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segunda-feira, 27 de abril de 2020

Matemática - Porcentagem no Cotidiano - 8º ANO

Atividade 4 - Porcentagem no cotidiano -
Profª Monica Tibe Bi
27/04/2020.
             Oi pessoal, na última postagem falei que a próxima seria sobre Combinações perfeitas, mas a partir de hoje vou mandar atividades de acordo com as aulas no  Centro de Mídias. Hoje foi falado sobre Porcentagem, Então vou dar uma breve revisão e depois vou dar as atividades para vocês entregarem. A entrega vai ser no meu e-mail institucional  monicatibe@prof.educacao.sp.gov.br. 
Acredito que na próxima semana já trabalharemos com o google classroom. Vamos lá. Qualquer dúvida manda um e-mail. 

Roteiro para aulas não presenciais.

    Habilidade da aula: (EF08MA04) Resolver  e elaborar  problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais 
 Data: 27 a 30 de abril  

Porcentagem no Cotidiano

  1. Vamos Recordar: Como calcular porcentagem?
      A porcentagem é uma das áreas da matemática mais conhecidas. Praticamente é utilizada em todas as áreas, quando queremos comparar grandezas, estimar o crescimento de algo, expressar uma quantidade de aumento ou desconto do preço de alguma mercadoria. Vemos porcentagem a todo momento e, mesmo quando não percebemos, estamos fazendo uso dela.

A porcentagem é uma razão cujo o denominador é igual a 100.
Porcentagens são chamadas, também de razão centesimal ou de percentual.
Podemos representar uma fração na forma fracionária, decimal, ou acompanhada do símbolo %. Veja:

4%=4100=0,04

As porcentagens podem ser utilizadas quando queremos expressar que uma quantidade é uma parte de outra, por exemplo, imagine que um produto que custava R$ 80,00 foi vendido a vista, com 5% de desconto. Esse desconto de 5% de R$ 80,00 significa 5 partes das 100 em que 80 foi dividido, ou seja, R$ 80,00 será dividido em 100 partes, e o desconto será igual a 5 partes dessa divisão. Assim,

5% de R$ 80,00 = 5⋅80100=5⋅0,8=4

Portanto, 5% de R$ 80,00 será R$ 4,00. E esse será o valor a ser descontado.

Poderíamos, também, calcular de outra forma:

5% de R$ 80,00 = 5⋅80100=5100⋅80=0,05⋅80=4

Daí, concluímos que calcular a% de x, corresponde a fazer:

a / 100⋅x

Podemos usar, também, a seguinte proporção:

{100%⟶  80                   
   5% ⟶     x      
100x=80⋅5
100x=400
x=400100
x=R$ 4

fonte:https://www.infoescola.com/matematica/porcentagem/


2. Como  usar a tecnologia digital  para cálculos de planilhas  muito longo?(livro de matemática págs. 204 a 206)
Tentem  fazer uma planilha no excel para treinarem.

3. Vamos exercitar: Atividade para ser entregue pelo e-mail.  ( monicatibe@prof.educacao.sp.gov.br)
 3.1) Caderno do aluno pags. 27 e 28, Situação de Aprendizagem 3, 
Atividade 1.
3.2)  Livro, Capítulo 7, pág. 206, nº 1 até 4.

Data de entrega: até dia 30/04/2020

Até semana que vem. Bom Trabalho. #fiqueemcasa. 

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