EE Rodrigues Alves
|
||
Professor: Ana Carolina
Ferrari
|
Disciplina: Biologia
|
|
Classes: 1MA, 1MB, 1MC, 1MD
|
Data: 25 a 29 de maio
|
|
Objetivo da aula: entender como os
organismos se relacionam na natureza
|
||
Habilidades da aula: Relacionar informações sobre relações ecológicas fornecidas por
diferentes textos.
|
||
Conteúdo da aula: Relações
Ecológicas entre os seres vivos
|
||
Roteiro da atividade: Resolver os exercícios
01. Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam
e come os restos. Quais as relações ecológicas envolvidas nesta situação?
a) predador e parasita. b) predador e decompositor c) comensal e parasita.
d) predador e detrítivoro e) parasita e detrítivoro
02. Quando o relacionamento entre dois seres vivos
resulta em benefício para ambos os associados, dizemos que ocorre:
a) mutualismo. b)
comensalismo. c)
hiperparasitismo.
d) parasitismo e)
inquilinismo.
03. No combate às larvas dos anofelinos (mosquitos transmissores
da malária), foi utilizado, com eficiência, um pequeno peixe larvófago (Gambusia affinis). A utilização deste
animal, na área de saneamento para o controle dessa parasitose, foi bem
sucedida em regiões infestadas pelo Anopheles,
e onde era grande a incidência da malária.
O método citado,
não poluente, substitui o clássico processo de deposição de óleo em
superfície da água, que mata as larvas por asfixia.
A ação do peixe Gambusia affinis em relação aos
anofelinos é um exemplo de:
a) predatismo b)
simbiose c) parasitismo d) amensalismo.
04. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo
ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intraespecífica.
d) uma das espécies seja produtora e a outra,
consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.
05. A associação existente entre os ruminantes e as
bactérias que vivem em seu estômago é um caso de :
a) mutualismo. b)
parasitismo. c) comensalismo. d) competição interespecífica.
06. Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único
que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
a) Inquilinismo b)
Herbivoria c) Mutualismo d) Sociedade
07. Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e
piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos.
Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os
piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas
denominadas, respectivamente:
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
08. A seguir estão descritas algumas relações entre
seres vivos. Escreva-as.
a) ________________________ a rêmora acompanha o
tubarão de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os alimentos
do tubarão e também a sua locomoção, mas não prejudica e nem beneficia o seu
hospedeiro.
b) ________________________ a alimentação
predominante do cupim é a madeira, que lhe fornece grande quantidade de
celulose. Entretanto, ele não possui capacidade digeri-la. Quem se responsabiliza
pela degradação da celulose é um protozoário que vive em seu intestino, de
onde não precisa sair para procurar alimento.
c) ________________________ as ervas-de-passarinho
instalam-se sobre outras plantas, retirando delas a seiva, que será utilizada
para a fotossíntese.
d) _______________________ nas caravelas existe uma
união estreita de indivíduo, cada um deles especializados em determinadas
funções como digestão, reprodução e defesa.
e) ________________________ as orquídeas, vivendo sobre
outras plantas, conseguem melhores condições luminosas, mas nada retiram dos
tecidos internos destas plantas.
09. Assinale a opção que indica a Relação Ecológica ilustrada nos
seguintes exemplos:
I) Um cavalo
está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.
II) A tênia
é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.
III) Os
afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.
a)
Parasitismo. b) Competição. c) Mutualismo. d) Sociedade.
10. Define-se parasitas como seres que:
a) se
alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e
comem seres de outras espécies.
c) inibem o
crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem
e crescem às custas de seres de outras espécie, sem matá-los a curto prazo.
e) vivem
apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.
11. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à
relação observada entre:
a) pássaros Anú e bois. b) orquídeas e árvores.
c) cipó-chumbo e árvores. d) cupins e flagelados.
12. As sardinhas da Califórnia foram comercializadas
pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas
eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas
restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu
rapidamente.
A relação
existente entre a sardinha e a anchova é de:
a) mutualismo. b)
competição. c)
comensalismo. d)
amensalismo.
13. Considere a frase abaixo.
‘O fungo Penicillium notatum produz penicilina,
que impede a multiplicação de certas bactérias.’
Ela exemplifica um caso de
a) predatismo.
b) competição. c) mutualismo. d)
|
||
Informações adicionais sobre a elaboração
e entrega das atividades: os alunos que não
conseguirem realizar as atividades com dúvidas ou por conta do tempo entrar
em contato com a professora pelo email
|
||
Data da entrega: 10/06/2020
|
||
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: ferrariana@yahoo.com.br ou anacarolinaferrari@professor.sp.gov.br
|
||
Total de visualizações de página
Páginas
segunda-feira, 25 de maio de 2020
BIOLOGIA - ANA CAROLINA - 1MA, 1MB, 1MC e 1MD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário