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segunda-feira, 15 de junho de 2020

PLANO DE AULA E TRABALHO DE QUÍMICA - 2°EJA - PROF. CÉSAR


Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: César R. Geraldo
Disciplina: Química
Classes: 2°MA, 2°MB e 2°MC
Data: 15 a 19 de junho
Objetivo da aula: Compreender as funções inorgânicas (Sais e Óxidos) e avaliar a Química e suas tecnologias, sob o ponto de vista ambiental e ético, para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito, defendendo a qualidade de vida.
Habilidade da aula: Representar as substâncias e as transformações químicas a partir dos códigos, símbolos e expressões próprias da Química.
Conteúdo da aula:Funções inorgânicas – Sais e Óxidos.
Roteiro da atividade: O(a) aluno (a) deverá assistir os vídeos sugeridos abaixo e finalizar respondendo as questões da atividade elaborada pelo professor.
Links para vocês assistirem sobre os conteúdos abordados na atividade:
https://youtu.be/xLzBq9U54Ag
https://youtu.be/FQfPXdVTQ-0
https://youtu.be/NS0-M8f00j8
Data da entrega:30/06/2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:



ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES
Nome:________________________________



                       ATIVIDADE AVALIATIVA DE QUÍMICA – 2º Bimestre
                 Professor: CÉSAR R. GERALDO
 
2° ano ___ – EJA     Nº: ____   Data: 15 /06 / 2020  





Olá meus queridos alunos! Para vocês fazerem essa atividade, segue alguns links para vocês assistirem, os quais ajudaram vocês para sua realização. Utilize também uma tabela de ânions que está localizada na última página da atividade.  Um grande abraço............. Prof. César

Links:
https://youtu.be/xLzBq9U54Ag
https://youtu.be/FQfPXdVTQ-0
https://youtu.be/NS0-M8f00j8

https://youtu.be/boVbyQCXSg8
QUESTÕES:


1°) Analise a reação a seguir:   HCl + NaOH ® NaCl + H2O
Pela Teoria de Arrhenius,  HCl, NaOH e NaCl são classificados, respectivamente, como:
a) Ácido, base e sal.   
b) Ácido, ácido e base.   
c) Base, ácido e sal.   
d) Base, sal e ácido.   
e) Base, ácido e ácido.   

2°) Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos. A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa. A fórmula química desse óxido corresponde a:
a) CO2   
b) SO3   
c) H2O   
d) Na2O   
e) H2O2

3°) O carbonato de sódio, Na2CO3, conhecido comercialmente como barrilha, tem grande uso no tratamento de águas de piscinas e de abastecimento público. Tal substância é classificada como um:
a) óxido básico.   
b) óxido ácido.   
c) hidróxido.   
d) ácido.   
e) sal.

4°) A água da chuva em ambientes não poluídos, na ausência de raios e relâmpagos, é ácida devido à dissolução do _________, que dá origem ao ácido ___________.” Assinale a alternativa que completa a frase acima.
a) CO2, carbônico
b) SO2, sulfuroso         
c) P2O5, fosfórico        
d) N2O3, nitroso
e) N2O5, nítrico


5°) Faça as reações de neutralização a seguir com seus respectivos balanceamentos e dê o nome dos sais formados.

a) Ácido clorídrico (HCl) com hidróxido de lítio (LiOH):




b) Ácido nítrico (HNO3) com hidróxido de Césio (CsOH):




c) Ácido carbônico (H2CO3) com hidróxido de bário Ba(OH)2:




d) Ácido sulfuroso (H2SO3) com hidróxido de ferro III Fe(OH)3:




e) Ácido fosfórico (H3PO4) com hidróxido de cálcio Ca(OH)2:


  
6°) Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).

I. Escreva o nome dos óxidos a seguir:

a) Al2O3 :

b) NO :

c) Cl2O :

d) H2O2 :

e) Mn3O4 :

II. Escreva a fórmula dos seguintes óxidos:

f) óxido de bário:

g) óxido cúprico:

h) trióxido de enxofre:




                                                                                    BOM TRABALHO!



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