Atividade de História
Prof. Felippe
8ºs anos A e B
Data de entrega: 10 a 17 de Junho.
Atividade 1
Como nascem os lemas?
Até os dias de hoje, a Revolução Francesa se traduz no lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A expressão é atribuída a Jean-Nicolas Pache, nascido em 1746, filhos de suíços que acabou fazendo carreira na realeza. Foi secretário do Ministro da Marinha e inspetor de moradia do Rei.
No início da Revolução, continuou a servir no governo e foi eleito suplente de deputado em 1793. Sempre foi um político moderado, embora próximo do revolucionário radical Marat. Foi preso em maio de 1794 e por pouco não foi morto na guilhotina por manter relações de amizade com inimigos de revolucionários, como Roberpierre. Em 1799, retirou-se da vida pública. Faleceu em 1823.
O lema cunhado por ele, no entanto, sobreviveu a ponto de tornar-se símbolo da Revolução Francesa e uma aspiração posteriormente considerada como um grande ideal da humanidade.
Pensando na Revolução Francesa, pesquise os significados de cada termo: liberdade, igualdade e fraternidade.
Atividade 2
O mito Napoleão Bonaparte
O que impressiona na carreira meteórica de Napoleão é o fato de ele ter vindo de baixo. Grandes conquistadores do passado, como Alexandre Magno e Júlio César, eram aristocratas e foram educados desde o início para serem governantes. Napoleão, porém, começou como um simples soldado, que não possuía riqueza nem posição social.
Partindo de baixo e vencendo uma a uma as resistências, Napoleão foi alçado à glória, chegando a dominar um imenso império. Essa imagem fixou-se na mente do homem do século XIX a ponto de criar um mito duradouro: o do indivíduo excepcional que cria o seu próprio destino, transpondo barreiras sociais e econômicas.
- Segundo o texto, qual foi o grande mérito de Napoleão?
- De que forma napoleão é representado nas imagens?
- Quais associações podem ser feitas entre texto e as imagens de Napoleão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário