Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2020

ATIVIDADES PARA ESTUDOS DOMICILIARES - SALA DE RECURSO


SALA DE RECURSO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A.E.E..







ATIVIDADES PARA ESTUDOS DOMICILIARES

















E.E. RODRIGUES ALVES

PROF MARIA ZILDA ALVES SILVEIRA

ALUNO(A):





Junho/2020








Plano Estratégico para o A.E.E

1. Tempo de duração.


Período de estudos não presenciais.

2. Unidade Escolar.


E.E. Rodrigues Alves

3. Turma.


Sala de Recursos

4. Professora responsável.

Maria Zilda Alves Silveira

5. Justificativa.

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como os demais atendimentos da Educação Básica, sofrerá adaptação para o ensino não presencial. Contudo, o seguinte plano estratégico visa detalhar as práticas que serão desenvolvidas neste período.

6. Objetivo Geral.

Estabelecer o plano de ação para o atendimento dos estudantes, público alvo da educação especial, devidamente matriculados em sala de recursos. E orientação aos docentes da sala regular, equipe gestora e responsáveis.

7. Objetivos específicos.

⮚ Organizar a rotina semanal dos atendimentos aos estudantes;

⮚ Proporcionar orientação e troca de experiências pedagógicas;

⮚ Elaborar atividades que atendam as especificidades da sala de recursos, via ensino a distância.

8. Etapas.

⮚ Elaboração de atividades próprias da sala de recursos para os alunos regularmente matriculados e aplicação por meio de:

⮚ Aplicativo Centro de Mídias de SP;

⮚ Atividades impressas;


⮚ Vídeo chamadas.

9. Avaliação

A avaliação será qualitativa a constar nos relatórios de desenvolvimento individual e coletivo em


Srs. Responsáveis

Está sendo entregue, uma apostila com atividades a serem desenvolvidas com os alunos do Atendimento Educacional Especializado - AEE, durante o período de estudos não presenciais. Essas atividades, são equivalentes ao mês de junho, de acordo com o número de atendimento semanal de cada aluno. Estão em ordem, separadas por semana e os alunos deverão colocar o nome completo e a data que as realizaram.

Vale ressaltar, que o trabalho desenvolvido nos atendimentos do AEE, não visam o reforço escolar e sim o desenvolvimento das habilidades cognitivas ( atenção, concentração, memória, percepção, raciocino lógico, habilidades motoras, oralidade,etc), atividades funcionais, que desenvolvam a autonomia e independência desses alunos , atividades de vida prática e diária, complementando assim o que é visto em sala de aula regular.

Trabalhamos com as necessidades especificas de cada aluno, de forma diferente (lúdica e concreta), do que é passado em sala de aula regular.

Conto com a colaboração de vocês para aplicação das atividades, será de suma importância estabelecer uma rotina de estudos, com horários estabelecidos, para facilitar a organização interna do aluno.

A participação da família será primordial, pois eles se sentirão mais acolhidos e felizes, por estarem tendo essa troca com vocês.

Estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, via chamada, chamada de vídeo. Mediante as dúvidas que surgirem, peço que entrem em contato ou até mesmo para que o vínculo seja mantido, mesmo com a ausência das aulas presenciais.

E o mais importante não é a resposta correta e sim como o aluno cria estratégias no pensar.

Peço, por favor, que registrem esses momentos, nos quais as atividades serão desenvolvidas em casa, por foto, vídeos, relatos escritos e me enviem, pois será uma forma de registro dessas atividades.

Conto com a colaboração de todos vocês e mais uma vez, venho ressaltar a importância da parceria entre escola e família, visando o pleno desenvolvimento e autonomia dos nossos estudantes.

Segue o número do meu celular 98095-9546, e-mail mzasilveira@gmail.com, para que vocês possam entrar em contato comigo.

Com carinho.

Professora Maria Zilda Alves Silveira. 



A IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A ATIVIDADE DE VIDA AUTONOMA (AVA)
A Atividade de Vida Autônoma vem a ser a área que desenvolve, de forma gradativa, hábitos diários importantes para a independência e autonomia satisfação de cada indivíduo, considerando as diferenças e a restrita capacidade de cada um. Nessa perspectiva, são desenvolvidas atividades que envolvem alimentação, higiene pessoal, vestuário, saúde e segurança e atividades domésticas.
Objetivos da A.V.A: Executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas atividades diárias, e  para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico dos alunos.
Exemplos de AVA:

1-ALIMENTAÇÃO:
        Beber líquido com auxílio de canudos;
        Ingerir alimentos pastosos (sopa, mingau);
        Morder e mastigar biscoitos;
        Mastigar pão;
        Descascar e mastigar bananas;
        Beber liquídos usando o copo;
        Espetar com o garfo alimentos e levá-los à boca;
        Colocar em seu prato alimentos que estejam numa vasilha maior;
        Usar a faca descartável para passar manteiga (patê ou etc) no pão ou biscoito;
        Alimentar-se usando garfo e faca;
        Servir-se de líquidos contidos numa jarra ou garrafa;
        Usar a faca descartavel para descascar e cortar frutas, legumes e pão;
        Mastigar de boca fechada;
        Usar o guardanapo para limpar a boca, após as refeições.

2- HIGIENE:
        Pedir para ir ao banheiro e usar o vaso sanitário (de modo adequado);
        Limpar-se após o uso do vaso sanitário;
        Lavar e enxugar as mãos usando água, sabonete e toalha;
        Lavar e enxugar o rosto;
        Escovar os dentes;
        Pentear os cabelos;
        Tomar banho;
        Trocar diariamente as roupas de baixo;
        Cortar as unhas regularmente, com auxílio;
        Reconhecer as roupas que estão sujas e lavá-las.

3 - VESTUÁRIO:
        Brincar com bonecas despindo-as e vestindo-as;
        Despir-se e vestir-se;
        Desatar os cordões dos sapatos;
        Tirar os sapatos e as meias;
        Calçar meias e sapatos;
        Identificar os seus sapatos entre vários outros pares;
        Engraxar sapatos;
        Manejar diversos tipos de botões ( em tamanhos grandes ) utilizados nas peças do vestuário;
        Abrir e fechar zíper de casacos ou vestidos;
        Abrir e fechar fivelas de seus próprios cintos;
        Retirar e colocar blusas que entrem pelo decote, reconhecendo a parte de trás pela etiqueta que deve estar presa;
        Guardar roupas em gavetas
        Colocar camisas, blusas e vestidos em cabides.

4 - SAÚDE E SEGURANÇA.
        Reconhecer a importância do médico e do dentista;
        Reconhecer a importância dos exames de saúde e submeter-se a eles quando necessário;
        Tomar adequadamente os remédios indicados;
        Reconhecer alguns instrumentos médicos, como termômetro, balança etc;
        Reconhecer e saber para que serve gaze, algodão, esparadrapo, tesoura, mercúrio cromo, água oxigenada etc;
        Cuidar de pequenos arranhões ou ferimentos;
        Organizar uma caixa de primeiros socorros;
        Discar e falar ao telefone;
        Atender sinal de chamado (campainha, telefone);
        Subir e descer escadas com cuidado, segurando o corrimão;
        Riscar fósforos para acender velas e fogões;
        Saber utilizar o fogão em atividades simples, apagando-o convenientemente ao término da tarefa;
        Ligar e desligar o rádio e a televisão.

5- ATIVIDADES DOMÉSTICAS.
        Varrer o chão;
        Usar a pá de lixo;
        Colocar o lixo na lixeira;
        Lavar o chão;
        Limpar as mesas e as cadeiras;
        Limpar e arrumar o armário;
        Arrumar a cama;
        Colocar fronha no travesseiro;
        Lavar e passar roupas;
        Tampar garrafas;
        Preparar a mesa para as refeições;
        Preparar pequenas refeições;
        Fazer pequenas compras ( feiras e supermercados).

  Incentivem os seus filhos a desenvolverem essas atividades, que serão de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia e independência deles.


SEMANA DE 01/06/2020 A 05/06/2020

NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Maria Zilda Alves Silveira
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO:  LEIA  AS  ATIVIDADES  PARA  O  EDUCANDO  QUE  NÃO  ESTÁ  ALFABETIZADO

                       JOGO   DE   TABULEIRO CORONAVÍRUS.
OBJETIVO:
-  ESTIMULAR    AS   HABILIDADES   ATENCIONAIS   E   O  RACÍOCINIO.
-  SISTEMATIZAR   AS   APRENDIZAGENS  RELACIONADAS   AO   CORONAVÍRUS,   COMO  FORMA   DE   PREVENÇÃO,   POR   MEIO   DE  JOGOS. 
MATERIAIS:
-  TABULEIRO   DO   JOGO (  QUE   ESTÁ   NA  PÁGINA   SEGUINTE).
-   MOLDE   DO  DADO  E  PIÃO  (   DÍSPONÍVEIS  PARA  RECORTE  ABAIXO).
-   COLA   E   TESOURA.
COMO   FAZER   O   DADO   E   O   PIÃO:
COLE    O    TABULEIRO    EM    UM    PEDAÇO    DE    PAPEL    CARTÃO    OU    PAPELÃO    NÃO MUITO    GROSSO.    COM    AJUDA    DE    UM    ADULTO:    MONTE    O    DADO,    RECORTE    ELE    E COLE    NO    PAPEL    CARTÃO    OU    EM    UM    PEDAÇO    DE    PAPELÃO    QUE    NÃO   SEJA    MUITO DURO.    FAÇA    DOBRAS     NOS   LOCAIS    INDICADOS    E    DEPOIS    FECHE    COMO    SE    FOSSE UMA    CAIXA.
E   PARA    FAZER    DE    PIÃO(   MARCADOR    DOS    PONTOS)    VOCÊ    PODE    USAR    TAMPAS DE    GARRAFA    DE    REFRIGERANTE.
COMO   JOGAR:
O   JOGO   PODERÁ   CONTAR   COM   2   OU   MAIS   PARTICIPANTES.   DECIDIR   QUEM   INICIARÁ   O   JOGO.
POSICIONAR   OS   PIÕES    NO   TABULEIRO   AONDE   ESTÁ   ESCRITO   INÍCIO.
JOGAR   O   DADO   E   ANDAR   O   NÚMERO   DE   CASAS   CORRESPONDENTES.   GANHA   O   JOGO   O   JOGADOR   QUE   CHEGAR   PRIMEIRO   NA   CHEGADA.

DESTAQUE  A  PÁGINA,   RECORTE   E   MONTE   O   DADO.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS