Tudo bem com vocês?
Bom dia!!
Daqui para a frente, vocês me ouvirão falar bastante de Recuperação. Vamos retomar conteúdos colocados aqui e conteúdos da sala de aula. Tenho certeza que será importante para fixar tudo o que aprendemos.
Na última aula postada, pedi que lessem (com atenção e, no mínimo, duas vezes!) o texto Os piratas existem! das páginas 140 e 141 do nosso livro de Português. Vocês tiveram um bom tempo para fazerem isso, e acredito que tenham feito. Pois bem... Gostaram do texto? Lemos textos de piratas anteriores a este, textos que retrataram épocas passadas, retirados de livros escritos há muitos anos atrás. Já este texto, é um texto contemporâneo, ou seja, não é um texto antigo e, além disso, é uma história real. A Família schürmann realmente fez estas viagens! Vocês até podem pesquisar sobre esta família!
Para começar, vou pedir que vocês me falem o que acharam do texto: se gostaram, se não gostaram, o que pensam, o que mais gostariam de saber, o que tem de legal ou chato... Enfim, falem o que pensam e sentem sobre este texto em, no mínimo, três linhas. Pois quero uma opinião de vocês. Combinado?
Após opinarem sobre o texto (Se precisarem, leiam-no mais uma vez!), é para ler e responder as 8 questões da página 142. Havendo dúvidas sobre as questões, podem perguntar!
Obs.: Não precisa copiar as perguntas. Respondam no caderno, e me mandem apenas as respostas. Se acharem melhor, podem me mandar as respostas digitadas em documento ou direto no e-mail ou WhatsApp. Por favor, quem não for digitar, faça letra legível, pois tenho enfrentado dificuldades para corrigir as tarefas de alguns!...
Preciso deixar claro o que estamos estudando:
RELATO DE VIAGEM E DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
Copiem no caderno:
O gênero Relato de Viagem não é ficcional. Nele, o autor relata, em primeira pessoa, suas experiências de uma viagem. Para envolver o leitor, o autor apresenta os fatos ocorridos durante esse evento e descrições dos espaços visitados, fornecendo indicações sobre datas e coordenadas geográficas. São dois tipos de Relatos de Viagem:
Relatos de Viagem literários: o autor narra as aventuras vividas e os obstáculos superados em uma viagem.
Relatos de Viagem do cotidiano: são, em geral, publicados em blogs e redes sociais. O autor apresenta informações sobre o lugar visitado, as comidas típicas e os principais pontos turísticos.
O gênero relato de experiência vivida pertence ao domínio social da documentação das experiências humanas e tem por finalidade compartilhar experiências vividas e fatos interessantes.
Caracteriza-se pelo emprego de verbos no passado e pela subjetividade, pois é construído com base no ponto de vista de quem vivenciou os fatos.
Esses relatos podem ser escritos ou orais, caracterizando-se também pelo uso de adjetivos que expressam sentimentos.
Os leitores dos relatos são pessoas interessadas em conhecer mais sobre as experiências de vida de alguém.
ATENÇÃO:
Realmente, é para copiar no caderno as informações acima sobre o Relato de Viagem e Experiência vivida, porque na próxima semana pedirei uma Produção de Texto, onde vocês terão que saber direitinho sobre este assunto. Ok?
Bjs.
Até mais!!
Meu e-mail:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário