ATIVIDADE 02- 3º BIMESTRE – 7º Ano B, C e D
HISTÓRIA
- Prof.
Francisco Alencar
Data
da entrega. Até 16/09/2020
TEMA: A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
NA AMÉRICA PORTUGUESA
TEXTO DE APOIO (APOSTILA:
SP FAZ ESCOLA, CADERNO DO ALUNO, Parte 2, 7º ANO. VOLUME 3. PÁG. 32e 34):
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
- Leia o Capítulo da pág
32 a 34 da Apostila.
- Responda as atividades
das páginas 32 e 34.
- Responda as
atividades: pode ser no CADERNO, (Esta folha deve ser fotografada e enviada por
e-mail ou WhatsApp)
Modelo para
resposta.
Nome________________________________________________Turma________Número_______
Questões.
CADERNO DO ALUNO, Parte 2, 7º ANO. VOLUME 3. Pág. 33
3º Responda em seu caderno as questões abaixo:
1.
No
período colonial, qual era a função dos “homens-bons”? Quem poderia ser
“homem bom”?
2.
Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes
no mapa? Quais são elas? Qual a data apresentada no mapa?
3.
Qual a
função das Câmaras Municipais na formação das vilas e cidades no período
colonial?
4.
Quais destas funções apresentadas continuam a
existindo hoje nas Câmaras Municipais?
CADERNO DO ALUNO, Parte 2, 7º ANO. VOLUME 3. Pág. 34
Vamos observar a
representação cartográfica após a leitura dos textos e realizar a atividade
proposta.
a) Qual é a diferença entre “entradas” e “bandeiras”?
Explique.
b) Qual a importância dessas expedições para a colonização
do Brasil?
c) A partir da análise das representações cartográficas,
explique as principais mudanças nos domínios territoriais de Portugal e
Espanha.
d) Faça uma análise da expansão territorial da colonização
portuguesa no sul do continente americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário