Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2020

Habilidades sócio emocionais


PROFESSORA: Maria José Ioppe Costa          DISCIPLINA: Projeto de Vida 


CLASSES: 7ºano  A- B- C- D                   DATA:17/06/2020



OBJETIVO DA AULA:  Habilidades sócio emocionais


CONTEÙDO DA AULA:


As habilidades sócio emocionais compreendem uma série de competências que os seres humanos possuem para lidar com suas emoções, gerenciar metas de vida e se relacionar com as outras pessoas.

É um trabalho de autoconhecimento para saber o que é importante para cada um como pessoa, e de autoregulação  para analisar nossa relação com o outro, como me comunico e me relaciono socialmente para tomar as melhores decisões não só para mim, mas para o mundo. 

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é um processo que envolve o conhecimento sobre si mesmo, percepção do outro, análise das relações sociais, adequação a regras de conduta, identificação de emoções e o famoso bom senso.

O ambiente familiar e as instituições educacionais são alguns dos caminhos possíveis para o desenvolvimento dessas habilidades.

Além desses locais, as próprias vivências afetivas e experiências sociais também fazem com que a pessoa aprenda a lidar com suas emoções, de maneira a descobrir formas mais satisfatórias de manejá-las, convivendo com o outro e tomando decisões assertivas.

O jogo é um momento privilegiado para trabalharmos as habilidades sócio-emocionais, pois estamos nos relacionando de forma integral, com o corpo, emoções e raciocínio na tomada de decisão sobre como agir em uma determinada situação; quanto mais conscientes de nós mesmos melhor nossa capacidade de autoregulação, ou seja, ser capaz de se autoperceber e ao invés de reagir de forma impulsiva escolher, conforme as circunstâncias (o ambiente e as outras pessoas envolvidas na dinâmica) a melhor atitude a ser adotada, a ação a ser feita.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Reflita por alguns momentos sobre sua postura durante um jogo;

- Você é capaz ouvir a professora e os colegas?

- Compreende as regras como necessárias ao desenvolvimento do jogo ou acha que elas não se aplicam à você?

- Consegue resolver as divergências e os conflitos por meio do diálogo?

- Como você lida com a raiva? (guarda dentro de si? Agride verbal ou fisicamente? Consegue perceber o que sente, colocar-se no lugar do outro e tentar o diálogo?)

- Como você se sente quando em grupo? (é o líder? Sente-se excluído? Reconhece seu valor pessoal único para contribuir com o sucesso do grupo?)

- Você costuma ter uma visão geral no jogo e “passar a bola”, ou é mais individualista?

- Você dá oportunidade aos “menos habilidosos motoramente” participarem do jogo? Ou os exclui?

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Você pode pensar em outras situações. O objetivo desta atividade é que você olhe para si mesmo de forma honesta e seja sincero. Reconhecer nossos limites, fraquezas, competências, e valor pessoal é muito importante.

 Você consegue ver como estes comportamentos se espelham em outras situações da sua vida? Ou acha que não tem nenhuma relação?

Aguardo seu retorno!

Data da entrega: até 30/06/2020

E-MAIL: mari_jo_ic@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS