AVISO
Hoje gostaria apenas de
lembrá-los que o bimestre está terminando. Neste 2º Bimestre postei 4
atividades avaliativas. Aqui no BLOG, no CLASSROON e no WHATSAPP.
Espero as devolutivas de
vocês pelo CLASSROON ou pelos E-MAILS: historia.rodriguesalves@gmail.com
ou cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
até 22/07 – próxima quarta-feira,
para ter uma semana para corrigir e fechar nota. As atividades enviadas após
está data não poderão ser consideradas para este bimestre, por isso ATENÇÃO ao
prazo.
Estou colocando uma
atividade final – RECUPERAÇÃO CONTÍNUA – para aqueles que
julgarem impossível fazer todas as atividades pedidas. Esta atividade também
pode ser feita pelos que estão com a vida em dia, como NOTA EXTRA.
Quero alertá-los também
sobre um problema recorrente. Muitos alunos reclamaram que ao clicar para
responder as atividades o CLASSROON pede autorização. Isto só vai acontecer se
você estiver logando com outro gmail. Use o e-mail institucional.
Bjs
Professora Cristiane -
HISTÓRIA
POSTAGEM
5 – 13/07/20
RETOMADA DE TEMAS: As Principais Civilizações Antigas na África, Oriente
Médio e América
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e
nas Américas (pré-colombianos).
HABILIDADES: EF6HI07A,
EF6HI07B
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
- Leia ou releia os
Capítulos do livro didático que seguem:
·
Capítulo
3 – O POVOAMENTO DA AMÉRICA: POVOS E SOCIEDADES
·
Capítulo
4 – A ANTIGA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
·
Capítulo
6 – AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
- Realize a atividade de
testes proposta como AVALIAÇÃO CONTÍNUA 5
PRAZO
PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: até 22/07
Nome:_________________________________
Nº:_____ Ano/Turma: _____
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA ou NOTA EXTRA
Tema: AS PRINCIPAIS
CIVILIZAÇÕES ANTIGAS NA ÁFRICA, ORIENTE MÉDIO E AMÉRICA
TESTE
1 – Mesopotâmia
Sobre
o código de Hamurábi, é correto afirmar que:
a)
a função da pena é sujeitar o condenado a um castigo equivalente ao dano por
ele praticado.
b)
a pena dada não era prisão, mas as quantidades de chibatadas dadas conforme a
gravidade do crime.
c)
o condenado era preso em um calabouço até o fim de sua vida, comendo pão e água
somente.
d)
havia apenas duas leis que levavam o condenado à morte: roubar e matar.
e)
todos deviam respeito ao rei e, caso descumprissem, eram condenados à morte.
TESTE
2 – Egito
Qual
fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na
antiguidade?
a)
A existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens,
a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
b)
A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c)
A presença do deserto do Saara, que favoreceu o estabelecimento de aldeias na
região.
d)
O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no
território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
e)
A ausência de divisão social, o que facilitava a vida de todos, inclusive no
campo e na cidade, onde se desenvolvia um grande comércio graças às riquezas do
rio Nilo.
TESTE
3 – Astecas
Os
Astecas utilizaram, entre outras técnicas para a produção de alimentos, as
Chinampas, que eram:
a)
Plataformas flutuantes onde os astecas plantavam.
b)
A principal moeda do Império.
c)
Eram os guerreiros do Império.
d)
O nome dado, em língua indígena, aos homens brancos.
e)
Eram as moradas dos deuses cultuados pelos astecas.
TESTE
4 – Maias
A imagem abaixo mostra um
calendário Maia. Sobre ele, é correto dizer que:
a) A única coisa
perceptível é a capacidade artística da sociedade maia.
b) O formato do
calendário revela que eles tinham uma percepção cíclica do tempo.
c) O formato do
calendário revela que eles tinham uma percepção linear do tempo.
d) A letras A, B
e C estão corretas.
e) A letras A, B
e C estão incorretas.
TESTE
5 – Incas
O
Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do
Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade
sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente
estratificada (divididas em estados), e composta por imperadores, nobres,
sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados.
A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura,
principalmente o cultivo da batata e do milho.
A
principal característica da sociedade inca era a:
b) Grande desigualdade
social, proporcionada pela ação de um governo autoritário.
c) A grande igualdade, possibilitada pela
boa distribuição de terras e recursos pelo Estado.
d) Existência de mobilidade social, o que levou à
composição da elite pelo mérito
e) Todas estão
incorretas.
COLOQUE
V (para sentenças verdadeiras) e F (para sentenças falsas):
a)
A Mesopotâmia pode ser considerada a primeira civilização da História. ( )
b)
No Egito, a morte era desconsiderada e os mortos enterrados sem nenhum ritual
específico. ( )
c)
A capital asteca, Tenochtitlán,
impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número
entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções.
( )
d)
A civilização maia, floresceu
na região que hoje corresponde aos Andes peruanos.
( )
e)
Cuzco era a capital do Império
Inca. Na língua dos Incas, Cuzco significa “umbigo do Mundo”. ( )
Nenhum comentário:
Postar um comentário