EE Rodrigues
Alves
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Professor:
RENATO SAIFI
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Disciplina:
SOCIOLOGIA
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Classes:
2º ANO A, B, C e D
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Data:
10 a 26 de JUNHO
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Objetivo
da aula: Métodos de trabalho na indústria
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Habilidade da aula:
- Comparar, diferenciar, agrupar, atividades laborais.
-
Classificar atitudes, ações, fatos e valores, métodos.
- Desenvolver a comparação e
observação crítica
- Identificar o contexto
histórico que possibilitou o surgimento
da Industrialização.
- Perceber as características do
modelo de produção industrial fordista e taylorista e toyotista.
- Uso dos métodos de trabalho
fabris alocados em diversos setores da economia.
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Conteúdo
da aula: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
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Roteiro da
atividade:
1-Ler o texto "METODO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA".
2-Assistir o filme que
indica o link 1.
3-Responder as questões
do exercício
3- Assistir o filme que
indica o link 2 para refletir sobre a robotização e emprego.
METODO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA
No início da industrialização, o trabalho do artesão que
realizava todas as etapas do trabalho para fabricar um produto, como por
exemplo, um sapato (cortar o couro, costurar, pregar a sola etc.) vai sendo
substituído aos poucos por máquinas que cortam, furam e costuram o couro.
Essas máquinas, na medida em que são criadas, são operadas por funcionários
que vão sendo treinados e especializados.
Mas
operários, máquinas, matéria-prima etc. não estavam alinhados para a alta produção
como hoje. Esse alinhamento se deu no passar do tempo, através de técnicas
que veremos em seguida.
Frederick Taylor (1856-1915), americano, trabalhou como
operário e depois como engenheiro em diversas fábricas. Passou a estudar
maneiras de melhorar o rendimento de cada trabalhador, bem como buscar com o
objetivo de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para produzir. Suas
Ideias ficaram conhecidas como Taylorismo Veja dois princípios do Taylorismo:
1) Princípio da preparação dos trabalhadores: Era preciso selecionar os
operários segundo suas aptidões e, assim, aperfeiçoá-los por meio de
treinamentos, buscando uma execução de tarefas mais eficiente.
2) Princípio da execução: Distribuição das responsabilidades e funções
de cada operário a fim de manter a produção sob controle e os trabalhadores
disciplinados.
O Taylorismo visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de
forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de
aprendizado. Taylor dividiu a execução do trabalho em movimentos individuais,
analisar para determinar quais eram essenciais e cronometrava os funcionários
realizando suas funções.
Após Taylor, o
empresário Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company,
estabeleceu um eficiente modelo desenvolvido segundo as necessidades de
expansão da indústria automobilística, conhecido como Fordismo. Para tanto, concebeu a chamada linha de produção que
era composta. por vários princípios.
Vamos citar apenas dois:
1) Uma esteira rolante que movimentava o produto fabricado. A cada
movimento, um operário desempenhava uma pequena parcela da montagem do
produto industrial.
2) Parcelamento de tarefas: cada trabalhador faz apenas uma tarefa,
sempre do mesmo jeito, com controle rigoroso do tempo e dos gestos gastos na
tarefa. O trabalhador se torna um apêndice
da máquina, pois pode ser substituído como uma peça da máquina.
O objetivo do fordismo e do taylorismo era organizar a
produção diminuir os custos e aumentar os lucros. O modelo Ford T que em
1908, custava 850 dólares, em 10 anos caiu para 300 dólares.
Nos anos 50, Taiichi Ohno, então diretor da empresa Toyota
e Sakichi Toyoda, em visita aos Estados Unidos, perceberam um grande problema
nos modelos Fordista e Taylorista: o desperdício de recursos. Assim, Ohno
ampliou o conceito do mecanismo criado por Toyoda e desenvolveu toda uma
cultura e práticas que visavam não só eliminar tudo o que não agregasse valor
ao produto, mas também produzi-lo com qualidade, entendendo a qualidade como
uma produção com zero defeito. Outra característica importante do Sistema
Toyota de Produção é o método “Just In Time” (ou “bem na hora” ou “na hora
exata” em tradução livre do inglês). Ele implica em um processo de fluxo
contínuo em que as partes necessárias à produção chegam à quantidade e no
momento exato em que são requisitadas. Isso ficou conhecido como Toyotismo, pois desenvolvido na
fabrica de veículos Toyota.
Nas foto acima, em uma linha de montagem, cada
trabalhador insere uma peça no veículo,
Então, o operário
pouco qualificado, alinhado junto à esteira para montagem do automóvel, é
também uma pequena peça naquela linha de produção. Como sabemos, esse modelo
foi bastante alterado. Nos dias de hoje, a fábrica está bem equipada com
operários cada vez mais qualificados, mas em número bem reduzido. O mundo do
trabalho hoje exige cada vez mais do trabalhador, assim como, devido às
máquinas, precisa menos dele.
BIBLIOGRAFIA – FONTES
SOUSA, Rainer Gonçalves.
"Fordismo e Taylorismo"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fordismo-taylorismo.htm. Acesso em
11 de junho de 2020.
SOUSA, Rafaela. "Taylorismo";
Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm.
Acesso em 11 de junho de 2020.
LINKS
Link 1 – Trecho do filme Tempos Modernos de
Charles Chaplin
Link 2 – Trecho da linha de produção de
carros da Mercedez Benz, com robôs e trabalhadores.
https://youtu.be/TXHnAvli3Ck
EXERCÍCIO
Após ler o texto "método de trabalho na indústria", responda as seguintes questões:
1) Citar
os dois princípios do taylorismo.
2) Citar dois princípios da linha de produção criada por Henry Ford.
3) O que significa apêndice?
4) Porque se pode dizer que o
trabalhador se tornou um apêndice da máquina?
5) Descreva qual cena do trecho do
filme, que ilustra a situação do trabalhador submetido ao fordismo ou ao taylorismo.
6) O principio do Fordismo de atribuir
uma única tarefa ao trabalhador sempre do mesmo jeito, com controle rigoroso
do tempo, já foi adotado em outros setores da economia como
telemarketing, cozinha de rede de restaurantes e lanchonetes, fábrica de
roupas, programação de aplicativos, fabrica de tecidos, consulta médica e
outros.
Qual o motivo para esses diversos
setores economia descritos acima, adotar o principio do fordismo?
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Informações
adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:
1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO
2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME,NÚMERO E TURMA
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Data
da entrega: 26/06/2020
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E
mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com
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sábado, 13 de junho de 2020
SOCIOLOGIA - PROF RENATO - 2º ANO A, B, C e D
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