TEMA: A Expansão Marítima
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
- ATENÇÃO!!! – Esta postagem
tem por base o estudo de um capítulo, cujas atividades já foram pedidas na
primeira postagem do Blog, em 20/03/20. Verifiquem se já fizeram as atividades
que seguem abaixo em seus cadernos. Se já tiverem feito, concentrem-se nas
atividades que serão propostas da apostila, para entrega. Se não fizeram,
façam, para só depois realizar as tarefas da apostila. TODOS devem reler o
capítulo indicado.
-
Proceda a resolução das duas questões do quadro Para Começar – pág. 30,
faça um resumo próprio do que você entendeu do Capítulo ou copie o quadro Mapeando
Saberes – Pág. 49, proceda a resolução das questões 1 a 6 do quadro Atividades
– págs. 50 e 51. Faça o que foi pedido estas atividades em seu CADERNO. NÃO
É NECESSÁRIO ENVIAR FOTOS DA LIÇÃO PRONTA. ELA SERÁ VISTADA EM NOSSO RETORNO.
- Na sequência realize as
atividades que seguem abaixo. Elas são atividades da Apostila – Volume 1, que
vocês NÃO receberam, por isso colocarei todo o material necessário para
realizar a tarefa.
- Rascunhe as respostas das
atividades no CADERNO.
- Passe as respostas
rascunhadas no caderno para uma FOLHA DE RESPOSTAS a Caneta. Esta folha
deve ser fotografada e enviada para o e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com Aqueles que tem computador também podem Digitar
as respostas e anexar o arquivo.
MATERIAL PARA
REALIZAR AS TAREFAS
Vamos analisar a imagem e o texto que
seguem para responder
A) De acordo com o texto,
além das pegadas dos astronautas, ainda visíveis no solo lunar, quais outros
reflexos da viagem à Lua podemos apontar? Justifique.
B) Segundo o astrônomo
Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
da USP, o esforço para conquistar a Lua gerou “uma pequena Revolução
Industrial”, semelhante à que aconteceu com as Grandes Navegações dos séculos
XVI e XVII. A partir do que você já estudou e discutiu com os colegas sobre
tecnologia, e relembrando os seus estudos sobre o Renascimento, responda: de
que forma a tecnologia pode ter auxiliado as navegações dos séculos XVI e XVII,
que levaram os europeus para a África, América e Ásia?
Anote as respostas que deu
as perguntas feitas em seu caderno. Posteriormente passe o rascunho do caderno
para a FOLHA DE RESPOSTAS que você irá enviar.
Atividade 2
Vamos ler e pesquisar para
completar a tabela.
Elabore uma pesquisa
apontando na tabela abaixo os principais feitos realizados por estes
personagens destacados no texto.
PRINCIPAL INVENÇÃO, ESTUDO ou REALIZAÇÃO
|
|
Nicolau Copérnico
|
|
Galileu Galilei
|
|
Leonardo da Vinci
|
|
Johannes Kepler
|
|
Andreas Vesalius
|
|
Anote as respostas que deu
as perguntas feitas em seu caderno. Posteriormente passe o rascunho do caderno
para a FOLHA DE RESPOSTAS que você irá enviar.
Atividade 3
Vamos construir um Mapa
Atualmente os aplicativos
para acessar a internet são chamados, em português, de navegadores. Essa
expressão, no século XVI, tinha outro significado.
Realize uma pesquisa sobre
alguns dos navegadores europeus no período das Grandes Navegações, como:
- Bartolomeu Dias
- Vasco da Gama
- Cristóvão Colombo
- Pedro Álvares Cabral
- Fernão de Magalhães
- Pesquise e reproduza no
mapa abaixo, as rotas marítimas realizadas por esses navegadores., desenhando
as linhas que seriam suas viagens. Escolha uma cor para cada viagem/navegador
- Não se esqueça de criar as
legendas com as informações necessárias.
Atividade 4
Vamos pesquisar para
produzir um texto.
Escolha uma das tecnologias
abaixo, criadas para servir aos navegadores no processo de Expansão Marítima e
produza um texto informativo.
Você pode utilizar
outras fontes de consulta. Não esqueça de anexar o
produto final a FOLHA DE RESPOSTAS para enviar.
Atividade 5
Vamos produzir uma matéria
jornalística.
Observe a linha do
tempo que segue abaixo. Ela marca as principais conquistas das Grandes
Navegações. Escolha um dos eventos e produza um texto sobre ele como se você
fosse um jornalista contando o fato. Uso o formato de uma notícia de jornal,
fale no presente e, se for possível coloque imagens. Não
esqueça de anexar o produto final a FOLHA DE RESPOSTAS para enviar.
Atividade 6
Vamos trabalhar com os documentos abaixo.
O principal objetivos dos
navegadores dos séculos XV e XVI era atingir as “Índias”, isto é, locais no
oriente, onde estavam a Índia, a China, o Japão e a Indonésia, onde acessariam
as famosas “Especiarias”
Observe as imagens e o texto
abaixo e responda as seguintes questões:
A) O que eram as
especiarias? Cite o nome e a utilização de algumas.
B) As especiarias são
utilizadas nos dias atuais? Possuem o mesmo valor?
C) Ao analisar o Meme –
IMAGEM 2, explique sua mensagem ou ironia.
Não esqueça de
anexar o produto final a FOLHA DE RESPOSTAS para enviar.
MODELO DE FOLHA
DE RESPOSTAS
Nome:__________________________________________________
Nº:_____ Ano/Turma: _____
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
4
2º Bimestre
Tema: A EXPANSÃO
MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPEIA
RESPOSTAS:
A)
B)
Atividade 2 - Pesquisa e Produção de Tabela
RESPOSTAS:
PESQUISADORES
|
PRINCIPAL
INVENÇÃO, ESTUDO ou REALIZAÇÃO
|
Nicolau
Copérnico
|
|
Galileu
Galilei
|
|
Leonardo
da Vinci
|
|
Johannes
Kepler
|
|
Andreas
Vesalius
|
|
Atividade 3 – Pesquisa e Produção de Mapa
INSERIR IMAGEM DO MAPA PRODUZIDO
Atividade 4 – Pesquisa e Produção de Texto
RESPOSTA:
Atividade 5 – Pesquisa e Produção de Texto
INSERIR IMAGEM DO ARTIGO PRODUZIDO
RESPOSTAS:
A)
B)
C)
Nenhum comentário:
Postar um comentário