OLÁ,
CAROS ALUNOS E RESPONSÁVEIS
Temos
mais uma semana de acontecimentos inesperados. Estou postando hoje porque
nossas assembleias legislativas (municipal e estadual) decidiram que, para
aumentar os níveis de isolamento social na cidade, alguns feriados do ano serão
antecipados. Mais precisamente: amanhã, 20/05, será adiantado o feriado de
Corpus Christie, que originalmente se celebra em 11/06; na quinta, 21/05, será
adiantado o feriado do dia da Consciência Negra, que originalmente se celebra em
20/11; na sexta-feira, 22/05 o governo decretou ponto facultativo. Aí temos o
fim de semana e, na segunda-feira, 25/05, será adiantado o feriado da Revolução
Constitucionalista de 1932, que originalmente se celebra em 09/07. Ao todo, um
Feriadão com 6 dias.
Assim
sendo, faço a postagem da semana hoje. Como combinei na postagem anterior, vou
deixar postado um LINK onde vocês poderão encontrar para baixar, tanto a
APOSTILA – Volume 1, que vocês não haviam recebido, quanto a APOSTILA – Volume 2,
que foi entregue na escola.
A
partir da próxima semana, postarei as atividades sempre relacionando o LIVRO
DIDÁTICO e as APOSTILAS. Sempre vou mencionar se estou usando o Volume 1 ou o Volume 2. De qualquer forma, para evitar contratempos,
sempre postarei a parte da apostila que será utilizada na atividade proposta.
Independentemente dos Feriados, aguardo as
atividades de vocês – Avaliações Contínuas 1, 2, 3, 4 e 5, em meu e-mail: história.rodriguesalves@gmail.com para fechamento das notas do 1º BIMESTRE.
Estas atividades estão nas postagens anteriores. RELEMBRANDO:
- Avaliação
Contínua 1 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos –
pág. 25 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação
Contínua 2 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos –
pág. 42 do LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 - atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 70 do LIVRO DIDÁTICO de
História.
+
Avaliação Contínua 4:
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um
processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens.
O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a
diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com
o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso
cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos
classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se
hoje utilizamos Apps de mensagens ou e
mails, houve um tempo
em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a
forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer
dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em
que foi utilizada.
|
1. Após a
leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e
“moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________
2.Responda as questões abaixo:
a) A tecnologia, da forma como conhecemos, está
presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
b) Podemos considerar “modernas” as sociedades que
dependem da tecnologia em seu cotidiano?
c) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas”
comunidades que não dependem de recursos tecnológicos?
Avaliação
Contínua 5:
Leia o texto abaixo:
As entrevistas são consideradas fontes
históricas, pois através delas é possível conhecer sobre fatos históricos de
povos que não utilizam a escrita como meio para perpetuar sua história. Dessa
forma podemos ter acesso às tradições africanas, como aquelas contadas pelos
Griôs, que são verdadeiras bibliotecas vivas que transmitem oralmente
histórias relacionadas a seus povos. No Brasil, há grupos interessados em
estratégias para proteção e fomento à transmissão dos saberes da tradição
oral, englobando não apenas os descendentes dos povos africanos, mas também
os indígenas e as comunidades tradicionais que realizam essa prática. O Museu
da Pessoa, por exemplo, é uma instituição dedicada a colher depoimentos de
pessoas ditas “comuns” e preservar esses relatos para resguardar a memória.
|
1. Realize uma entrevista com uma pessoa nascida há
pelo menos três décadas. Utilize a sugestão abaixo como modelo.
NOME:
|
IDADE:
|
PROFISSÃO:
|
CIDADE DE
NASCIMENTO:
|
CIDADE EM
QUE RESIDE:
|
RESIDE NA
CIDADE DESDE:
EM TÓPICOS, APONTE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS QUE
OCORRERAM DURANTE A VIDA DA PESSOA ENTREVISTADA
|
2. Após a coleta dos dados, elabore um relatório
apontando as permanências e mudanças destacadas pelo entrevistado.
Para
organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de
respostas como segue abaixo:
NOME:
_______________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA:
___/___/___
Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo
no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 5
RESPOSTA:
Espero que todos estejam bem.
Um abraço,
PROFESSORA CRISTIANE DANTAS – História
LINK para acessar as apostilas - volume 1 e volume 2 https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/
Ao entrar no site, você encontrará a imagem
abaixo. Clique em cima dos ícones do 7º ano e você terá as versões
digitais da apostila.
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