Data: 26/05/2020
Prof.ª.: Nina- Língua Portuguesa Série/Ano: 3 Ano D- EJA
CONECTIVOS NO GÊNERO CRÔNICA
A
|
palavra “Crônica” vem
do grego, Chrónos, que quer dizer tempo. É um gênero textual muito presente em
jornais, revistas, blogs, etc. Os textos se caracterizam por uma narrativa
curta redigida em uma linguagem com predominância coloquial. É um relato de um
breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens. A finalidade da crônica
é apresentar o fato rápido, quase sempre explora o humor ou ironia. Geralmente
não há desfecho, esse fica para o leitor imaginar, e depois tirar suas
conclusões.
Polícia, Um Salto Muito Azarado
Bia
Lira
O ladrão já estava preso há mais de cinco anos (...) e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de ficar em casa por conta do benefício do indulto de páscoa.
Assim que, o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena cidade do interior. Ali, (...) na primeira oportunidade que ele teve roubou a carteira e o celular de uma garota.
Depois do roubo à moça começou a gritar muito alto pedindo socorro. Logo apareceu um policial para ajudá-la. Prontamente, o policial saiu em perseguição ao rapaz. Depois de correr atrás do gatuno por mais de quatro quarteirões o policial ficou muito impressionado com a atitude do esperto ladrão.
O Bandido, correndo em altíssima velocidade, estava fugindo do policial, assim que ele entrou numa rua ele viu um grande muro e, pensando ser a área de uma empresa ou outra propriedade qualquer, ele rapidamente escalou o paredão e saltou para o outro lado.
O policial, ao ver aquilo parou de correr imediatamente. Meio atônito e bastante surpreso com a atitude do picareta. O policial (...) foi até o portão daquela propriedade onde o marginal havia pulado para ver o que é que estava acontecendo lá dentro.
Ao chegar, a primeira coisa que o policial viu foi que o assaltante já havia sido completamente imobilizado por outro homem, que não por acaso, era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.
Disponível online em: https://pensador.uol.com.br/autor/bia_lira/>. Acesso em 31 out 2016.
Assim que, o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena cidade do interior. Ali, (...) na primeira oportunidade que ele teve roubou a carteira e o celular de uma garota.
Depois do roubo à moça começou a gritar muito alto pedindo socorro. Logo apareceu um policial para ajudá-la. Prontamente, o policial saiu em perseguição ao rapaz. Depois de correr atrás do gatuno por mais de quatro quarteirões o policial ficou muito impressionado com a atitude do esperto ladrão.
O Bandido, correndo em altíssima velocidade, estava fugindo do policial, assim que ele entrou numa rua ele viu um grande muro e, pensando ser a área de uma empresa ou outra propriedade qualquer, ele rapidamente escalou o paredão e saltou para o outro lado.
O policial, ao ver aquilo parou de correr imediatamente. Meio atônito e bastante surpreso com a atitude do picareta. O policial (...) foi até o portão daquela propriedade onde o marginal havia pulado para ver o que é que estava acontecendo lá dentro.
Ao chegar, a primeira coisa que o policial viu foi que o assaltante já havia sido completamente imobilizado por outro homem, que não por acaso, era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.
Disponível online em: https://pensador.uol.com.br/autor/bia_lira/>. Acesso em 31 out 2016.
ATIVIDADE 1- Entendendo a crônica.
1.Qual o assunto da crônica?
2.Quantos e quais são os personagens?
3.Onde se passa a história?
4.Que tipo de linguagem é utilizado na
crônica, Polícia, um salto muito azarado?
5. Baseado na leitura, o que é crônica?
ATIVIDADE 2- Hora de criar!
Conte
um pequeno fato do dia a dia, que aconteceu com você, em um momento qualquer de
sua vida. Pode ser um fato familiar, conversa entre amigos ou um acontecimento corriqueiro
do cotidiano. Linguagem simples ou coloquial com poucos personagens. Algo que possa
provocar no leitor algum tipo de sentimento:
tristeza, medo, alegria ou surpresa.
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Conectivos
São conjunções que ligam as orações. Permitem
a ligação harmoniosa entre as frases, orações, períodos e parágrafos. O uso
correto dos conectivos é essencial para garantir a coesão e a coerência em um
texto, contribuindo para a construção de uma boa redação, pois permite o
sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto. Podem
ser divididas em grupos de acordo com a ideia que elas estabelecem.
Apresentamos abaixo os grupos mais usados em textos.
Tabelas dos conectivos
Classificação
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Conjunções
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Adição, soma
|
E, nem, também, etc.
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Oposição, contraste
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Mas, porém, contudo, todavia, entretanto,
etc.
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Alternativa, Escolha
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Ou...ou, ora...ora, Já...já, quer...quer,
seja...seja, etc.
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Conclusão
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Logo, pois, portanto, por isso, etc.
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Explicação
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Porque, pois, que, etc.
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Classificação
|
Conjunções
|
Causa
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Porque, visto que, como, já que, etc.
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Comparação
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Como, mais que, menos que, tanto, tão, etc.
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Concessão
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Embora, ainda que, mesmo que, etc.
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Condição
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Se, caso, sem que, se não, uma vez que,
a não ser que, exceto se, a menos que, etc.
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Conformidade
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Como, conforme, segundo que, etc.
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Consequência
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Que, de modo que, sem que, senão, tão
que, etc.
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Finalidade
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Para, para que, a fim de que, etc.
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Proporção
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À proporção que, à medida que, etc.
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Tempo
|
Quando, enquanto, assim que, logo,
sempre que, desde que, depois que, etc.
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ATIVIDADE 3 – Refletindo sobre os conectivos.
I. Leia as frases abaixo.
Em seguida assinale a alternativa correta.
1. Assim
que, o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena
cidade do interior.
(
) estabelece uma ideia de condição
( ) estabelece
uma ideia de tempo
(
) estabelece uma ideia de oposição
2.
O ladrão já estava preso há mais de cinco anos (...) e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de
ficar em casa por conta do benefício do indulto de páscoa.
(
) estabelece uma ideia de condição
( ) estabelece uma ideia de adição
( ) estabelece uma ideia de oposição
3. ...era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de
azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão
da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.
(
) estabelece uma ideia de causa
(
) estabelece uma ideia de adição
(
) estabelece uma ideia de oposição
II. Qual o valor semântico dos conectivos em destaque.
1. Não veio nem telefonou.
2. A criança ora chora ora
ri.
3. Está muito frio; logo, sairei agasalhado.
4. A peça foi boa, contudo não agradou aos espectadores.
5. Devo ter comido pouco, pois estou com fome de novo.
III. Identifique na crônica 2 (dois) conectivos subordinativos,
grife-os,
escreva no seu caderno qual o sentido que eles estabelecem na
frase.
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