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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Reposição dos dias: 12 e 19/09 e 17/10

 E.E. RODRIGUES ALVES

Atividade 03- Reposição dos dias:    12 e 19/09 e 17/10

09/2020- 1ºbimestre                Prof.ª: Nina- Língua Portuguesa

Ano/Série: 1ºANOS E / F – EJA

 

LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL

        Cada um de nós começa a aprender sua língua em casa, em contato com a família, no caso das crianças imitando o que ouve e apropriando-se, aos poucos, do vocabulário e das leis de combinatória da língua. Em contato com outras pessoas na rua, na escola, no trabalho, observamos que nem todos falam como nós. Há pessoas que falam de modo diferente por serem de outras regiões do país, ou por terem idade diferente da nossa, ou outra classe social. Essa diferenças no uso da língua constituem as variedades linguísticas. Todas as variedades são corretas desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua, ou de permitir interação verbal entre as pessoas. As variedades chamadas populares são aquelas faladas pelas classes sociais menos favorecidas, enquanto as variedades cultas são normalmente associadas às classes de maior prestígio social, sendo referência para a norma escrita. Uma das funções da escola é através do ensino de língua portuguesa, oferecer ao aluno condições de dominar a norma-padrão, a linguagem culta a fim de que, nas circunstâncias sociais convenientes, seja falando, seja escrevendo, o aluno possa utilizá-la adequadamente.

Linguagem formal (culta)

A norma culta é utilizada nos jornais e revistas de grande circulação, nas correspondências comerciais, e nos textos científicos e didáticos. A norma culta caracteriza-se pela correção da linguagem em diversos aspectos, entre eles, a ortografia, a concordância, a pontuação, emprego correto das palavras quanto do significado, organização das orações e dos períodos. Está mais ligada à escrita é mais planejada e elaborada.

Linguagem informal (coloquial)

O padrão coloquial pode ser utilizado na linguagem familiar e íntima, na correspondência pessoal, história em quadrinhos, são situações que se caracterizam por uma informalidade maior é a linguagem das conversas familiares ou entre amigos. Esse padrão aceita gírias ou palavras não dicionarizadas. Está mais ligada à fala, não é muito planejada nem elaborada, mais espontânea.

 

ATIVIDADE 1- Observe o texto e, depois, responda ao que se pede:

 

PROFESSORA:__ Joãozinho foi à venda. Comprou dois quilos de arroz a seiscentos cruzeiros, um de feijão a quinhentos, e um de toucinho a mil e duzentos. Quanto ele gastou?

 

CHICO: ___ Fessora! Será qui posso i lá fora um pouquinho?

PROFESSORA: ___ Claro, chico! ___

 

Chico sai correndo da escola, vai a uma mercearia e pergunta ao atendente...

 

CHICO:___si eu comprá dois quilos di arroz a seiscentos cruzeiros, um di feijão a quinhentos, i um di toucinho a mir i duzentos, im quanto fica? 

                                                                                      Adaptado(estadinho.12/maio/1991.)

 

a)          Compare a fala da professora e a de Chico Bento, um garoto que mora na zona rural. Quem usa linguagem formal? Por quê?

ATIVIDADE 2- Produção de texto

II. Agora Crie um pequeno texto em que as personagens usem níveis diferentes: uma linguagem formal (culta); e outra, linguagem informal (coloquial).


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