Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2020

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - Ano/Série: 3º ANOS C/D

Data: 26/05/2020
Prof.ª.: Nina- Língua Portuguesa                                                Série/Ano: 3 Ano D- EJA


CONECTIVOS NO GÊNERO CRÔNICA


A





        palavra “Crônica” vem do grego, Chrónos, que quer dizer tempo. É um gênero textual muito presente em jornais, revistas, blogs, etc. Os textos se caracterizam por uma narrativa curta redigida em uma linguagem com predominância coloquial. É um relato de um breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens. A finalidade da crônica é apresentar o fato rápido, quase sempre explora o humor ou ironia. Geralmente não há desfecho, esse fica para o leitor imaginar, e depois tirar suas conclusões.


Polícia, Um Salto Muito Azarado
Bia Lira
 
O ladrão já estava preso há mais de cinco anos (...) e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de ficar em casa por conta do benefício do indulto de páscoa.

Assim que, o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena cidade do interior. Ali, (...) na primeira oportunidade que ele teve roubou a carteira e o celular de uma garota.

Depois do roubo à moça começou a gritar muito alto pedindo socorro. Logo apareceu um policial para ajudá-la. Prontamente, o policial saiu em perseguição ao rapaz. Depois de correr atrás do gatuno por mais de quatro quarteirões o policial ficou muito impressionado com a atitude do esperto ladrão.

O Bandido, correndo em altíssima velocidade, estava fugindo do policial, assim que ele entrou numa rua ele viu um grande muro e, pensando ser a área de uma empresa ou outra propriedade qualquer, ele rapidamente escalou o paredão e saltou para o outro lado.

O policial, ao ver aquilo parou de correr imediatamente. Meio atônito e bastante surpreso com a atitude do picareta. O policial (...) foi até o portão daquela propriedade onde o marginal havia pulado para ver o que é que estava acontecendo lá dentro.

Ao chegar, a primeira coisa que o policial viu foi que o assaltante já havia sido completamente imobilizado por outro homem, que não por acaso, era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.

Disponível online em: https://pensador.uol.com.br/autor/bia_lira/>. Acesso em 31 out 2016.


ATIVIDADE 1- Entendendo a crônica.

1.Qual o assunto da crônica?
2.Quantos e quais são os personagens?
3.Onde se passa a história?
4.Que tipo de linguagem é utilizado na crônica, Polícia, um salto muito azarado?
5. Baseado na leitura, o que é crônica?

ATIVIDADE 2- Hora de criar!

            Conte um pequeno fato do dia a dia, que aconteceu com você, em um momento qualquer de sua vida. Pode ser um fato familiar, conversa entre amigos ou um acontecimento corriqueiro do cotidiano. Linguagem simples ou coloquial com poucos personagens. Algo que possa provocar no leitor algum tipo de sentimento: tristeza, medo, alegria ou surpresa.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

  

Conectivos
 São conjunções que ligam as orações. Permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, períodos e parágrafos. O uso correto dos conectivos é essencial para garantir a coesão e a coerência em um texto, contribuindo para a construção de uma boa redação, pois permite o sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto. Podem ser divididas em grupos de acordo com a ideia que elas estabelecem. Apresentamos abaixo os grupos mais usados em textos.

Tabelas dos conectivos
Classificação
Conjunções
Adição, soma
E, nem, também, etc.
Oposição, contraste
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.
Alternativa, Escolha
Ou...ou, ora...ora, Já...já, quer...quer, seja...seja, etc.
Conclusão
Logo, pois, portanto, por isso, etc.
Explicação
Porque, pois, que, etc.


Classificação
Conjunções
Causa
Porque, visto que, como, já que, etc.
Comparação
Como, mais que, menos que, tanto, tão, etc.
Concessão
Embora, ainda que, mesmo que, etc.
Condição
Se, caso, sem que, se não, uma vez que, a não ser que, exceto se, a menos que, etc.
Conformidade
Como, conforme, segundo que, etc.
Consequência
Que, de modo que, sem que, senão, tão que, etc.
Finalidade
Para, para que, a fim de que, etc.
Proporção
À proporção que, à medida que, etc.
Tempo
Quando, enquanto, assim que, logo, sempre que, desde que, depois que, etc.


ATIVIDADE 3Refletindo sobre os conectivos.

I.  Leia as frases abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta.

1. Assim que, o criminoso saiu da cadeia, ele resolveu viajar para uma pequena cidade do interior.
         (    ) estabelece uma ideia  de condição
         (    ) estabelece uma ideia de tempo
         (    ) estabelece uma ideia de oposição
2. O ladrão já estava preso há mais de cinco anos (...) e, pela primeira vez, ele havia recebido a oportunidade de ficar em casa por conta do benefício do indulto de páscoa.

         (    ) estabelece uma ideia de condição
         (    ) estabelece uma ideia de adição
         (    ) estabelece uma ideia de oposição
3. ...era outro policial, pois aquele ladrão pra lá de azarado, pra não dizer outra coisa, havia pulado justamente dentro do Batalhão da Policia Militar daquela pequena cidade do interior.

         (    ) estabelece uma ideia de causa
         (    ) estabelece uma ideia de adição
         (    ) estabelece uma ideia de oposição
II. Qual o valor semântico dos conectivos em destaque.

1. Não veio nem telefonou.
2. A criança ora chora ora ri.
3. Está muito frio; logo, sairei agasalhado.
4. A peça foi boa, contudo não agradou aos espectadores.
5. Devo ter comido pouco, pois estou com fome de novo.

III. Identifique na crônica 2 (dois) conectivos subordinativos, grife-os,
escreva no seu caderno qual o sentido que eles estabelecem na frase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS