Prof Márcia - 9ºs A, B, C e D
As atividades desta semana se referem à aula da semana passada do Centro de Mídias.
Assistam as aulas, geralmente elas são dadas às quintas e sextas-feiras às 15:30.
e-mail para entrega: portuguesra@gmail.com
Data da entrega: 10/07/2020
obs.: Coloquem o nome, número e série.
DIFERENÇA
ENTRE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
No texto escrito, entender os conceitos de frase,
oração e período é de extrema importância, pois a estrutura dos textos é formada
por eles. Você sabe o que são cada um deles? Pois bem, neste post vamos
explicar o que são e como você deve usá-los para escrever com cada
vez mais clareza. Vamos lá?
O que é uma frase?
Frase é um emaranhado de
palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo
para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo,
alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos,
mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
O que é uma oração?
Oração é toda construção
linguística que contém um verbo ou uma locução verbal. Opa! Mas não acabamos de
dizer que a frase também pode conter verbos?
Pois bem, dentro de uma
frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de
ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.”
Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma
oração.
A questão aqui é que não
necessariamente essa oração, sozinha, faz sentido. Muitas vezes, ela depende de
outros elementos que se encontram dentro da frase para isso.
E quando pensamos
num texto, muito facilmente
teremos frases com muitos verbos, certo? É aí que temos um período.
O que é um período?
Período é uma frase que
tem uma oração ou mais, por exemplo: “Assim que ela chegou, apresentou as
novas ações a serem executadas.”. Note que há 3 verbos;
portanto, temos mais de uma oração.
Essa estrutura sintática,
então, reúne orações e tem sentido completo. Os períodos se subdividem em
simples e composto. O primeiro é formado por apenas uma oração, já o segundo
por mais de uma.
Exemplos:
Maria está doente e
hoje não vai para a escola. (período composto por duas orações, há dois
verbos)
Os meus pais ontem chegaram
com uma pizza para o jantar, comemos e fomos dormir.(período composto
por três orações, há dois verbos e uma locução verbal).
ATIVIDADE SOBRE FRASE,ORAÇÃO e
PERÍODO
1. Leia os enunciados abaixo e classifique em FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!
b) Ele chutou
a porta.
c) Coitadinho
do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!
d) O povo
odeia os governantes corruptos.
e)
Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.
f) Coragem,
companheiro!
g) Que voz
estranha!
h) A lanterna
produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.
i) Luizinho,
não!
j) As risadas
não eram normais.
k) Que alívio,
meu Deus!
l) Mano, que
golaço!
m) Vocês
assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
n) Em vez de nadar,
preferiram jogar bola.
o) O futebol
povo paixão pelo tem brasileiro.
p) Correram
para a garagem e entraram no carro.
q) O sobre
verde era gramado céu.
r) Clara
passeava com as crianças no jardim.
s) Mão
Luizinho trêmula.
t) Fui, vim e
venci.
u) Sois anjo
que me tenta e não me guarda.
v) Diga logo
se vai poder sair hoje comigo.
2. Leia o
texto e responda o que se pede:
COMEU
Ela comeu meu
coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu
coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)
(Caetano Veloso)
a) De que
forma é estruturado esse texto? (prosa ou verso)
b) Sobre o que
trata o texto?
c) As palavras
que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?
d) Quantos e
quais são os verbos que aparecem no texto?
e) Quantas
orações há nesse texto?
3. Leia os
enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para
oração e P para período.
(
) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
(
) Saída de emergência.
(
) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
(
) Apague a luz.
(
) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade,
especialmente a região central.
(
) Parabéns por tudo.
(
) Que comportamento agressivo!
(
) Agora, por favor!
(
) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda não
foi entregue.
4. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero
textual é esse?
b) Qual a sua
finalidade?
c) O
enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser
classificado como frase, oração ou período?
d) Por que o
enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase?
e) Por que o
enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração?
5. Examine o
texto abaixo e faça o que se pede:
Certo dia, um
cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo
disse:
– Se ele
amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!
O porco
escutando, correu e foi avisar ao cavalo:
– Amigão!
Levanta, véi, senão vão te matar.
O cavalo
rapidamente levantou!
O dono, pela
manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos:
– Vamos matar
o porco para comemorar. Êbaaaa!!!
(https://muitobacana.com/piadas-do-tiririca/)
a) Que lição
podemos tirar desta história?
b) Quantas
orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna
e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse"?
c) Quantas
orações há no período: "O porco escutando, correu e foi avisar ao
cavalo" ?
d) O enunciado
“Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período?
e) Explique
com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que
sacrificá-lo!” é um período.
6. Analise o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
a) A partir do
texto escrito, compreende-se que as embalagens sempre são as mesmas.
b) O anúncio
pretende promover um serviço para os consumidores.
c) O texto
escrito é composto por um período formado por duas orações.
d) Há dois
verbos compondo orações.
e) O anuncio é
construído partir de frases nominais, fazendo uma comparação entre e o passado
e o presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário