Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
|
|
Professor: RENATO SAIFI
|
Disciplina: SOCIOLOGIA
|
Classes: 3º ANO B, C e D
|
Data: 09 a 26 de JUNHO
|
Objetivo da aula: Entender os direitos e deveres do cidadadão, constituição
e cidadania.
|
|
Habilidade da aula:
- Comparar, diferenciar, grupos sociais e sociedade
na historia.
- Classificar atitudes, ações, fatos e valores.
- Desenvolver a comparação e observação
crítica
|
|
Conteúdo da aula: Direitos e Constituição e Cidadania
|
|
Roteiro da atividade: Ler o texto " Cidadania Direitos e Devers", e responder as perguntas do exercício.
Veja o video do
apresentador Antonio Abujamra (1932-2015) do link 2, para pensar, refletir.
CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES.
O termo
cidadania tem origem etimológica no latim “civitas”, que significa "cidade". Estabelece um
estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente
articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e
obrigações, que estão registrados em um documento, que se chama Constituição.
Em
diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média,
o conceito de cidadão foi mudando: Em Atenas significava que poderia votar
aquele que nasceu naquela cidade, de determinado sexo ou idade. Também no
Brasil tem direito a voto quem tem mais de 16 anos, e apenas homens tem
direito a voto ate 1932. Somente com a aprovação de nova lei eleitoral, em
1932, que as mulheres em todo o Brasil conseguiram alcançar o direito a
participar do mundo político.
Quais
são os direitos e deveres do cidadão brasileiro?
Direitos
Saúde,
segurança, educação, moradia, trabalho, lazer, previdência social,
alimentação, transporte e proteção à maternidade e à infância.
Ninguém
é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Ninguém
deve ser submetido à tortura nem a
tratamento desumano ou degradante.
A
manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
A
liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos
locais de culto e a suas liturgias.
Deveres
Votar
em escolher os governantes.
Cumprir
as leis.
Respeitar
os direitos sociais de outras pessoas.
Educar
e proteger os semelhantes.
Proteger a natureza.
Proteger
o patrimônio público e social do país.
Colaborar
com as autoridades.
Promover o bem de todos, sem preconceitos
de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Qual a importância
da cidadania?
É importante como consciência sobre esses direitos e deveres e, claro,
a ação de exercê-los. As pessoas devem protestar quando forem impedidas de
exercer seus direitos de deveres.
Sendo assim, a cidadania é importante, em primeiro lugar, no âmbito
individual.
Pois, conhecendo seus direitos, o cidadão não se deixa subjugar e
reage às injustiças sobre ele e sobre as pessoas ao seu redor.
Depois, a ideia de cidadania vai do individual para o coletivo, pois o
indivíduo entende que seus atos têm impacto na coletividade, para o bem e
para o mal.
Se ele faz algo que seja bom para ele próprio, mas prejudica o bem
comum da sua comunidade, não está sendo um bom cidadão.
Quando ele pratica um ato de cidadania, por outro lado, essa ação
transforma a comunidade em que ele vive o que se reflete em benefícios para
ele próprio.
Exemplos
de cidadania
Votar.
A Lei da Ficha
Limpa é um excelente exemplo de exercício de cidadania, pois foi originada de
um projeto de lei de iniciativa popular, que contou em sua apresentação com
cerca de 1,6 milhão de assinaturas.
Mutirões de
limpeza
Quando uma
entidade beneficente, associação de bairro ou grupo de pessoas qualquer
organiza um mutirão para limpar um local público, está zelando pela natureza
e pelo patrimônio do país.
Socorrer uma
vítima de acidente
Se você vê uma
pessoa se acidentando, é seu dever ajudar no que for possível, seja chamando
um serviço de atendimento médico ou prestando os primeiros socorros.
Utilizar o
sistema público de saúde e de ensino é exercer seus direitos, sua cidadania.
A Constituição
Federal estabelece a saúde e a educação como um dos direitos sociais de todos
os brasileiros.
Democracia
e cidadania
Os direitos de cidadão estão intimamente ligados aos processos
democráticos, afinal, o cidadão não poderá exercer os seus direitos plenos
vivendo em um governo de repressão ou ditatorial, pois o governo de ditadura
não respeita os direitos constitucionais. Da mesma forma, a participação
crítica e consciente do cidadão nos assuntos do país ajuda a fortalecer o
debate, que é tão importante para o fortalecimento da democracia.
BIBLIOGRAFIA – FONTES
Link 1
Link 2
https://youtu.be/ke7ezAyVKj8
-
EXERCÍCIO
Após ler o
texto” CIDADANIA, DIREITO E DEVERES”, responda as seguintes
questôes:
1) Cite
três direitos que são respeitados e
três direitos que não são respeitados
2) Cite
dois deveres que você respeita e dois direitos que você não respeita .
3) Mesmo havendo lei contra racismo e preconceito,
ainda se observa no Brasil atos públicos de preconceito racial .
Veja a matéria sobre casos de preconceito no link
1 Escolha um caso e faça um comentário
sobre o caso escolhido de pelo menos
três linhas
4) Em
2016 um deputado federal, fez um voto na assembleia federal, em homenagem a
CARLOS ALBERTO BRILHANTE ULSTRA, um torturador condenado pela justiça por sequestro e tortura, em 2008, por decisão em primeira instância do
juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo.
O que diz a constituição a respeito da tortura? Em
sua opinião, prestar homenagem a um torturador é um ato que respeita a
constituição?
5) Porque não é possível ao cidadão exercer seus
direitos em um governo ditatorial, em uma ditadura ?
|
|
Informações adicionais sobre a elaboração e
entrega das atividades:
1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO
2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA
|
|
Data máxima da entrega: 26/06/2020
|
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com
|
Total de visualizações de página
Páginas
quarta-feira, 17 de junho de 2020
SOCIOLOGIA Professor: RENATO SAIFI Classes: 3º ANO B, C e D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário