SALA DE RECURSO DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A.E.E..
ATIVIDADES PARA ESTUDOS DOMICILIARES
E.E. RODRIGUES ALVES
PROF MARIA ZILDA ALVES SILVEIRA
ALUNO(A):
Junho/2020
1. Tempo de duração.
Período de estudos não presenciais.
2. Unidade Escolar.
E.E. Rodrigues Alves
3. Turma.
Sala de Recursos
4. Professora responsável.
Maria Zilda Alves Silveira
5. Justificativa.
Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como os demais atendimentos da Educação Básica, sofrerá adaptação para o ensino não presencial. Contudo, o seguinte plano estratégico visa detalhar as práticas que serão desenvolvidas neste período.
6. Objetivo Geral.
Estabelecer o plano de ação para o atendimento dos estudantes, público alvo da educação especial, devidamente matriculados em sala de recursos. E orientação aos docentes da sala regular, equipe gestora e responsáveis.
7. Objetivos específicos.
⮚ Organizar a rotina semanal dos atendimentos aos estudantes;
⮚ Proporcionar orientação e troca de experiências pedagógicas;
⮚ Elaborar atividades que atendam as especificidades da sala de recursos, via ensino a distância.
8. Etapas.
⮚ Elaboração de atividades próprias da sala de recursos para os alunos regularmente matriculados e aplicação por meio de:
⮚ Aplicativo Centro de Mídias de SP;
⮚ Atividades impressas;
⮚ Vídeo chamadas.
9. Avaliação
A avaliação será qualitativa a constar nos relatórios de desenvolvimento individual e coletivo em
Srs. Responsáveis
Está sendo entregue, uma apostila com atividades a serem desenvolvidas com os alunos do Atendimento Educacional Especializado - AEE, durante o período de estudos não presenciais. Essas atividades, são equivalentes ao mês de junho, de acordo com o número de atendimento semanal de cada aluno. Estão em ordem, separadas por semana e os alunos deverão colocar o nome completo e a data que as realizaram.
Vale ressaltar, que o trabalho desenvolvido nos atendimentos do AEE, não visam o reforço escolar e sim o desenvolvimento das habilidades cognitivas ( atenção, concentração, memória, percepção, raciocino lógico, habilidades motoras, oralidade,etc), atividades funcionais, que desenvolvam a autonomia e independência desses alunos , atividades de vida prática e diária, complementando assim o que é visto em sala de aula regular.
Trabalhamos com as necessidades especificas de cada aluno, de forma diferente (lúdica e concreta), do que é passado em sala de aula regular.
Conto com a colaboração de vocês para aplicação das atividades, será de suma importância estabelecer uma rotina de estudos, com horários estabelecidos, para facilitar a organização interna do aluno.
A participação da família será primordial, pois eles se sentirão mais acolhidos e felizes, por estarem tendo essa troca com vocês.
Estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, via chamada, chamada de vídeo. Mediante as dúvidas que surgirem, peço que entrem em contato ou até mesmo para que o vínculo seja mantido, mesmo com a ausência das aulas presenciais.
E o mais importante não é a resposta correta e sim como o aluno cria estratégias no pensar.
Peço, por favor, que registrem esses momentos, nos quais as atividades serão desenvolvidas em casa, por foto, vídeos, relatos escritos e me enviem, pois será uma forma de registro dessas atividades.
Conto com a colaboração de todos vocês e mais uma vez, venho ressaltar a importância da parceria entre escola e família, visando o pleno desenvolvimento e autonomia dos nossos estudantes.
Segue o número do meu celular 98095-9546, e-mail mzasilveira@gmail.com, para que vocês possam entrar em contato comigo.
Com carinho.
Professora Maria Zilda Alves Silveira.
A IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A ATIVIDADE
DE VIDA AUTONOMA (AVA)
A
Atividade de Vida Autônoma vem a ser a área que desenvolve, de forma gradativa,
hábitos diários importantes para a independência e autonomia satisfação de cada
indivíduo, considerando as diferenças e a restrita capacidade de cada um. Nessa
perspectiva, são desenvolvidas atividades que envolvem alimentação, higiene
pessoal, vestuário, saúde e segurança e atividades domésticas.
Objetivos da A.V.A: Executar o
treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho
nas atividades diárias, e para as áreas
comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo,
mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico dos
alunos.
Exemplos de AVA:
1-ALIMENTAÇÃO:
●
Beber
líquido com auxílio de canudos;
●
Ingerir
alimentos pastosos (sopa, mingau);
●
Morder
e mastigar biscoitos;
●
Mastigar
pão;
●
Descascar
e mastigar bananas;
●
Beber
liquídos usando o copo;
●
Espetar
com o garfo alimentos e levá-los à boca;
●
Colocar
em seu prato alimentos que estejam numa vasilha maior;
●
Usar
a faca descartável para passar manteiga (patê ou etc) no pão ou biscoito;
●
Alimentar-se
usando garfo e faca;
●
Servir-se
de líquidos contidos numa jarra ou garrafa;
●
Usar
a faca descartavel para descascar e cortar frutas, legumes e pão;
●
Mastigar
de boca fechada;
●
Usar
o guardanapo para limpar a boca, após as refeições.
