HISTÓRIA
TURMA: 8º. ANO D
Professora: Hivana
HABILIDADES: EF08HI11 – Identificar
e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos
nas lutas de independência no Brasil, na América Espanhola.
TEMA: REVOLUÇÃO NO HAITI (REVOLTA DE SÃO DOMINGOS)
ATIVIDADE 1: (Os alunos
que assistiram a aula dia 15/06/20 não precisam fazer)
Ler com atenção infográfico das
páginas 46 e 47 do livro, se necessário, pode pesquisar outras fontes (livros,
sites) e preencher as informações abaixo:
ð Revolta
no Haiti:
ð Onde
ocorreu?
ð Período?
ð Antecedentes
da Revolta: Como era a economia? Organização política? Sociedade?
ð O
que é Plantation?
ð Principais
líderes?
ð Motivos
da Revolta, desenrolar do conflito e as consequências?
ATIVIDADE 2: (todos alunos
devem fazer)
ð Escute
e leia com atenção a letra da música: HAITI, de Gilberto Gil e
Caetano Veloso e responda as questões:
ð Responda:
1.
A canção de Gilberto Gil e Caetano Veloso foi
inspirada na atual sociedade brasileira. Por que, então, o título “Haiti”?
2.
Retire da canção palavras e expressões que
designam os indivíduos marginalizados na atual sociedade brasileira. O que os
segrega é apenas a cor? Por quê?
3.
Copie em seu caderno pelo menos um verso que
remeta à história brasileira.
HAITI
Quando
você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque, um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária
Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for ver a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo...
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui
E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educação que pareça fácil
Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização
Do ensino de primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque, um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária
Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for ver a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo...
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui
E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educação que pareça fácil
Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização
Do ensino de primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
(...) Continua.
Vale lembrar:
As duas atividades podem ser manuscritas
no seu caderno ou digitado em formato Word.
Importante: No assunto do e-mail
colocar o nome/sobrenome e ano.
Encaminhar até dia 19/06/2020.
Qualquer dúvida envie e-mail ou entre em contato pelo Whatsapp
Se cuidem e fiquem bem!
Beijos – Profa. Hivana
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