Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PORTUGUÊS - Prof. Nely - 6º Ano

 ESCRITA DE RELATO DE VIAGEM (OU DE UM PASSEIO)

Olá, pessoal! Tudo bem?

Como podem ver, através do título da aula desta semana, pedirei a segunda produção de texto deste bimestre. (Lembrando que a primeira produção foi a Notícia)

É claro que a Leitura e a Escrita são essenciais para o aprendizado da língua e é a maneira mais importante que tenho para avaliar vocês, pois é principalmente desta forma que consigo perceber os progressos e as necessidades de vocês dentro da nossa disciplina: língua portuguesa. 

O desenvolvimento da leitura e da escrita são essenciais também para vocês avançarem em todas as outras matérias, pois se vocês entendem melhor os textos de Geografia, História, Ciências, Arte e demais, conseguirão melhor resolver as questões e terão um maior desempenho. Com uma boa leitura, entenderão com mais facilidade os enunciados de Matemática também! E terão condições de escrever boas respostas nas provas de qualquer matéria. Isto não é bom?!

Portanto, procurem realizar a escrita deste texto que vou propor com atenção e cuidado. Antes de me enviarem, leiam, releiam e passem à limpo. Ok?



PROPOSTA

Lemos, na atividade anterior, o relato de viagem da família Schürmann. Agora é sua vez de produzir um relato de uma viagem ou de um passeio que tenha sido marcante.


Planejamento e Elaboração do Texto

1. O primeiro passo é definir sobre qual viagem ou passeio você escreverá. Anote as lembranças dos lugares que visitou e os acontecimentos mais relevantes.


2. Para fazer esse levantamento inicial, oriente-se pelas questões abaixo:

-Qual(is) foi(foram) o(s) lugar(es) visitado(s)?

-Quem estava com você nessa viagem ou nesse passeio?

-Quais eram as principais características desse(s) lugar(es)?

-Qual(is) foi(foram) o(s) principal(is) acontecimento(s)?

-Em que data o(s) episódio(s) relatado(s) aconteceu (aconteceram0?

-Qual foi a duração do(s) fato(s)?

-Quais foram seus sentimentos e suas sensações?

-Por que você escolheu relatar esse(s) episódio(s)? O que mais marcou você nessa experiência de viagem?


3. Depois de planejar o relato de viagem, comece a escrever!

Obs.: Não é para responder as questões como se fosse um questionário. É para escrever um texto, organizado em parágrafos com estas informações. Coloquei as questões para ajudá-los a ter ideia do que escrever. Podem colocar outras coisas que não estão nas questões. Não existe uma ordem, não é para ficar respondendo as perguntinhas. É para escrever livremente!


4. Utilize adjetivos para caracterizar lugares, situações e sensações que você vivenciou.


Acreditem: a melhor maneira de aprender a escrever é escrevendo.


**Esta Escrita precisa ser envida para mim por e-mail (preferencialmente) ou WhatsApp, pois é uma das avaliações do terceiro bimestre.


Bjs



Meu e-mail:

nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS