EE Rodrigues
Alves
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Professor: Ana Carolina Ferrari
|
Disciplina: Biologia
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Classes: 1MA, 1MB, 1MC, 1MD
|
Data: 18 a 22 de maio
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo da aula: entender como os organismos se relacionam na natureza
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Habilidades da aula: Relacionar
informações sobre relações ecológicas fornecidas por diferentes textos.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo da aula: Relações Ecológicas entre os seres vivos
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Roteiro da atividade: 1) Ler o texto sobre Relações entre seres vivos; 2) Fazer anotações no
caderno dos principais pontos; 3) Assistir a vídeo aula indicada; 4) Anotar
as possíveis dúvidas no caderno.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES
VIVOS
Seres vivos de uma mesma comunidade relacionam entre
si e com o meio. Tal interação ocorre não só entre indivíduos da mesma
espécie (relações intra-específicas), mas também de outras populações
(relações interespecíficas); podendo consistir em laços benéficos, ou não. Relações ecológicas podem ser harmônicas ou
desarmônicas. O primeiro caso ocorre quando ambos os indivíduos são
beneficiados; ou apenas um, mas sem causar dano ao outro. Já o segundo,
quando isto não ocorre.
Como relações intra-específicas
harmônicas, temos:
- Sociedade:
Representantes da mesma espécie cooperam entre si, por meio da divisão de trabalho.
Ex: abelhas e cupins.
- Colônia:
Associação anatomicamente entre indivíduos, unidos entre si, e que podem
desempenhar funções específicas. Ex: corais.
Como relações intra-específicas
desarmônicas, temos:
- Canibalismo:
Um indivíduo se alimenta de outro de sua espécie sendo este, geralmente,
menos capaz.
- Competição intraespecífica: Competição por território, parceiros reprodutivos, alimentos, dentre outros. Como relações interespecíficas harmônicas, temos:
- Mutualismo:
Ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relação
imprescindível à sobrevivência destas. Ex: liquens (fungos + algas).
- Protocooperação:
Ambas as espécies se beneficiam, mas sem estar dependentemente, e tampouco
obrigatoriamente, unidas. Ex: Caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar.
- Inquilinismo:
Uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. Ex:
orquídeas epífitas.
- Comensalismo: Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente.
Como relações interespecíficas desarmônicas,
temos:
- Amensalismo:
O desenvolvimento ou próprio nascimento de indivíduos de uma espécie sendo
prejudicado graças à secreção de substâncias tóxicas, produzidas por outra.
Ex: secreção antibiótica dos Penicillium.
- Herbivoria:
Herbívoros se alimentam de partes ou mesmo de plantas inteiras. Ex: boi -
capim.
- Predatismo:
Consiste na captura, morte e alimentação de suas presas. Ex: plantas
carnívoras, aranhas e leões.
- Parasitismo: Um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, levá-lo a óbito. Ex: carrapato (ectoparasita) e lombrigas (endoparasita).
Tabela de representação das relações interespecíficas:
0 espécie não é afetada +
espécie beneficiada – espécie
é prejudicada
Link para o
vídeo:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: os alunos que não conseguirem realizar as
atividades com dúvidas ou por conta do tempo entrar em contato com a
professora pelo email
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data da entrega: 29/05/2020
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ferrariana@yahoo.com.br ou anacarolinaferrari@professor.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
segunda-feira, 18 de maio de 2020
BIOLOGIA - ANA CAROLINA - 1MA, 1MB, 1MC e 1MD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário