Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ATIVIDADES 4 e 5 – 3º. Bimestre - HISTÓRIA 9º. ANO ABCD

Olá queridos do 9 Ano, vamos dar continuidade aos conteúdos de temos estudado no Centro de Mídias e nas aulas remotas. 

Professora Hivana

TEMA: A DITADURA CIVIL-MILITAR E OS PROCESOS DERESISTÊNCIA CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

HABILIDADES:

ð  Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

ð  Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.

Atividade 04:

Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 2 – páginas 29 a 35.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ð  Em seu caderno, copie os enunciados e responda as atividades: 1, 2 (fazer somente Etapa 1) e 3.

ð  A atividade 4 desta situação de aprendizagem servirá de apoio e consulta para o nosso trabalho da Atividade 5 postada logo abaixo.

ð  Atividade deverá ser manuscrita.

ð  Fotografar e enviar por e-mail: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br

ð  Não esquecer de se identificar: nome e número

ð  Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail ou pelo whatsapp.

ð  Prazo de entrega: 28/09/20

 Atividade 05:

Vamos misturar um pouco de história com imaginação?

ð  Objetivo: Desenvolver um Podcast no formato de um programa de rádio ativo durante a ditadura militar.

ð  Duração mínima: 6 minutos.

ð  Deve conter: uma música do período, propaganda e uma notícia. (fiquem à vontade para desenvolver outros assuntos referentes a esse período. Usem a imaginação).

ð  No caderno do aluno, volume 3, parte 2, a atividade 4, das páginas 34 e 35 também tem orientações para o desenvolvimento deste Podcast.

ð  Enviar por e-mail ou pelo whatsapp.

ð  E-mail: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br

ð  Não esquecer de se identificar: nome e número

ð  Qualquer dúvida entrar em contato.

ð  Prazo de entrega: 02/10/20

Segue algumas referências para o desenvolvimento da atividade:

O que é Podcast?

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela. Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam. Podendo ser ouvidos a qualquer hora, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos, ou seja, de acordo com as características de cada ouvinte. Além do mais, esses arquivos podem ser escutados perfeitamente em um player portátil.

Programa de rádio: conceito

Quando nos referimos a um programa de rádio, estamos a fazer referência a uma série de emissões que se transmite por via radiofónica com uma certa periodicidade (todos os dias, uma vez por semana, etc.).

Estas emissões são identificadas por um título e têm certas temáticas em comum. Isto quer dizer que cada programa trata sobre questões mais ou menos preestabelecidas, o que implica uma espécie de pacto com os ouvintes. Dentro de um programa de rádio podem reconhecer-se diversos componentes. Em geral, cada emissão está segmentada em blocos, que são unidades temáticas separadas entre si por anúncios publicitários. Estas publicidades permitem obter rendimentos, já que as empresas pagam para emitir os seus anúncios e, deste modo, difundir as suas propostas ente os ouvintes do programa. Os programas de rádio podem ser realizados por um número variável de locutores, animadores, jornalistas e outros profissionais.

O rádio teve uma importância muito grande no contexto do golpe e do regime militar. Vários momentos históricos foram transmitidos por esse meio de comunicação, a ditadura se utilizou dele para veicular programas oficiais e propagandas, e a resistência contra a ditadura também passou pelas ondas radiofônicas. Nesse período, o rádio ainda era parte fundamental do cotidiano da população brasileira.


Fontes:

https://conceito.de/programa-de-radio

https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm

http://memoriasdaditadura.org.br/

http://50anosde64.blogspot.com/2013/11/esta-no-ar-o-golpe-e-o-radio-de-64.html

Referências de leitura:

Livro didático do 8º. Ano: VICENTINO, Claúdio. Teláris História. 8º. Ano. Ensino Fundamental Anos Finais. São Paulo: Ática, 2018. CAPÍTULOS 11, 12, 13 e 14. Na ausência deste, podem consultar outros.

 Fiquem bem! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS