Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

BIOLOGIA - PROF ANA CAROLINA - 1MA, 1MB, 1MC e 1MD


EE Rodrigues Alves
Professor: Ana Carolina Ferrari
Disciplina: Biologia
Classes: 1MA, 1MB, 1MC, 1MD
Data: 08   a 12 de junho
Objetivo da aula: entender como ocorre a ocupação ambiental pelos seres vivos
Habilidades da aula: Relacionar informações sobre sucessão ecológica por diferentes textos.
Conteúdo da aula:  Sucessão ecológica  
Roteiro da atividade:  1) Ler o texto sobre sucessão ecológica; 2) Fazer anotações no caderno dos principais pontos; 3) Assistir a vídeo aula indicada; 4) Anotar as possíveis dúvidas no caderno

SUCESSÃO ECOLÓGICA

Os ecossistemas como unidades dinâmicas que são, encontram-se em constante mudança, alterando-se a fauna, flora, as condições climatéricas e o solo.

Sucessão ecológica é o nome que se dá ao fenômeno de substituição gradual e progressiva de uma comunidade simples para uma cada vez mais complexa, numa mesma área. Durante este processo há um aumento da diversidade, da quantidade de matéria orgânica e da estabilidade da comunidade.

Sucessão ecológica primária é quando a sucessão ecológica ocorre em locais onde nunca houve vida, nos nossos dias, só ocorrem em ilhas vulcânicas recentemente formadas.

Sucessões ecológicas secundárias ocorrem em locais que já existiu vida, mas por qualquer razão a maioria dos seres da comunidade foi destruída, os exemplos mais comuns são: locais onde ocorreram incêndios, cheias, movimentos significativos de terra, campos agrícolas, etc.

Comunidade pioneira é a primeira comunidade a formar-se, é instável, apenas existe nas sucessões ecológicas primárias, é constituída apenas por espécies pequenas dimensões de desenvolvimento rápido e pouco exigentes em termos de solo e energia temos com exemplos os líquens, os musgos, pequenos insetos, etc.

Comunidades serais são instáveis comunidades intermédias que substituem as comunidades pioneiras quando os solos começam a ser mais favoráveis à vida, são mais exigentes do ponto de vista energético e de solos. Uma comunidade seral é substituída por comunidades serais cada vez mais complexas até atingir uma comunidade estável (comunidade clímax)

Comunidade clímax é normalmente uma comunidade complexa com grande diversidade de espécies normalmente uma floresta é caracterizada por ser estável e não sofrer alterações ao longo do tempo.






Link do vídeo:


Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: os alunos que não conseguirem realizar as atividades com dúvidas ou por conta do tempo entrar em contato com a professora pelo email
Data da entrega: 20/06/2020
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ferrariana@yahoo.com.br ou anacarolinaferrari@professor.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS