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ESCOLA
ESTADUAL RODRIGUES ALVES
Nome:________________________________
1ª ano ___ –
EJA Nº: ____ Entregar até 01 /09 / 2020
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1°) O que é matéria?
Cite 3 exemplos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2°) Determine a
densidade de um material que possui massa 150 g e ocupa um volume de 50 cm3.
3°) Qual é a principal
diferença entre os fenômenos físicos e químico?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4º) Cite 1 exemplo de um
fenômeno físico e 1 exemplo de um fenômeno químico.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5°) A matéria pode se
apresentar, basicamente, em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Sabemos que a matéria pode mudar de estado, dependendo do fornecimento ou
retirada de energia. Quando uma substância está no estado líquido e muda para o
gasoso, dizemos que ela sofreu:
a) sublimação.
b) vaporização.
c) fusão.
d) liquefação.
e) condensação.
6°) Conhecidos os pontos de
fusão e de ebulição de uma substância à pressão de 1 atm, é possível prever seu
estado físico em qualquer temperatura, o que auxilia o desenvolvimento de
métodos de separação de misturas em laboratório e na indústria. Assim, se a temperatura
da substância estiver
a) abaixo do seu ponto de fusão, ela se encontra no estado
líquido.
b) acima do seu ponto de ebulição, ela se encontra no estado
sólido.
c) acima do seu ponto de fusão, ela se encontra no estado
sólido.
d) entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição, estará no
estado gasoso.
e) entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição, estará no
estado líquido.
7°) Durante uma aula
prática de Química, um estudante registrou a variação da temperatura da água pura
em função do tempo e, com os dados obtidos, elaborou o gráfico que mostra uma
mudança de fase.
A mudança de estado físico verificada
pelo estudante é denominada:
a) fusão.
b) ebulição.
c) condensação.
d) solidificação.
e) n.d.a.
8°) Analise a tabela
abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de
pressão, das substâncias a seguir.
Substância
|
PF (°C)
|
PE (°C)
|
Cloro
|
-101,0
|
-34,6
|
Flúor
|
-219,6
|
-188,1
|
Bromo
|
-7,2
|
58,8
|
Mercúrio
|
-38,8
|
356,6
|
a) Qual o estado físico do cloro a uma temperatura de
-30°C? ______________________.
b) Qual o estado físico do flúor a uma temperatura de -150°C? _____________________.
c) Qual o estado físico do
bromo a uma temperatura de 19°C? _____________________.
d) Qual o nome da mudança de estado
físico quando o mercúrio atingir a temperatura de -38,8°C partindo de uma
temperatura de – 50°C? ____________________________.
Links para vocês
assistirem sobre os conteúdos abordados na atividade:
Ø https://youtu.be/XCZyx2IHdxA
Ø https://youtu.be/qgo2fQiJdGQ
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