Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

HISTÓRIA - 7º Ano A - POSTAGEM 4 - 2º Bimestre


TEMA: A Expansão Marítima
 
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
- ATENÇÃO!!! – Esta postagem tem por base o estudo de um capítulo, cujas atividades já foram pedidas na primeira postagem do Blog, em 20/03/20. Verifiquem se já fizeram as atividades que seguem abaixo em seus cadernos. Se já tiverem feito, concentrem-se nas atividades que serão propostas da apostila, para entrega. Se não fizeram, façam, para só depois realizar as tarefas da apostila. TODOS devem reler o capítulo indicado.
- Proceda a resolução das duas questões do quadro Para Começar – pág. 30, faça um resumo próprio do que você entendeu do Capítulo ou copie o quadro Mapeando Saberes – Pág. 49, proceda a resolução das questões 1 a 6 do quadro Atividades – págs. 50 e 51. Faça o que foi pedido estas atividades em seu CADERNO. NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR FOTOS DA LIÇÃO PRONTA. ELA SERÁ VISTADA EM NOSSO RETORNO.
- Na sequência realize as atividades que seguem abaixo. Elas são atividades da Apostila – Volume 1, que vocês NÃO receberam, por isso colocarei todo o material necessário para realizar a tarefa.
- Rascunhe as respostas das atividades no CADERNO.
- Passe as respostas rascunhadas no caderno para uma FOLHA DE RESPOSTAS a Caneta. Esta folha deve ser fotografada e enviada para o e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com Aqueles que tem computador também podem Digitar as respostas e anexar o arquivo.

 
MATERIAL PARA REALIZAR AS TAREFAS

Vamos analisar a imagem e o texto que seguem para responder
 
A) De acordo com o texto, além das pegadas dos astronautas, ainda visíveis no solo lunar, quais outros reflexos da viagem à Lua podemos apontar? Justifique.
B) Segundo o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, o esforço para conquistar a Lua gerou “uma pequena Revolução Industrial”, semelhante à que aconteceu com as Grandes Navegações dos séculos XVI e XVII. A partir do que você já estudou e discutiu com os colegas sobre tecnologia, e relembrando os seus estudos sobre o Renascimento, responda: de que forma a tecnologia pode ter auxiliado as navegações dos séculos XVI e XVII, que levaram os europeus para a África, América e Ásia?
Anote as respostas que deu as perguntas feitas em seu caderno. Posteriormente passe o rascunho do caderno para a FOLHA DE RESPOSTAS que você irá enviar.
 
Atividade 2
Vamos ler e pesquisar para completar a tabela.

Elabore uma pesquisa apontando na tabela abaixo os principais feitos realizados por estes personagens destacados no texto.
PRINCIPAL INVENÇÃO, ESTUDO ou REALIZAÇÃO
Nicolau Copérnico


Galileu Galilei


Leonardo da Vinci


Johannes Kepler


Andreas Vesalius


Anote as respostas que deu as perguntas feitas em seu caderno. Posteriormente passe o rascunho do caderno para a FOLHA DE RESPOSTAS que você irá enviar.
 
Atividade 3
Vamos construir um Mapa
Atualmente os aplicativos para acessar a internet são chamados, em português, de navegadores. Essa expressão, no século XVI, tinha outro significado.
Realize uma pesquisa sobre alguns dos navegadores europeus no período das Grandes Navegações, como:
- Bartolomeu Dias
- Vasco da Gama
- Cristóvão Colombo
- Pedro Álvares Cabral
- Fernão de Magalhães
- Pesquise e reproduza no mapa abaixo, as rotas marítimas realizadas por esses navegadores., desenhando as linhas que seriam suas viagens. Escolha uma cor para cada viagem/navegador
- Não se esqueça de criar as legendas com as informações necessárias.



Atividade 4
Vamos pesquisar para produzir um texto.
Escolha uma das tecnologias abaixo, criadas para servir aos navegadores no processo de Expansão Marítima e produza um texto informativo.



Atividade 5
Vamos produzir uma matéria jornalística.
Observe a linha do tempo que segue abaixo. Ela marca as principais conquistas das Grandes Navegações. Escolha um dos eventos e produza um texto sobre ele como se você fosse um jornalista contando o fato. Uso o formato de uma notícia de jornal, fale no presente e, se for possível coloque imagens. Não esqueça de anexar o produto final a FOLHA DE RESPOSTAS para enviar.
 
Atividade 6
Vamos trabalhar com os documentos abaixo.
O principal objetivos dos navegadores dos séculos XV e XVI era atingir as “Índias”, isto é, locais no oriente, onde estavam a Índia, a China, o Japão e a Indonésia, onde acessariam as famosas “Especiarias”
Observe as imagens e o texto abaixo e responda as seguintes questões:
A) O que eram as especiarias? Cite o nome e a utilização de algumas.
B) As especiarias são utilizadas nos dias atuais? Possuem o mesmo valor?
C) Ao analisar o Meme – IMAGEM 2, explique sua mensagem ou ironia.
Não esqueça de anexar o produto final a FOLHA DE RESPOSTAS para enviar.






MODELO DE FOLHA DE RESPOSTAS
Nome:__________________________________________________ Nº:_____ Ano/Turma: _____

AVALIAÇÃO CONTÍNUA 4
2º Bimestre

Tema: A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPEIA

RESPOSTAS:
A)
B)

Atividade 2 - Pesquisa e Produção de Tabela
RESPOSTAS:
PESQUISADORES
PRINCIPAL INVENÇÃO, ESTUDO ou REALIZAÇÃO
Nicolau Copérnico

Galileu Galilei

Leonardo da Vinci

Johannes Kepler

Andreas Vesalius


Atividade 3 – Pesquisa e Produção de Mapa
INSERIR IMAGEM DO MAPA PRODUZIDO

Atividade 4 – Pesquisa e Produção de Texto
RESPOSTA:
 
Atividade 5 – Pesquisa e Produção de Texto
INSERIR IMAGEM DO ARTIGO PRODUZIDO
RESPOSTAS:
A)
B)
C)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS