Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
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Professor: César R. Geraldo
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Disciplina: Química
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Classes: 2°MA, 2°MB e 2°MC
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Data: 15 a 19 de junho
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Objetivo da aula: Compreender as funções inorgânicas (Sais e Óxidos) e
avaliar a Química e suas tecnologias, sob o ponto de vista ambiental e ético,
para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito,
defendendo a qualidade de vida.
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Habilidade da aula: Representar as
substâncias e as transformações químicas a partir dos códigos, símbolos e
expressões próprias da Química.
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Conteúdo da aula:Funções inorgânicas – Sais e Óxidos.
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Roteiro da atividade: O(a) aluno (a) deverá assistir os vídeos sugeridos
abaixo e finalizar respondendo as questões da atividade elaborada pelo
professor.
Links para vocês assistirem
sobre os conteúdos abordados na atividade:
https://youtu.be/xLzBq9U54Ag
https://youtu.be/FQfPXdVTQ-0
https://youtu.be/NS0-M8f00j8
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Data da entrega:30/06/2020
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
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ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES
Nome:________________________________
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Olá meus queridos alunos! Para vocês
fazerem essa atividade, segue alguns links para vocês assistirem, os quais
ajudaram vocês para sua realização. Utilize também uma tabela de ânions que
está localizada na última página da atividade. Um grande abraço............. Prof. César
Links:
https://youtu.be/xLzBq9U54Ag
https://youtu.be/FQfPXdVTQ-0
https://youtu.be/NS0-M8f00j8
https://youtu.be/boVbyQCXSg8
QUESTÕES:
1°)
Analise a reação a seguir: HCl + NaOH ® NaCl + H2O
Pela
Teoria de Arrhenius, HCl, NaOH e NaCl são classificados,
respectivamente, como:
a) Ácido, base e sal.
b) Ácido, ácido e base.
c) Base, ácido e sal.
d) Base, sal e ácido.
e) Base, ácido e ácido.
2°) Os
combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética
brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos. A
combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que
vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa. A fórmula
química desse óxido corresponde a:
a) CO2
b) SO3
c) H2O
d) Na2O
e) H2O2
3°) O
carbonato de sódio, Na2CO3, conhecido comercialmente como
barrilha, tem grande uso no tratamento de águas de piscinas e de abastecimento
público. Tal substância é classificada como um:
a) óxido básico.
b) óxido ácido.
c) hidróxido.
d) ácido.
e) sal.
4°) A água da chuva em ambientes
não poluídos, na ausência de raios e relâmpagos, é ácida devido à dissolução do
_________, que dá origem ao ácido ___________.” Assinale a alternativa que
completa a frase acima.
a)
CO2, carbônico
b)
SO2, sulfuroso
c)
P2O5, fosfórico
d)
N2O3, nitroso
e)
N2O5, nítrico
5°)
Faça as reações de neutralização a seguir com seus respectivos
balanceamentos e dê o nome dos sais formados.
a) Ácido clorídrico (HCl) com hidróxido de lítio
(LiOH):
b) Ácido nítrico (HNO3) com hidróxido de
Césio (CsOH):
c) Ácido carbônico (H2CO3)
com hidróxido de bário Ba(OH)2:
d) Ácido sulfuroso (H2SO3)
com hidróxido de ferro III Fe(OH)3:
e) Ácido fosfórico (H3PO4)
com hidróxido de cálcio Ca(OH)2:
6°) Um óxido é
um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais
eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de
óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido
de cálcio).
I. Escreva o nome dos óxidos a seguir:
a) Al2O3 :
b) NO :
c) Cl2O :
d) H2O2 :
e) Mn3O4 :
II. Escreva a fórmula dos seguintes óxidos:
f) óxido de bário:
g) óxido cúprico:
h) trióxido de enxofre:
BOM TRABALHO!
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