PROFESSORA: Maria José Ioppe
Costa DISCIPLINA: Projeto de Vida
CLASSES: 7ºano A- B- C- D DATA:17/06/2020
OBJETIVO DA AULA: Habilidades sócio emocionais
CONTEÙDO DA AULA:
As habilidades sócio emocionais
compreendem uma série de competências que os seres humanos possuem para lidar
com suas emoções, gerenciar metas de vida e se relacionar com as outras
pessoas.
É um trabalho de autoconhecimento para
saber o que é importante para cada um como pessoa, e de autoregulação para analisar nossa relação com o outro, como
me comunico e me relaciono socialmente para tomar as melhores decisões não só
para mim, mas para o mundo.
O desenvolvimento das habilidades
socioemocionais é um processo que envolve o conhecimento sobre si mesmo,
percepção do outro, análise das relações sociais, adequação a regras de
conduta, identificação de emoções e o famoso bom senso.
O ambiente familiar e as instituições
educacionais são alguns dos caminhos possíveis para o desenvolvimento dessas
habilidades.
Além desses locais, as próprias vivências
afetivas e experiências sociais também fazem com que a pessoa aprenda a lidar
com suas emoções, de maneira a descobrir formas mais satisfatórias de
manejá-las, convivendo com o outro e tomando decisões assertivas.
O jogo é um momento privilegiado para
trabalharmos as habilidades sócio-emocionais, pois estamos nos relacionando de
forma integral, com o corpo, emoções e raciocínio na tomada de decisão sobre
como agir em uma determinada situação; quanto mais conscientes de nós mesmos
melhor nossa capacidade de autoregulação, ou seja, ser capaz de se autoperceber
e ao invés de reagir de forma impulsiva escolher, conforme as circunstâncias (o
ambiente e as outras pessoas envolvidas na dinâmica) a melhor atitude a ser
adotada, a ação a ser feita.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
Reflita por alguns momentos sobre sua
postura durante um jogo;
- Você é capaz ouvir a professora e os
colegas?
- Compreende as regras como necessárias
ao desenvolvimento do jogo ou acha que elas não se aplicam à você?
- Consegue resolver as divergências e os
conflitos por meio do diálogo?
- Como você lida com a raiva? (guarda
dentro de si? Agride verbal ou fisicamente? Consegue perceber o que sente,
colocar-se no lugar do outro e tentar o diálogo?)
- Como você se sente quando em grupo? (é
o líder? Sente-se excluído? Reconhece seu valor pessoal único para contribuir
com o sucesso do grupo?)
- Você costuma ter uma visão geral no
jogo e “passar a bola”, ou é mais individualista?
- Você dá oportunidade aos “menos habilidosos
motoramente” participarem do jogo? Ou os exclui?
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Você pode pensar em outras situações. O
objetivo desta atividade é que você olhe para si mesmo de forma honesta e seja
sincero. Reconhecer nossos limites, fraquezas, competências, e valor pessoal é
muito importante.
Você consegue ver como estes comportamentos se
espelham em outras situações da sua vida? Ou acha que não tem nenhuma relação?
Aguardo seu retorno!
Data da entrega: até 30/06/2020
E-MAIL: mari_jo_ic@ymail.com
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