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sábado, 13 de junho de 2020

SOCIOLOGIA - PROF RENATO - 2º ANO A, B, C e D


EE Rodrigues Alves
Professor: RENATO SAIFI
Disciplina: SOCIOLOGIA
Classes: 2º ANO A, B, C e D
Data: 10 a 26 de JUNHO
Objetivo da aula: Métodos de trabalho na indústria
Habilidade da aula:
- Comparar, diferenciar, agrupar, atividades laborais.
 - Classificar atitudes, ações, fatos e valores, métodos.
 - Desenvolver a comparação e observação crítica
  - Identificar o contexto histórico que possibilitou o        surgimento da Industrialização.
 - Perceber as características do modelo de produção industrial fordista e taylorista e toyotista.
 - Uso dos métodos de trabalho fabris alocados em diversos setores da economia.
Conteúdo da aula: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
Roteiro da atividade:
1-Ler o texto "METODO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA".
2-Assistir o filme que indica o link 1.
3-Responder as questões do exercício
3- Assistir o filme que indica o link 2 para refletir sobre a robotização e emprego.

METODO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA
No início da industrialização, o trabalho do artesão que realizava todas as etapas do trabalho para fabricar um produto, como por exemplo, um sapato (cortar o couro, costurar, pregar a sola etc.) vai sendo substituído aos poucos por máquinas que cortam, furam e costuram o couro. Essas máquinas, na medida em que são criadas, são operadas por funcionários que vão sendo treinados e especializados.
            Mas operários, máquinas, matéria-prima etc. não estavam alinhados para a alta produção como hoje. Esse alinhamento se deu no passar do tempo, através de técnicas que veremos em seguida.
Frederick Taylor (1856-1915), americano, trabalhou como operário e depois como engenheiro em diversas fábricas. Passou a estudar maneiras de melhorar o rendimento de cada trabalhador, bem como buscar com o objetivo de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para produzir. Suas Ideias ficaram conhecidas como Taylorismo Veja dois princípios do Taylorismo:
1) Princípio da preparação dos trabalhadores: Era preciso selecionar os operários segundo suas aptidões e, assim, aperfeiçoá-los por meio de treinamentos, buscando uma execução de tarefas mais eficiente.
2) Princípio da execução: Distribuição das responsabilidades e funções de cada operário a fim de manter a produção sob controle e os trabalhadores disciplinados.
O Taylorismo visava alcançar a fragmentação máxima do trabalho, de forma a minimizar os movimentos e tarefas supérfluas, bem como o tempo de aprendizado. Taylor dividiu a execução do trabalho em movimentos individuais, analisar para determinar quais eram essenciais e cronometrava os funcionários realizando suas funções.
 Após Taylor, o empresário Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, estabeleceu um eficiente modelo desenvolvido segundo as necessidades de expansão da indústria automobilística, conhecido como Fordismo. Para tanto, concebeu a chamada linha de produção que era composta. por vários princípios. Vamos citar apenas dois:
1) Uma esteira rolante que movimentava o produto fabricado. A cada movimento, um operário desempenhava uma pequena parcela da montagem do produto industrial.
2) Parcelamento de tarefas: cada trabalhador faz apenas uma tarefa, sempre do mesmo jeito, com controle rigoroso do tempo e dos gestos gastos na tarefa. O trabalhador se torna um apêndice da máquina, pois pode ser substituído como uma peça da máquina.
O objetivo do fordismo e do taylorismo era organizar a produção diminuir os custos e aumentar os lucros. O modelo Ford T que em 1908, custava 850 dólares, em 10 anos caiu para 300 dólares.
Nos anos 50, Taiichi Ohno, então diretor da empresa Toyota e Sakichi Toyoda, em visita aos Estados Unidos, perceberam um grande problema nos modelos Fordista e Taylorista: o desperdício de recursos. Assim, Ohno ampliou o conceito do mecanismo criado por Toyoda e desenvolveu toda uma cultura e práticas que visavam não só eliminar tudo o que não agregasse valor ao produto, mas também produzi-lo com qualidade, entendendo a qualidade como uma produção com zero defeito. Outra característica importante do Sistema Toyota de Produção é o método “Just In Time” (ou “bem na hora” ou “na hora exata” em tradução livre do inglês). Ele implica em um processo de fluxo contínuo em que as partes necessárias à produção chegam à quantidade e no momento exato em que são requisitadas. Isso ficou conhecido como Toyotismo, pois desenvolvido na fabrica de veículos Toyota.







           Nas foto acima, em uma linha de montagem, cada trabalhador insere uma peça no veículo,
            Então, o operário pouco qualificado, alinhado junto à esteira para montagem do automóvel, é também uma pequena peça naquela linha de produção. Como sabemos, esse modelo foi bastante alterado. Nos dias de hoje, a fábrica está bem equipada com operários cada vez mais qualificados, mas em número bem reduzido. O mundo do trabalho hoje exige cada vez mais do trabalhador, assim como, devido às máquinas, precisa menos dele.















 BIBLIOGRAFIA – FONTES

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Fordismo e Taylorismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fordismo-taylorismo.htm. Acesso em 11 de junho de 2020.
SOUSA, Rafaela. "Taylorismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm. Acesso em 11 de junho de 2020.
 

LINKS
Link 1 – Trecho do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin


Link 2 – Trecho da linha de produção de carros da Mercedez Benz, com robôs e trabalhadores.

https://youtu.be/TXHnAvli3Ck



EXERCÍCIO
Após ler o texto "método de trabalho na indústria", responda as seguintes questões:
1) Citar  os dois princípios do taylorismo.
2) Citar dois princípios da  linha de produção criada por Henry Ford.
3) O que significa apêndice?
4) Porque se pode dizer que o trabalhador se tornou um apêndice da máquina?
5) Descreva qual cena do trecho do filme, que ilustra a situação do trabalhador submetido ao fordismo ou ao taylorismo.
6) O principio do Fordismo de  atribuir uma única tarefa ao trabalhador sempre do mesmo jeito, com controle rigoroso do tempo, já foi adotado em outros setores da economia como telemarketing, cozinha de rede de restaurantes e lanchonetes, fábrica de roupas, programação de aplicativos, fabrica de tecidos, consulta médica e outros.
Qual o motivo para esses diversos setores economia descritos acima, adotar o principio do fordismo?
7) O que significa para você a imagem abaixo ?






Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:
1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO
2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME,NÚMERO E TURMA
Data da entrega: 26/06/2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com


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