2- HIGIENE:
●
Pedir
para ir ao banheiro e usar o vaso sanitário (de modo adequado);
●
Limpar-se
após o uso do vaso sanitário;
●
Lavar
e enxugar as mãos usando água, sabonete e toalha;
●
Lavar
e enxugar o rosto;
●
Escovar
os dentes;
●
Pentear
os cabelos;
●
Tomar
banho;
●
Trocar
diariamente as roupas de baixo;
●
Cortar
as unhas regularmente, com auxílio;
●
Reconhecer
as roupas que estão sujas e lavá-las.
3 - VESTUÁRIO:
●
Brincar
com bonecas despindo-as e vestindo-as;
●
Despir-se
e vestir-se;
●
Desatar
os cordões dos sapatos;
●
Tirar
os sapatos e as meias;
●
Calçar
meias e sapatos;
●
Identificar
os seus sapatos entre vários outros pares;
●
Engraxar
sapatos;
●
Manejar
diversos tipos de botões ( em tamanhos grandes ) utilizados nas peças do
vestuário;
●
Abrir
e fechar zíper de casacos ou vestidos;
●
Abrir
e fechar fivelas de seus próprios cintos;
●
Retirar
e colocar blusas que entrem pelo decote, reconhecendo a parte de trás pela
etiqueta que deve estar presa;
●
Guardar
roupas em gavetas
●
Colocar
camisas, blusas e vestidos em cabides.
4 - SAÚDE E SEGURANÇA.
●
Reconhecer
a importância do médico e do dentista;
●
Reconhecer
a importância dos exames de saúde e submeter-se a eles quando necessário;
●
Tomar
adequadamente os remédios indicados;
●
Reconhecer
alguns instrumentos médicos, como termômetro, balança etc;
●
Reconhecer
e saber para que serve gaze, algodão, esparadrapo, tesoura, mercúrio cromo,
água oxigenada etc;
●
Cuidar
de pequenos arranhões ou ferimentos;
●
Organizar
uma caixa de primeiros socorros;
●
Discar
e falar ao telefone;
●
Atender
sinal de chamado (campainha, telefone);
●
Subir
e descer escadas com cuidado, segurando o corrimão;
●
Riscar
fósforos para acender velas e fogões;
●
Saber
utilizar o fogão em atividades simples, apagando-o convenientemente ao término
da tarefa;
●
Ligar
e desligar o rádio e a televisão.
5- ATIVIDADES
DOMÉSTICAS.
●
Varrer
o chão;
●
Usar
a pá de lixo;
●
Colocar
o lixo na lixeira;
●
Lavar
o chão;
●
Limpar
as mesas e as cadeiras;
●
Limpar
e arrumar o armário;
●
Arrumar
a cama;
●
Colocar
fronha no travesseiro;
●
Lavar
e passar roupas;
●
Tampar
garrafas;
●
Preparar
a mesa para as refeições;
●
Preparar
pequenas refeições;
●
Fazer
pequenas compras ( feiras e supermercados).
Incentivem os seus filhos a desenvolverem essas atividades, que serão de
fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia e independência
deles.
SEMANA
DE 01/06/2020 A 05/06/2020
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Maria Zilda Alves Silveira
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO: LEIA
AS ATIVIDADES PARA
O EDUCANDO QUE
NÃO ESTÁ ALFABETIZADO
JOGO DE
TABULEIRO CORONAVÍRUS.
OBJETIVO:
-
ESTIMULAR AS HABILIDADES
ATENCIONAIS E O
RACÍOCINIO.
-
SISTEMATIZAR AS APRENDIZAGENS RELACIONADAS
AO CORONAVÍRUS, COMO
FORMA DE PREVENÇÃO,
POR MEIO DE
JOGOS.
MATERIAIS:
-
TABULEIRO DO JOGO (
QUE ESTÁ NA
PÁGINA SEGUINTE).
-
MOLDE DO DADO
E PIÃO (
DÍSPONÍVEIS PARA RECORTE
ABAIXO).
-
COLA E TESOURA.
COMO FAZER
O DADO E
O PIÃO:
COLE O
TABULEIRO EM UM
PEDAÇO DE PAPEL
CARTÃO OU PAPELÃO
NÃO MUITO GROSSO. COM
AJUDA DE UM
ADULTO: MONTE O
DADO, RECORTE ELE
E COLE NO PAPEL
CARTÃO OU EM
UM PEDAÇO DE
PAPELÃO QUE NÃO
SEJA MUITO DURO. FAÇA
DOBRAS NOS LOCAIS
INDICADOS E DEPOIS
FECHE COMO SE
FOSSE UMA CAIXA.
E
PARA FAZER DE
PIÃO( MARCADOR DOS
PONTOS) VOCÊ PODE
USAR TAMPAS DE GARRAFA
DE REFRIGERANTE.
COMO JOGAR:
O
JOGO PODERÁ CONTAR
COM 2 OU
MAIS PARTICIPANTES. DECIDIR
QUEM INICIARÁ O
JOGO.
POSICIONAR OS
PIÕES NO TABULEIRO
AONDE ESTÁ ESCRITO
INÍCIO.
JOGAR O
DADO E ANDAR
O NÚMERO DE
CASAS CORRESPONDENTES. GANHA
O JOGO O
JOGADOR QUE CHEGAR
PRIMEIRO NA CHEGADA.
DESTAQUE A
PÁGINA, RECORTE E
MONTE O DADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário