Olá queridos do 9 Ano, vamos dar continuidade aos conteúdos de temos estudado no Centro de Mídias e nas aulas remotas.
Professora
Hivana
TEMA: A DITADURA CIVIL-MILITAR E OS PROCESOS DERESISTÊNCIA CONTRA
A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
HABILIDADES:
ð Identificar e
compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
ð Discutir os
processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade
brasileira durante a ditadura civil-militar.
Atividade 04:
Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 2 – páginas 29 a 35.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ð Em
seu caderno, copie os enunciados e responda as atividades: 1, 2 (fazer somente
Etapa 1) e 3.
ð A
atividade 4 desta situação de aprendizagem servirá de apoio e consulta para o
nosso trabalho da Atividade 5 postada logo abaixo.
ð Atividade
deverá ser manuscrita.
ð Fotografar
e enviar por e-mail: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br
ð Não
esquecer de se identificar: nome e número
ð Qualquer
dúvida entrar em contato pelo e-mail ou pelo whatsapp.
ð Prazo
de entrega: 28/09/20
Vamos misturar um pouco de história com
imaginação?
ð Objetivo: Desenvolver um Podcast no formato de
um programa de rádio ativo durante a ditadura militar.
ð Duração mínima: 6 minutos.
ð Deve conter: uma música do período, propaganda
e uma notícia. (fiquem à vontade para desenvolver outros assuntos referentes a
esse período. Usem a imaginação).
ð No caderno do aluno, volume 3, parte 2, a
atividade 4, das páginas 34 e 35 também tem orientações para o desenvolvimento
deste Podcast.
ð Enviar por e-mail ou pelo whatsapp.
ð E-mail: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br
ð Não esquecer de se identificar: nome e número
ð Qualquer dúvida entrar em contato.
ð Prazo de entrega: 02/10/20
Segue algumas
referências para o desenvolvimento da atividade:
O que é
Podcast?
Podcast é uma
forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios
usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de
músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos
assuntos, como política ou o capítulo da novela. Pense no podcast como um blog,
só que ao invés de escrever, as pessoas falam. Podendo ser ouvidos a qualquer
hora, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos
específicos, ou seja, de acordo com as características de cada ouvinte. Além do
mais, esses arquivos podem ser escutados perfeitamente em um player portátil.
Programa de rádio: conceito
Quando nos referimos a um programa de rádio, estamos a fazer
referência a uma série de emissões que se transmite por via radiofónica com uma
certa periodicidade (todos os dias, uma vez por semana, etc.).
Estas
emissões são identificadas por um título e têm certas temáticas em comum. Isto
quer dizer que cada programa trata sobre questões mais ou menos preestabelecidas,
o que implica uma espécie de pacto com os ouvintes. Dentro de um programa de
rádio podem reconhecer-se diversos componentes. Em geral, cada emissão está
segmentada em blocos, que são unidades temáticas separadas entre si por
anúncios publicitários. Estas publicidades permitem obter rendimentos, já que
as empresas pagam para emitir os seus anúncios e, deste modo, difundir as suas
propostas ente os ouvintes do programa. Os programas de rádio podem ser
realizados por um número variável de locutores, animadores, jornalistas e
outros profissionais.
O rádio teve uma importância muito
grande no contexto do golpe e do regime militar. Vários momentos históricos
foram transmitidos por esse meio de comunicação, a ditadura se utilizou dele
para veicular programas oficiais e propagandas, e a resistência contra a
ditadura também passou pelas ondas radiofônicas. Nesse período, o rádio ainda
era parte fundamental do cotidiano da população brasileira.
https://conceito.de/programa-de-radio
https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm
http://memoriasdaditadura.org.br/
http://50anosde64.blogspot.com/2013/11/esta-no-ar-o-golpe-e-o-radio-de-64.html
Referências de leitura:
Livro didático do 8º. Ano: VICENTINO, Claúdio.
Teláris História. 8º. Ano. Ensino Fundamental Anos Finais. São Paulo: Ática,
2018. CAPÍTULOS 11, 12, 13 e 14. Na ausência deste, podem consultar outros.
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