E.E. RODRIGUES ALVES
Atividade 03- Reposição dos dias: 12 e 19/09 e 17/10
09/2020- 1ºbimestre Prof.ª: Nina- Língua Portuguesa
Ano/Série: 1ºANOS E / F – EJA
LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL
Cada um de nós começa a aprender sua língua
em casa, em contato com a família, no caso das crianças imitando o que ouve e
apropriando-se, aos poucos, do vocabulário e das leis de combinatória da
língua. Em contato com outras pessoas na rua, na escola, no trabalho,
observamos que nem todos falam como nós. Há pessoas que falam de modo diferente
por serem de outras regiões do país, ou por terem idade diferente da nossa, ou
outra classe social. Essa diferenças no uso da língua constituem as variedades
linguísticas. Todas as variedades são corretas desde que cumpram com eficiência
o papel fundamental de uma língua, ou de permitir interação verbal entre as
pessoas. As variedades chamadas populares são aquelas faladas pelas classes
sociais menos favorecidas, enquanto as variedades cultas são normalmente
associadas às classes de maior prestígio social, sendo referência para a norma
escrita. Uma das funções da escola é através do ensino de língua portuguesa,
oferecer ao aluno condições de dominar a norma-padrão, a linguagem culta a fim
de que, nas circunstâncias sociais convenientes, seja falando, seja escrevendo,
o aluno possa utilizá-la adequadamente.
Linguagem
formal (culta)
A norma culta é utilizada nos jornais e
revistas de grande circulação, nas correspondências comerciais, e nos textos
científicos e didáticos. A norma culta caracteriza-se pela correção da
linguagem em diversos aspectos, entre eles, a ortografia, a concordância, a
pontuação, emprego correto das palavras quanto do significado, organização das
orações e dos períodos. Está mais ligada à escrita é mais planejada e
elaborada.
Linguagem
informal (coloquial)
O padrão coloquial pode ser utilizado na
linguagem familiar e íntima, na correspondência pessoal, história em
quadrinhos, são situações que se caracterizam por uma informalidade maior é a
linguagem das conversas familiares ou entre amigos. Esse padrão aceita gírias
ou palavras não dicionarizadas. Está mais ligada à fala, não é muito planejada
nem elaborada, mais espontânea.
ATIVIDADE
1- Observe o texto e, depois, responda ao que se
pede:
PROFESSORA:__ Joãozinho
foi à venda. Comprou dois quilos de arroz a seiscentos cruzeiros, um de feijão a
quinhentos, e um de toucinho a mil e duzentos. Quanto ele gastou?
CHICO:
___ Fessora! Será qui posso i lá fora um
pouquinho?
PROFESSORA:
___ Claro, chico! ___
Chico
sai correndo da escola, vai a uma mercearia e pergunta ao atendente...
CHICO:___si
eu comprá dois quilos di arroz a seiscentos cruzeiros, um di feijão a
quinhentos, i um di toucinho a mir i duzentos, im quanto fica?
Adaptado(estadinho.12/maio/1991.)
a)
Compare a
fala da professora e a de Chico Bento, um garoto que mora na zona rural. Quem usa linguagem formal? Por quê?
ATIVIDADE
2- Produção de texto
II. Agora Crie um pequeno texto em que as
personagens usem níveis diferentes: uma linguagem formal (culta); e outra,
linguagem informal (coloquial).
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