Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: MARTA REGINA ROCHA

Disciplina: Língua Portuguesa

Classes: 8ABCD

Data:31/05/2021

Objetivo da aula: Compreensão e interpretação de texto.

Habilidade da aula:
EF89LP27B- Tecer considerações relacionadas às problematizações.
EF69LP49- Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura.

Conteúdo da aula:
PORTA DE COLÉGIO
     Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.
    Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando de adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. [...]. Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como quem diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias.
     Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?
    Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com um gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar. [...]
     A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição público. [...] Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório? [...]
    Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro. Mas esta hipótese deve ser descartada.
     Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? [...] Aquela ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?
      Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz os assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão n porta da vida e do colégio. O destino também passa por ai. E a gente pode às vezes modificá-lo.

Autor: Affonso Romano de Sant’Anna

 QUESTÕES:
1-    O que é a porta da vida?
2-    O narrador identifica dois grupos na frente da escola: um são os adolescentes espalhados pela calçada e o outro são as pessoas que transitam pela rua. Na sua opinião qual desses grupos já atravessou a porta da vida?
3-    Além do uniforme e da idade, há uma diferença entre os dois grupos. Qual é esta diferença na sua opinião? Qual a característica do grupo que ainda vai entrar pela “porta da vida”?
4-    Como você entende a frase: “Aprenderam que a vida é também um exercício de separação”
5-    Se fôssemos utilizar uma imagem para representar a chegada da vida futura, que imagem utilizaríamos? 
6-    Comparando esta crônica com o filme “Escritores da Liberdade”, o que eles tem em comum? Há diferença destes adolescentes com os do filme? Quais.
7-    A mensagem que o filme nos passa é que podemos mudar de vida, transformar nosso futuro, aprender com o outro, respeitar o outro. E este texto que mensagem nos passa?

Roteiro da atividade:
Ler o texto.
Comparar com o filme Escritores da Liberdade.
Responder as questões.
Enviar para a professora.

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Data da entrega:     Ao longo da semana.
 

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
martareginarocharodriguesalves@yahoo.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS