Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

HISTÓRIA - 7º Ano A

OLÁ, CAROS ALUNOS E RESPONSÁVEIS

Temos mais uma semana de acontecimentos inesperados. Estou postando hoje porque nossas assembleias legislativas (municipal e estadual) decidiram que, para aumentar os níveis de isolamento social na cidade, alguns feriados do ano serão antecipados. Mais precisamente: amanhã, 20/05, será adiantado o feriado de Corpus Christie, que originalmente se celebra em 11/06; na quinta, 21/05, será adiantado o feriado do dia da Consciência Negra, que originalmente se celebra em 20/11; na sexta-feira, 22/05 o governo decretou ponto facultativo. Aí temos o fim de semana e, na segunda-feira, 25/05, será adiantado o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, que originalmente se celebra em 09/07. Ao todo, um Feriadão com 6 dias.

Assim sendo, faço a postagem da semana hoje. Como combinei na postagem anterior, vou deixar postado um LINK onde vocês poderão encontrar para baixar, tanto a APOSTILA – Volume 1, que vocês não haviam recebido, quanto a APOSTILA – Volume 2, que foi entregue na escola.
A partir da próxima semana, postarei as atividades sempre relacionando o LIVRO DIDÁTICO e as APOSTILAS. Sempre vou mencionar se estou usando o Volume 1 ou o Volume 2. De qualquer forma, para evitar contratempos, sempre postarei a parte da apostila que será utilizada na atividade proposta.

Independentemente dos Feriados, aguardo as atividades de vocês – Avaliações Contínuas 1, 2, 3, 4 e 5, em meu e-mail: história.rodriguesalves@gmail.com para fechamento das notas do 1º BIMESTRE.
Estas atividades estão nas postagens anteriores. RELEMBRANDO:


- Avaliação Contínua 1 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 2 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 70 do LIVRO DIDÁTICO de História.

 +

 Avaliação Contínua 4:

Leia o texto abaixo:


A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e
mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.


1. Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________

2.Responda as questões abaixo:
a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” comunidades que não dependem de recursos tecnológicos?


Avaliação Contínua 5:

Leia o texto abaixo:


As entrevistas são consideradas fontes históricas, pois através delas é possível conhecer sobre fatos históricos de povos que não utilizam a escrita como meio para perpetuar sua história. Dessa forma podemos ter acesso às tradições africanas, como aquelas contadas pelos Griôs, que são verdadeiras bibliotecas vivas que transmitem oralmente histórias relacionadas a seus povos. No Brasil, há grupos interessados em estratégias para proteção e fomento à transmissão dos saberes da tradição oral, englobando não apenas os descendentes dos povos africanos, mas também os indígenas e as comunidades tradicionais que realizam essa prática. O Museu da Pessoa, por exemplo, é uma instituição dedicada a colher depoimentos de pessoas ditas “comuns” e preservar esses relatos para resguardar a memória.


1. Realize uma entrevista com uma pessoa nascida há pelo menos três décadas. Utilize a sugestão abaixo como modelo.
NOME:
IDADE:
PROFISSÃO:
CIDADE DE NASCIMENTO:
CIDADE EM QUE RESIDE:
RESIDE NA CIDADE DESDE:
EM TÓPICOS, APONTE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS QUE OCORRERAM DURANTE A VIDA DA PESSOA ENTREVISTADA
a 
2. Após a coleta dos dados, elabore um relatório apontando as permanências e mudanças destacadas pelo entrevistado.

Para organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de respostas como segue abaixo:

NOME: _______________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA: ___/___/___



Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:

Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:
  
Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:


Espero que todos estejam bem.
Um abraço,
PROFESSORA CRISTIANE DANTAS – História



Ao entrar no site, você encontrará a imagem abaixo. Clique em cima dos ícones do 7º ano e você terá as versões digitais da apostila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS