OLÁ,
CAROS ALUNOS E RESPONSÁVEIS
Temos
mais uma semana de acontecimentos inesperados. Estou postando hoje porque
nossas assembleias legislativas (municipal e estadual) decidiram que, para
aumentar os níveis de isolamento social na cidade, alguns feriados do ano serão
antecipados. Mais precisamente: amanhã, 20/05, será adiantado o feriado de
Corpus Christie, que originalmente se celebra em 11/06; na quinta, 21/05, será
adiantado o feriado do dia da Consciência Negra, que originalmente se celebra em
20/11; na sexta-feira, 22/05 o governo decretou ponto facultativo. Aí temos o
fim de semana e, na segunda-feira, 25/05, será adiantado o feriado da Revolução
Constitucionalista de 1932, que originalmente se celebra em 09/07. Ao todo, um
Feriadão com 6 dias.
Assim
sendo, faço a postagem da semana hoje. Como combinei na postagem anterior, vou
deixar postado um LINK onde vocês poderão encontrar para baixar, tanto a
APOSTILA – Volume 1, que vocês não haviam recebido, quanto a APOSTILA – Volume 2,
que foi entregue na escola.
A
partir da próxima semana, postarei as atividades sempre relacionando o LIVRO
DIDÁTICO e as APOSTILAS. Sempre vou mencionar se estou usando o Volume 1 ou o Volume 2. De qualquer forma, para evitar contratempos,
sempre postarei a parte da apostila que será utilizada na atividade proposta.
Independentemente dos Feriados, aguardo as
atividades de vocês – Avaliações Contínuas 1, 2, 3, 4 e 5, em meu e-mail: história.rodriguesalves@gmail.com para fechamento das notas do 1º BIMESTRE.
Espero que todos estejam bem.
Um abraço,
PROFESSORA CRISTIANE DANTAS – História
LINK para acessar as apostilas - volume 1 e volume 2 https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/
Ao
entrar no site, você encontrará a imagem abaixo. Clique em cima dos
ícones do 6º ano e você terá as versões digitais da apostila.
OBSERVAÇÃO:
Como já surgiram dúvidas sobre as atividades a serem realizadas e há dificuldade de visualizarem postagens anteriores, repito abaixo o que devem fazer:
OBSERVAÇÃO:
Como já surgiram dúvidas sobre as atividades a serem realizadas e há dificuldade de visualizarem postagens anteriores, repito abaixo o que devem fazer:
- Avaliação Contínua 1 –
atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34 do
LIVRO DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 2 –
atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO
DIDÁTICO de História.
- Avaliação Contínua 3 -
atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69 do
LIVRO DIDÁTICO de História.
+
Crie
uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se
seguem:
INSTRUÇÕES
PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º
Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da
atividade;
2º
Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º
A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º
Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de
acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do
tempo ficará bastante completa.
OBS:
Aqueles que queiram podem acrescentar a linha do tempo pessoal fotos e desenhos
+
Avaliação Contínua 5
Pesquise três tipos de
calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com imagens (recortadas
ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um, coloque uma breve
descrição.
EXEMPLO:
EXEMPLO:
CALENDÁRIO
MAIA
O calendário maia é um entre os diversos sistemas temporais utilizados pelos MAIAS, povo que viveu na América Central antes da chegada dos conquistadores europeus. Ele tem início em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma forma que o nosso começa no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, o qual marca o suposto momento em que Jesus Cristo nasceu. Ele é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um ‘mês’.
O calendário maia é um entre os diversos sistemas temporais utilizados pelos MAIAS, povo que viveu na América Central antes da chegada dos conquistadores europeus. Ele tem início em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma forma que o nosso começa no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, o qual marca o suposto momento em que Jesus Cristo nasceu. Ele é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um ‘mês’.
Os
Maias viam o tempo como uma sucessão de ciclos, os dos fenômenos naturais, os
das concepções de morte-reencarnação, os da sua própria visão temporal. Vários
dos ritos maias estavam ligados a esta mentalidade cíclica. Com o calendário de
conta longa, eles conseguem criar uma marcação linear, mas o caráter repetitivo
da passagem do tempo está imbuído na mentalidade desta civilização.
Para
organizar a entrega de suas atividades, você pode preparar uma folha de
respostas como segue abaixo:
NOME:
______________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA:
___/___/___
Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 34 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo
no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando
com documentos – pág. 69 do LIVRO DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 4
RESPOSTA:
Avaliação Contínua 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário