A primeira já está feita, como exemplo)
a) Terminou agora a reunião realizada no Clube dos lojistas. (loja)
b) Venha cá; deixe-me _________ sua gravata. (jeito)
c) A _______ e a ________ estão carregadinhas. (laranja/cereja)
d) Infelizmente há muitas crianças ________ espalhadas pelo país. (rejeitar)
e) Nada mais relaxante que ouvir o ________ dos pássaros. (gorjear)
f) No convite, exigiam ________ a rigor para entrar na festa. (trajar)
g) O comércio_________ praticamente estacionou com a recessão. (varejo)
3. Dica: Todas as respostas deste exercício precisam ter a letra "Ç".
Descubra o que é:
a) É doce feito de amendoim torrado e moído e açúcar.
b) É uma pequenina conta de vidro, usada em fantasias.
c) É o irmão mais novo e mais mimado.
d) É o local onde se compra carne.
e) É a pessoa que é barriguda.
ATENÇAO: OS EXERCÍCIOS ACIMA DEVERÃO SER COPIADOS NO CADERNO. NÃO É PARA ENVIAR APENAS AS RESPOSTAS.
Voltando às CLASSES GRAMATICAIS, vimos: substantivo, adjetivo, artigo, numeral e pronome.
Já que a postagem é para duas semanas, iniciaremos agora o VERBO:
Verbo é a palavra que indica ação, estado, mudança de um estado a outro ou fenômeno da natureza.
São palavras que nós podemos conjugar:
"João quebrou o copo." (eu quebro, tu quebras, nós quebramos...)
"Ana beijou Marcelo." (eu beijei, tu beijastes, nós beijamos...)
Não entraremos em conjugação agora, mas é só para vocês saberem identificar os verbos.
Exemplos de verbos que indicam AÇÃO:
"O carro bateu de cheio no dele."
"Ele parou atrás, junto à calçada."
Exemplos de verbos que indicam ESTADO:
"Eu continuei calado."
"O carro era novinho."
Exemplos de verbos que indicam FENÔMENOS DA NATUREZA:
"Amanhecia quando o homem mergulhou na água."
"Chovia quando aconteceu o acidente."
Resolva os exercícios:
1. O que indicam os verbos a seguir?
(ação, estado ou fenômeno da natureza)
a) Anoitecia sobre o Rio de Janeiro.
b) O carro estava muito amassado.
c) Eu não disse nada.
d) Não houve perícia?
e) A praia era um inferno.
f) O carro virou.
2. Escreva o significado do verbo andar em cada uma das frase seguintes.
a) O carro anda rápido.
b) Ele anda doente.
3. Leia atentamente as duas frase abaixo e indique qual delas se refere a um estado permanente e qual se refere a um estado passageiro.
a) Ele estava alegre.
b) Ele é alegre.
ATENÇÃO: OS EXERCÍOS ACIMA DEVERÃO SER COPIADOS NO CADERNO. NÃO É PARA ENVIAR APENAS AS RESPOSTAS.
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