Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
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Professor: Cláudio
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Disciplina: Geografia
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Classes: 1os C e D (EJA)
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Data:11 a 15 de maio
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Objetivo da aula: Compreender as
diferenças existentes entre a Teoria Geocêntrica e Heliocêntrica.
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Habilidade da aula:
Analisar e comparar as teorias religiosas e científicas que influenciaram o
desenvolvimento da Cartografia
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Conteúdo da aula: Geocentrismo e
Heliocentrismo.
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Roteiro da atividade:
Estabelecer uma comparação entre as
duas teorias baseando-se no texto acima e nos conteúdos já trabalhados no
caderno.
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Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades:
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Data da entrega:18 de maio
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
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Geocentrismo e Heliocentrismo
Um dos temas que proporcionou muitos debates ao longo da história foi a dinâmica do Sistema Solar. O interesse em compreender os movimentos dos corpos celestes gerou muitas observações, pesquisas e teorias religiosas e científicas sobre esse fenômeno.
Por volta de 350 a.C., na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas ficavam girando em torno dela. Posteriormente, no século II d.C., o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico.
Segundo
essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros
orbitam ao redor dela ao longo de um círculo (epiciclo). Conforme o
geocentrismo, cada astro se movimenta com velocidade distinta, cuja ordem de
proximidade da Terra é a seguinte: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e
Saturno. Esse modelo de Sistema Solar foi defendido pela Igreja Católica
durante mais de 1.400 anos, visto que apresentava aspectos de passagens
bíblicas.
A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C.,
através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto,
somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria
que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.
Nicolau Copérnico
Nicolau
Copérnico (1473 – 1543), considerado o fundador da astronomia moderna, nasceu
na Polônia e desenvolveu conhecimentos nos campos da matemática, geografia e
astronomia. Sua teoria heliocêntrica afirmava que a Terra e os demais planetas
se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro
do Sistema Solar. A alternância entre dias e noites é uma consequência do
movimento que a Terra realiza sobre seu próprio eixo, denominado movimento de
rotação.
Rapidamente, a Igreja Católica se opôs à teoria heliocêntrica, e Copérnico só
autorizou a divulgação de seus dados matemáticos que comprovavam a teoria após
sua morte, pois temia ser condenado por heresia pela Igreja Católica.
Posteriormente, Galileu Galilei, durante o século XVII, reforçou a teoria
heliocêntrica através de observações com lunetas holandesas. Como consequência
de seu “atrevimento”, Galileu foi julgado pelo tribunal da Inquisição, tendo
como opção negar sua teoria ou ser queimado na fogueira da Inquisição. Sem
muitas alternativas, sua teoria foi negada.
Porém, o heliocentrismo foi sendo aperfeiçoado por cientistas e astrônomos como
Michael Maestlin, Johannes Kepler e Isaac Newton, e, atualmente, é a teoria
mais aceita pela comunidade científica. A Igreja Católica, por sua vez, só
aceitou esse modelo de Sistema Solar em 1922.
Por
Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Atividade
Estabelecer
uma comparação entre as duas teorias baseando-se no texto acima e nos conteúdos
já trabalhados no caderno.
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