Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2020

HISTÓRIA - 6ºs Anos A, B, C e D


AVISO



Hoje gostaria apenas de lembrá-los que o bimestre está terminando. Neste 2º Bimestre postei 4 atividades avaliativas. Aqui no BLOG, no CLASSROON e no WHATSAPP.
Espero as devolutivas de vocês pelo CLASSROON ou pelos E-MAILS: historia.rodriguesalves@gmail.com ou cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
até 22/07 – próxima quarta-feira, para ter uma semana para corrigir e fechar nota. As atividades enviadas após está data não poderão ser consideradas para este bimestre, por isso ATENÇÃO ao prazo.
Estou colocando uma atividade final – RECUPERAÇÃO CONTÍNUA – para aqueles que julgarem impossível fazer todas as atividades pedidas. Esta atividade também pode ser feita pelos que estão com a vida em dia, como NOTA EXTRA.
Quero alertá-los também sobre um problema recorrente. Muitos alunos reclamaram que ao clicar para responder as atividades o CLASSROON pede autorização. Isto só vai acontecer se você estiver logando com outro gmail. Use o e-mail institucional.
Bjs
Professora Cristiane - HISTÓRIA




POSTAGEM 5 – 13/07/20
RETOMADA DE TEMAS: As Principais Civilizações Antigas na África, Oriente Médio e América

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos).

HABILIDADES: EF6HI07A, EF6HI07B

ROTEIRO DE ATIVIDADES:
- Leia ou releia os Capítulos do livro didático que seguem:
·         Capítulo 3 – O POVOAMENTO DA AMÉRICA: POVOS E SOCIEDADES
·         Capítulo 4 – A ANTIGA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
·         Capítulo 6 – AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
- Realize a atividade de testes proposta como AVALIAÇÃO CONTÍNUA 5


PRAZO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: até 22/07
 
Nome:_________________________________ Nº:_____ Ano/Turma: _____

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA ou NOTA EXTRA
2º Bimestre

Tema: AS PRINCIPAIS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS NA ÁFRICA, ORIENTE MÉDIO E AMÉRICA

TESTE 1 – Mesopotâmia
Sobre o código de Hamurábi, é correto afirmar que:
a) a função da pena é sujeitar o condenado a um castigo equivalente ao dano por ele praticado.
b) a pena dada não era prisão, mas as quantidades de chibatadas dadas conforme a gravidade do crime.
c) o condenado era preso em um calabouço até o fim de sua vida, comendo pão e água somente.
d) havia apenas duas leis que levavam o condenado à morte: roubar e matar.
e) todos deviam respeito ao rei e, caso descumprissem, eram condenados à morte.

TESTE 2 – Egito
Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
a) A existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
b) A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c) A presença do deserto do Saara, que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
d) O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
e) A ausência de divisão social, o que facilitava a vida de todos, inclusive no campo e na cidade, onde se desenvolvia um grande comércio graças às riquezas do rio Nilo.

TESTE 3 – Astecas
Os Astecas utilizaram, entre outras técnicas para a produção de alimentos, as Chinampas, que eram:
a) Plataformas flutuantes onde os astecas plantavam.
b) A principal moeda do Império.
c) Eram os guerreiros do Império.
d) O nome dado, em língua indígena, aos homens brancos.
e) Eram as moradas dos deuses cultuados pelos astecas.


TESTE 4 – Maias
A imagem abaixo mostra um calendário Maia. Sobre ele, é correto dizer que:

a) A única coisa perceptível é a capacidade artística da sociedade maia.
b) O formato do calendário revela que eles tinham uma percepção cíclica do tempo.
c) O formato do calendário revela que eles tinham uma percepção linear do tempo.
d) A letras A, B e C estão corretas.
e) A letras A, B e C estão incorretas.

TESTE 5 – Incas
O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada (divididas em estados), e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.
A principal característica da sociedade inca era a:
b)  Grande desigualdade social, proporcionada pela ação de um governo autoritário.

c) A grande igualdade, possibilitada pela boa distribuição de terras e recursos pelo Estado.
d) Existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito
e) Todas estão incorretas.
COLOQUE V (para sentenças verdadeiras) e F (para sentenças falsas):
a) A Mesopotâmia pode ser considerada a primeira civilização da História. (    )
b) No Egito, a morte era desconsiderada e os mortos enterrados sem nenhum ritual específico. (    )
c) A capital asteca, Tenochtitlán, impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. (    )
d) A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde aos Andes peruanos. 
(    )
e) Cuzco era a capital do Império Inca. Na língua dos Incas, Cuzco significa “umbigo do Mundo”. (    )




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS